Dr Rafael Tacino - Urologia

  • Home
  • Dr Rafael Tacino - Urologia

Dr Rafael Tacino - Urologia Urologista especializado em
🔹Doenças da próstata
🔹Cirugia robótica
🔹Litíase (cálculos)

Cuide da sua saúde!
05/11/2021

Cuide da sua saúde!

Uma das dúvidas mais frequentes relacionadas ao câncer de próstata é quanto à vida sexual após o tratamento.E sim, é pos...
01/10/2021

Uma das dúvidas mais frequentes relacionadas ao câncer de próstata é quanto à vida sexual após o tratamento.

E sim, é possível ter uma vida sexual ativa após o câncer de próstata. Porém, é essencial que o tratamento seja mantido com disciplina, e que as orientações médicas sejam seguidas corretamente.

A maior diferença ocorre em pacientes que passaram por uma prostatectomia radical. Ocorre o orgasmo normalmente, porém não há ejaculação e nem produção de es***ma.

Mas de uma maneira geral, a vida sexual ativa ainda é possível mesmo após tratamento de câncer de próstata.

⚠ ️ Importantíssimo: novamente ressalto a importância do diagnóstico precoce do câncer. Se o câncer é detectado em estágio avançado, precisamos fazer uma cirurgia mais agressiva, sem a preservação dos nervos da ereção. Ou o paciente pode precisar de um tratamento complementar que consiste no bloqueio total da produção testicular de testosterona. A partir disso, vocês já podem imaginar as consequências na saúde sexual masculina.

Se consegui te ajudar com este conteúdo, compartilhe com os familiares e amigos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Quando falamos em reposição hormonal masculina, muitas dúvidas são levantadas. Entre elas, a relação entre a reposição d...
29/09/2021

Quando falamos em reposição hormonal masculina, muitas dúvidas são levantadas. Entre elas, a relação entre a reposição de testosterona e o surgimento do câncer de próstata.

Após muitos estudos realizados, essa teoria foi refutada, chegando-se à conclusão que a reposição de testosterona não aumenta as chances do surgimento do câncer.

O que pode ocorrer é que a reposição acelere o processo de um câncer já instalado ou que venha a surgir.

Por isso a importância do acompanhamento de perto dos pacientes que usam a testosterona, tornando o seu uso bastante seguro, pois no surgimento de qualquer anormalidade, saberemos o que deve ser feito!

Gostou? Compartilhe com um amigo!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo


Sejam quais forem os motivos, segundo o Ministério da Saúde, os homens cuidam menos de sua saúde, o que pode acarretar d...
28/09/2021

Sejam quais forem os motivos, segundo o Ministério da Saúde, os homens cuidam menos de sua saúde, o que pode acarretar diagnósticos tardios para diversas doenças.

Diferentemente das mulheres, que regularmente procuram pelos ginecologistas, por exemplo, para realizarem exames como o Papanicolau, importante para a detecção precoce do câncer de colo do útero.

Já os homens, apresentam uma maior resistência principalmente quanto a exames urológicos, e acabam por adiar e evitar uma consulta ao urologista.

Porém, o exame do toque, por mais "apavorante" que pareça ser para muitos homens, é extremamente necessário, alterações na próstata podem ser detectadas, e principalmente o câncer de próstata.

Outro exame importante é o PSA, que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de próstata

Por isso é essencial que homens a partir dos 45 anos realizem exames periódicos com um urologista. A detecção de um tumor em seu estágio inicial facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

Clique na setinha para compartilhar com seus amigos e familiares!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Poucas coisas podem assustar mais o ser humano do que urinar sangue. Por que não é um fenômeno normal de acontecer. A es...
23/09/2021

Poucas coisas podem assustar mais o ser humano do que urinar sangue. Por que não é um fenômeno normal de acontecer. A esse sinal damos o nome hematúria.

A hematúria pode ser indolor, ou pode vir acompanhada de dor ao urinar, ardência no canal, jato urinário fraco, aumento da frequência urinária, entre outros sintomas. Pode acontecer ainda de sair sangue vivo, muitas vezes o paciente tem a sensação de estar urinando apenas sangue. Ou, mais comumente, a urina sai rosada ou levemente avermelhada.

As causas mais comuns são:
- Infecção das vias urinárias
- litíase urinária (pedra)
- problemas na próstata (hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata e infecção na próstata, a prostatite).
- câncer da via urinária (rim, ureter ou bexiga)
-inflamações nos rins
- uso de medicamentos anticoagulantes ou distúrbios da coagulação sanguínea

O mais importante que eu gostaria que você soubesse: esse sintoma não é algo trivial, ele na maioria das vezes representa uma doença que necessita de tratamento. Frequentemente o sangue desaparece espontaneamente depois de alguns dias. Mas mesmo assim não deixe de procurar um especialista para o correto diagnóstico e tratamento.

Clique em compartilhar para que seus amigos e familiares também saibam disso!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

O que era para ser agradável acaba se tornando desconfortável para alguns casais. Sentir dor em relações se***is é uma s...
22/09/2021

O que era para ser agradável acaba se tornando desconfortável para alguns casais. Sentir dor em relações se***is é uma situação que não é incomum.

Embora muitos homens tenham vivido essa desagradável sensação em alguns momentos da vida, ter dor durante a relação sexual não é normal! As causas podem ser biológicas, físicas e até mesmo emocionais.

Algumas das condições que podem causar dor nos homens durante a relação sexual (ou mesmo dor à ereção) são:
- fimose;
- doença de peyronie;
- inflamação da próstata;
- p***s muito torto;
- priapismo;
- alergias, micoses e inflamações;
- Doenças sexualmente transmissíveis

Portanto, se você sente desconforto frequente ao se relacionar sexualmente, é fundamental que você busque ajuda médica para analisar o caso e receber o tratamento adequado.

Se consegui te ajudar com este conteúdo, compartilhe com os familiares e amigos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Disúria é o termo médico que utilizamos para descrever dor ao urinar, desconforto, ardência ou queimação. Quando esse si...
21/09/2021

Disúria é o termo médico que utilizamos para descrever dor ao urinar, desconforto, ardência ou queimação. Quando esse sintoma aparece, pode signif**ar que algum processo inflamatório está ocorrendo na bexiga, uretra ou proximidades.

Normalmente a causa é infecciosa. Como exemplos temos: infecção da bexiga, a cistite; infecção da próstata, a prostatite; infecção da uretra, a uretrite (esta que pode até mesmo ser gonorreia). Cálculos ureterais, quando estão próximos à bexiga, também podem provocar o sintoma. Outras causas mais raras podem incluir a sequela de radioterapia ou mesmo câncer na bexiga.

O pior erro que você pode cometer: se automedicar com um “analgésico de vias urinárias”, aqueles que mudam a cor da urina, como Pyridium™️ ou Sepurin™️. Não por que esses remédios não são bons, muito pelo contrário, eles aliviam muito os sintomas! Mas sim por dois motivos:

1 – Mascaram o diagnóstico: se você usou essas medicações, com certeza seu exame de urina pode vir alterado, dificultando o correto diagnóstico;

2 – Mascaram os sintomas de forma artificial: uma vez que são apenas analgésicos e não têm grande eficácia antimicrobiana, ou seja, contra bactérias, podem fazer com que você melhore de forma substancial sem ter tratado a causa de base. Não preciso dizer, que após algum tempo a infecção eclode de maneira mais forte.

Por isso, quando os sintomas surgirem, não deixe de procurar seu médico ou mesmo o pronto atendimento hospitalar.

Consegui te ajudar a entender sobre esse assunto? Clique em compartilhar e espalhe essas informações com os familiares e amigos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

O câncer de testículo é responsável por cerca de 5% dos tumores que acometem o homem. Por ser um órgão de fácil acesso, ...
17/09/2021

O câncer de testículo é responsável por cerca de 5% dos tumores que acometem o homem.

Por ser um órgão de fácil acesso, o autoexame tem grande importância no diagnóstico precoce dessa doença, que pode ser curada em mais de 90% dos casos, quando é detectada no comecinho.

No post de hoje, eu resolvi trazer um pouco mais de informações sobre esse tema.
Arraste para o lado e confira!

Clique em compartilhar para que seus amigos e familiares também saibam disso!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Quando se pensa em câncer, logo vem à nossa cabeça uma doença que ocorre em pessoas de mais idade, após os 50 anos em mé...
15/09/2021

Quando se pensa em câncer, logo vem à nossa cabeça uma doença que ocorre em pessoas de mais idade, após os 50 anos em média, não é mesmo? Mas sabia que com relação ao câncer de testículo, a história é outra?

Essa é uma doença do homem jovem, acontece principalmente dos 15 aos 35 anos. Isso porque é uma doença das células germinativas, aquelas que estão envolvidas no processo de fertilidade. Por isso ocorre principalmente na idade reprodutiva.

O sinal clássico é o surgimento de um nódulo endurecido e sem dor em um dos testículos. A doença pode crescer de maneira rápida, e muitas vezes gerar metástases em outras partes do corpo. A boa notícia é que pode ser curada em cerca de 90% dos casos.

Quase sempre precisamos de um exame de imagem como ultrassonografia ou ressonância para a confirmação diagnóstica, além de alguns exames de sangue específicos para tal situação. Na cirurgia, é necessário a retirada do testículo afetado, e já colocamos no mesmo ato uma prótese testicular de silicone, preservando a anatomia original.

Quanto às funções reprodutivas e se***is, normalmente são mantidas intactas, pois o outro testículo consegue dar conta do recado (exceto nos casos onde quimioterapia ou radioterapia complementar são necessárias, nesses casos recomendamos o congelamento de es***matozoides).

Sentiu algo errado na sua bolsa escrotal? Na maioria das vezes não é nada sério, apenas cistos no epidídimo ou apenas o epidídimo palpável. Mas não deixe de procurar ajuda especializada, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.

Clique na setinha para compartilhar com seus amigos e familiares!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Hoje, 12 de setembro, celebramos com orgulho o Dia do Urologista. Essa especialidade cuida dos distúrbios do sistema ge*...
12/09/2021

Hoje, 12 de setembro, celebramos com orgulho o Dia do Urologista.

Essa especialidade cuida dos distúrbios do sistema ge***al masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.

Um dia que também tem por objetivo contribuir para a conscientização do homem brasileiro quanto à necessidade de cuidar melhor da própria saúde, consultando um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário.

Feliz dia do urologista a todos os meus colegas de profissão!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

A vida sexual é importante para a saúde das pessoas, já que age de maneira signif**ativa em outros pontos essenciais par...
09/09/2021

A vida sexual é importante para a saúde das pessoas, já que age de maneira signif**ativa em outros pontos essenciais para o organismo, como o bem-estar e o prazer.

Porém muitos pacientes me procuram buscando uma solução mágica, solução que sinto informar, mas não existe!

Hipócrates, o pai da medicina, tem uma frase muito famosa e ainda atual: “Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer”.

É uma frase para refletirmos... Será que estamos fazendo o melhor para a nossa saúde como um todo?
Busque ajuda profissional se você estiver precisando de ajuda!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Quando se pensa em avaliação da fertilidade masculina, o primeiro exame que solicitamos é o espermograma. Esse exame tem...
08/09/2021

Quando se pensa em avaliação da fertilidade masculina, o primeiro exame que solicitamos é o espermograma. Esse exame tem como objetivo analisar a qualidade e quantidade do sêmen em uma amostra que é coletada pelo próprio paciente.

Vários parâmetros são analisados, como a concentração total de es***matozoides por mililitro (ml), a quantidade total de es***matozoides, o volume ejaculado, se os es***matozoides estão vivos, seu formato anatômico, sua capacidade de se mover em direção ao óvulo, entre outros diversos parâmetros.

Para realizar o exame, o paciente faz a coleta, por masturbação, no próprio laboratório, uma vez que a amostra deve ser processada e analisada rapidamente.

Um fator é crucial no resultado desse exame: ao contrário da maioria dos exames sanguíneos, que são automatizados e o resultado apresenta mínima variação em diferentes laboratórios, o espermograma é um exame que deve ser analisado no microscópio a fresco por equipe especializada e experiente em infertilidade masculina. Ou seja, na maioria dos laboratórios se faz esse exame, mas somente alguns são confiáveis.

É o primeiro exame na avaliação da fertilidade masculina. Quando alterado, solicitamos que se repita o exame após algumas semanas, além de outros exames, como hormônios, exames metabólicos, às vezes exames de imagem. Tudo isso para que possamos chegar à possível causa do problema, somente assim poderemos oferecer um tratamento adequado e personalizado.

Consegui esclarecer esse assunto para você?

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Toda mulher tem menopausa por volta dos 50 anos! Mas sabia que nem todo homem desenvolve “andropausa”? Nos homens, a dim...
07/09/2021

Toda mulher tem menopausa por volta dos 50 anos! Mas sabia que nem todo homem desenvolve “andropausa”? Nos homens, a diminuição na produção hormonal ocorre de maneira lenta e gradual após os 40 anos, e nem todo homem apresentará uma diminuição da produção a níveis críticos que necessitem de tratamento. Por isso que o termo “andropausa” não é 100% correto, e nós médicos preferimos chamar o quadro de distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM).

O fato do declínio na produção de testosterona ser lento faz com que os sintomas se instalem de maneira gradual, de modo que muitos homens considerem as alterações próprias do envelhecimento. Os principais sintomas são:
- queda na libido, no interesse sexual, alterações na ereção
- irritabilidade, alterações no humor, alterações na memória e no sono
- sintomas depressivos (inclusive antes do médico psiquiatra dar o diagnóstico de depressão, deveria idealmente dosar os hormônios se***is masculinos)
- redução da massa muscular, queda na explosão e disposição físicas
- aumento na massa adiposa (gordura), dificuldade em controle de níveis de glicose e lipídeos
- tardiamente, redução na massa óssea, podendo levar a osteoporose e fraturas patológicas

O tratamento consiste em repor testosterona, levando-a a níveis fisiológicos normais. Sua contraindicação é a presença de câncer de próstata ou de mama masculino. Essa reposição pode ser obtida por meio de injeções intramusculares (com intervalo de 2 semanas a 3 meses entre as doses, a depender do tipo de medicamento), gel tópico de testosterona ou até implantes transdérmicos. Em alguns pacientes podemos utilizar uma outra classe de droga, por via oral, os chamados “SERMs”. A escolha se baseia na discussão conjunta entre paciente e médico, para que se encontre o tratamento ótimo para cada caso.

Converse com seu médico!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

O tratamento Gold Standard para o câncer de rim é a cirurgia, o que na grande maioria dos pacientes que são diagnosticad...
02/09/2021

O tratamento Gold Standard para o câncer de rim é a cirurgia, o que na grande maioria dos pacientes que são diagnosticados em fase inicial, é suficiente para a cura. Nesse aspecto, a cirurgia robótica vem se consolidando como método seguro e efetivo no tratamento dessa doença.

Porém, alguns pacientes não possuem condições clínicas de realizarem uma cirurgia de grande porte. São pacientes cardiopatas, pacientes com doenças pulmonares graves como enfisema, por exemplo, pacientes com doenças vasculares, pacientes com idade muito avançada, entre outras situações.

Esses pacientes podem ser candidatos às terapias minimamente invasivas, que no caso dos tumores renais, podem ser a crioablação ou ablação por radiofrequência. Na crioablação, utilizamos uma temperatura muito fria para destruir as células tumorais. Já na radiofrequência, ondas de alta frequência são utilizadas para aquecer e destruir a área tumoral.

Ambos os procedimentos são realizados através de uma espécie de agulha introduzida na pele até o centro do tumor, que é conduzida por exame de imagem (tomografia computadorizada ou ultrassonografia).

Esses procedimentos têm sua melhor indicação naqueles pacientes que comentei acima, os que não tem condições clínicas de realizarem um procedimento cirúrgico, e também nos tumores menores de 4 cm de diâmetro.

Consulte um especialista para te ajudar!

Clique em compartilhar para que seus amigos e familiares também saibam disso!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Arraste o carrossel para o lado e confira os sintomas que nós médicos chamamos de tríade clássica do câncer de rim. Poré...
01/09/2021

Arraste o carrossel para o lado e confira os sintomas que nós médicos chamamos de tríade clássica do câncer de rim. Porém fique atento, outros sintomas podem ocorrer, e são eles:
• Febre baixa;
• Anemia;
• Fadiga;
• Perda de apetite;
• Perda de peso;
• Aumento de alguns exames laboratoriais, como enzimas hepáticas e cálcio (síndrome paraneoplásica).

Mas o ideal é que a doença seja diagnosticada antes de surgir qualquer sintoma, através de exames de rotina. Então já sabe né, visite seu médico anualmente.

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

O câncer de rim costuma atingir pessoas com mais de 50 anos. Normalmente é descoberto por acaso ao realizar exames de ro...
31/08/2021

O câncer de rim costuma atingir pessoas com mais de 50 anos. Normalmente é descoberto por acaso ao realizar exames de rotina ou por outras razões. Muitas vezes o médico solicita um exame de imagem por um motivo qualquer ou por rotina, e se depara com achado incidental de massa renal.

Mas, será que todas são malignas?

Felizmente a maioria das massas renais não é maligna e muitas vezes não necessitam de tratamento. Entre os achados benignos estão os cistos simples, que são muito frequentes na população adulta, os angiomiolipomas e os oncocitomas. Os dois primeiros na maioria dos casos só precisam de acompanhamento, sem necessidade de cirurgia.

Já o oncocitoma tem uma peculiaridade interessante: pelos exames de imagens é muito difícil distingui-lo de tumores malignos. Então ele é retirado cirurgicamente e apenas no exame histopatológico (análise do tipo de lesão através de microscópio por um médico patologista) é que f**a demonstrado sua benignidade.

Porém, infelizmente algumas massas renais apresentam características malignas já nos exames de imagem e necessitam de tratamento. O tumor renal mais comum é denominado carcinoma de células renais, mas existem outros tipos como o carcinoma urotelial e sarcoma. Em crianças existe um tipo específico de tumor renal, chamado tumor de Wilms.

O tratamento costuma ser cirúrgico, retirando-se apenas a parte tumoral quando tecnicamente possível. Em tumores de grande volume ou próximos a estruturas vitais, às vezes necessitamos realizar a retirada total do rim acometido.

Nessas situações, caso o outro rim tenha um bom funcionamento, o paciente levará uma vida normal após a cirurgia, sem necessidade de hemodiálise.

Logo, quanto antes se descobrir uma massa potencialmente maligna, menos agressivo será o tratamento. Se cuide e mantenha os exames em dia!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Tenho certeza que quem me acompanha há um tempo já sabe todos os benefícios que a hidratação adequada promove. Água é vi...
26/08/2021

Tenho certeza que quem me acompanha há um tempo já sabe todos os benefícios que a hidratação adequada promove. Água é vital para o bom funcionamento do organismo, e na urologia previne infecções urinárias, formação recorrente de cálculos renais e promove um bom funcionamento dos rins.

Porém, o que ouço frequentemente são duas coisas: 1: “Dr, não tenho sede e não me lembro de beber água”. 2 “Dr, não gosto de água, não me desce bem”.

Para a primeira situação, temos 3 soluções: andar sempre com uma garrafinha, utilizar aplicativos que nos lembrem de beber água (pesquise “beber água” na app store ou play store) e o último, que particularmente é a estratégia que eu utilizo. A urina tem que sair sempre bem clara. Se eu vejo que ela está escura, eu dou aquela bela caprichada na hidratação. Isso ocorre comumente quando acordamos, após atividade física ou quando f**amos muito tempo sem nos hidratar.

Já para aqueles que não gostam de água, também temos algumas soluções. Água de coco, chás quentes ou frios (de preferência naturais), água saborizada (que nada mais é que colocar frutas para dar sabor à água, como morango, fatias de limão ou laranja, abacaxi, basta usar a criatividade), frutas ricas em água.

Eu confesso que água não mata muita bem a minha sede e cheguei a ser viciado em coca-zero! Mas sabemos que refrigerantes com ou sem açúcar fazem muito mal. Hoje utilizo muita água com gás na minha hidratação diária, muitas vezes misturadas com gelo e limão, f**a muito refrescante.

E você, já se hidratou hoje?

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Você já deve ter escutado por aí sobre esse assunto, principalmente na internet!O debate está na mídia após a revelação ...
25/08/2021

Você já deve ter escutado por aí sobre esse assunto, principalmente na internet!

O debate está na mídia após a revelação feita por um artista “famoso” ter se submetido a um procedimento puramente estético.

Antes de mais nada, a Sociedade Brasileira de Urologia apenas recomenda procedimentos estéticos com objetivo reparador. Ou seja, após traumas ou doenças, com o objetivo de retomar a função do p***s, tanto sexual como miccional. Exceção feita quando o p***s f**a embutido na gordura supra púbica em excesso, situação na qual se não resolvida após emagrecimento, pode ser indicada lipoaspiração local.

No mercado internacional, existem diversos equipamentos com objetivo de prolongar ou engrossar o p***s, porém seu uso é inconveniente, podem causar dor e incômodos, além de complicações sérias.

Quanto à injeção pe***na de substâncias, basicamente temos o PMMA, ácido hialurônico, a gordura autóloga e a matriz celular suína. Pela própria estrutura do p***s, que possui diversos estados (flácido, intumescência e rigidez), a aplicação dessas substâncias pode ocasionar fibrose, deformidades, necroses e infecções graves.
Na grande maioria das situações, de pacientes que nos procuram no consultório, não há alterações na anatomia do órgão, e sim uma interpretação equivocada a respeito da própria genitália, muitas vezes decorrentes decorrentes de insegurança, traumas passados ou outros transtornos psicológicos.

No presente momento, a cirurgia de aumento peniano é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Urologia, não cabendo a profissionais éticos realizá-las.

Gostou? Compartilha com seus amigos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

A hematospermia ou hemospermia é caracterizada pela presença de sangue na ejaculação, misturado ao es***ma.O sangramento...
24/08/2021

A hematospermia ou hemospermia é caracterizada pela presença de sangue na ejaculação, misturado ao es***ma.

O sangramento ocorre devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos, e normalmente não se associa a dor ou outros sintomas.

Embora provoque ansiedade para o paciente, na maioria das vezes é considerada como benigna e autolimitada (em especial nos pacientes mais jovens), acontecendo resolução espontânea do quadro depois de algumas semanas.

No entanto, os pacientes com mais de 40 anos necessitam de uma avaliação.

Nesses pacientes, as principais causas são:
- tumores;
- biópsia de próstata;
- cálculos da próstata;
- inflamação próstata (prostatite) ou vesículas seminais;
- instrumentação do trato urinário inferior (cistoscopia);
- cálculos urinários;
- distúrbios hemorrágicos;

Mesmo assim, nessa faixa etária, a grande maioria dos quadros são benignos e de resolução espontânea. Porém, sempre é fundamental uma avaliação especializada, para que possamos descartar algo mais preocupante.

Gostou? Compartilha com seus amigos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Um dos maiores temores dos homens, no campo urológico, sem dúvida é o câncer de próstata. Mas sabia que a hiperplasia pr...
18/08/2021

Um dos maiores temores dos homens, no campo urológico, sem dúvida é o câncer de próstata.

Mas sabia que a hiperplasia prostática benigna (HPB) é muito mais prevalente? Enquanto o câncer vai atingir 1 em cada 6 homens ao longo da vida (17%, o que já é altíssimo), a HPB atinge 50 % dos homens com mais de 50 anos (1 em cada 2) e 90 % dos homens aos 80 anos.

Os sintomas são aqueles que eu descrevi no último post (corre lá caso não tenha visto, aproveita e clica no aviãozinho embaixo ou nos 3 pontinhos em cima para compartilhar 😜). Esses sintomas podem atrapalhar e muito a qualidade de vida. Felizmente nem todos os pacientes apresentam sintomas, e cerca de 30 % “apenas” necessitarão de tratamento.
As causas desse aumento de volume da próstata não são completamente conhecidas, mas temos os fatores genéticos envolvidos, desequilíbrios hormonais e o próprio processo do envelhecimento.

Uma dúvida frequente entre os pacientes: a HPB não é precursora do câncer, ou seja, não se transforma em câncer. Um paciente que tem HPB não tem mais risco de desenvolver câncer. São doenças distintas, diferentes!

Para realizar o diagnóstico é preciso realizar exames físicos gerais, urológicos, de sangue e de urina. Em algumas situações necessitamos de exames complementares como ultrassonografia, urofluxometria e estudo urodinâmico.

O tratamento inclui mudanças comportamentais, medicação ou cirurgia. A cirurgia pode ser desde minimamente invasiva (Greenlight Laser™️) até cirurgia aberta ou robótica.

Consegui te ajudar a entender sobre esse assunto?

Clique em compartilhar e espalhe essas informações com os familiares e amigos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

TRÊS são as principais doenças que atingem a próstata: câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) e prosta...
17/08/2021

TRÊS são as principais doenças que atingem a próstata: câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite.

Embora elas tenham diferentes origens (origem maligna, origem benigna e origem infecciosa respectivamente), apresentam algumas características em comum. Uma delas é que ocorrem mais a partir dos 45-50 anos (embora a prostatite possa ocorrer também em pacientes jovens). Outra característica em comum às 3 doenças é que a próstata comprime a uretra, causando sintomas miccionais.

Na prostatite aguda, esses sintomas acontecem em poucos dias, e estão normalmente associados a febre e mal estar geral. Já no câncer e na HPB o início dos sintomas é lento e insidioso. É aí que mora o problema: muitos pacientes atribuem erroneamente ao processo natural do envelhecimento e deixam de buscar ajuda médica especializada!

E quais sintomas são esses? Vamos lá, não necessariamente ocorrem todos os sintomas simultaneamente:

- Jato urinário fraco ou intermitente;
- Esforço para urinar, demora para iniciar micção
- Sensação de ardor ou dor ao urinar;
- Acordar várias vezes durante a noite para urinar;
- Vontade de urinar com muita frequência, normalmente em menos de duas horas;
- Dor ao ejacular;
- Dificuldade de reter a urina, podendo ter episódios de escape urinário (incontinência);
- Dor ou desconforto em região pélvica e períneo.

Sentiu algum dos sintomas acima? Ou percebeu que alguém na sua família vai demais ao banheiro? Não deixe de procurar seu urologista ou orientar seu familiar a procurar! Uma ótima semana a todos!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Isso mesmo que você leu! Infecção urinária tem maior incidência no verão! Nessa época do ano, as infecções urinárias são...
11/08/2021

Isso mesmo que você leu! Infecção urinária tem maior incidência no verão!

Nessa época do ano, as infecções urinárias são muito comuns e se você é mulher, precisa se preocupar ainda com infecções ginecológicas como candidíase e outras vaginoses.

Mas com alguns cuidados simples podemos prevenir e reduzir a incidência das infecções urinárias.

O principal cuidado é não passar muito tempo com roupas úmidas. Isso signif**a trocar de biquíni, sunga e/ou short sempre que sair do mar ou na piscina, ou após praticar atividade física. Mulheres precisam tomar cuidados extras, afinal, as infecções urinárias acontecem com mais frequência entre elas.

Outro ponto importante é o nosso nível de hidratação. No verão perdemos mais líquidos por suor e transpiração, o que pode comprometer nossa hidratação. Não se esqueça de se hidratar de maneira abundante, preferencialmente com água, principalmente durante e após atividades físicas. Procure manter a cor da urina sempre amarelo bem clarinho.

Consegui te ajudar com esse conteúdo? Compartilhe este conteúdo com os amigos.

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Não é um costume brasileiro que os homens busquem ajuda médica, seja por hábito ou até mesmo por questão cultural, porém...
10/08/2021

Não é um costume brasileiro que os homens busquem ajuda médica, seja por hábito ou até mesmo por questão cultural, porém é uma atitude que precisa ser mudada.

Diante disso, você sabe quando deve procurar um especialista?

A fase ideal em que um homem deve ir começar a ir ao urologista é no início da puberdade, isto é, próximo aos 10 - 11 anos, que é quando se iniciam as notórias transformações no corpo. Problemas urológicos na primeira infância são muito comuns (fimose, criptorquidia, hipospadia, refluxo vesico-ureteral, estenose de JUP entre outros) mas são comumente diagnosticados pelos pediatras e encaminhados ao especialista quando necessário.

Começar a ir ao urologista na idade ideal e permanecer com os check-ups regulares, além de colaborar com o diagnóstico precoce de diversas doenças, também ajuda no hábito de manter uma rotina de cuidados com a saúde por meio da orientação do médico no decorrer da vida.

Se você é homem e ainda não foi ao urologista, é importante que você siga essa dica e cuide de sua saúde.

Gostou dessa informação? Então compartilhe com os amigos que precisam saber disso!

Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Dr Rafael Tacino - Urologia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share