18/07/2022
Recentemente Anitta desabafou e revelou que tem endometriose, o que chamou a atenção no relato dela foi a demora até chegar ao diagnóstico correto: nove anos de dores fortes, sem que se soubesse a causa.
Mas porque isso acontece?
A endometriose embora muito comum (cerca de 2M de casos anualmente no Brasil), muita das vezes é tardiamente diagnosticada
🚨Até que ponto sentir dor de cólica menstrual é normal?
Atenção a mudanças no seu padrão, como
- cólica que piore ao longo do tempo tanto em frequência quanto intensidade,
- dor na relação sexual
- dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação
A endometriose pode causar além do desconforto, a infertilidade, um dos motivos de ser descoberta tardiamente (na investigação secundária a infertilidade)
O atraso no diagnóstico leva a impactos consideráveis na qualidade de vida das mulheres que experimentam, durante anos, sintomas desagradáveis que interferem em sua vida social, familiar, sexual, afetiva e profissional.
O dignóstico vem em média com 8 anos de atraso, segundo estudos, e um dos fatores que levam a isso é a normalização da dor e falta de informação
É muito importante a conscientização dos profissionais e pacientes
🚨Desconfie, procure uma segunda opinião, sentir dor não é normal
Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31328629/
Santos, TMV et al. Lag time between onset of symptoms and diagnosis of endometriosis. Einstein (São Paulo). 2012, v. 10, n. 1. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082012000100009.