25/08/2021
Você já deve ter escutado por aí sobre esse assunto, principalmente na internet!
O debate está na mídia após a revelação feita por um artista “famoso” ter se submetido a um procedimento puramente estético.
Antes de mais nada, a Sociedade Brasileira de Urologia apenas recomenda procedimentos estéticos com objetivo reparador. Ou seja, após traumas ou doenças, com o objetivo de retomar a função do p***s, tanto sexual como miccional. Exceção feita quando o p***s f**a embutido na gordura supra púbica em excesso, situação na qual se não resolvida após emagrecimento, pode ser indicada lipoaspiração local.
No mercado internacional, existem diversos equipamentos com objetivo de prolongar ou engrossar o p***s, porém seu uso é inconveniente, podem causar dor e incômodos, além de complicações sérias.
Quanto à injeção pe***na de substâncias, basicamente temos o PMMA, ácido hialurônico, a gordura autóloga e a matriz celular suína. Pela própria estrutura do p***s, que possui diversos estados (flácido, intumescência e rigidez), a aplicação dessas substâncias pode ocasionar fibrose, deformidades, necroses e infecções graves.
Na grande maioria das situações, de pacientes que nos procuram no consultório, não há alterações na anatomia do órgão, e sim uma interpretação equivocada a respeito da própria genitália, muitas vezes decorrentes decorrentes de insegurança, traumas passados ou outros transtornos psicológicos.
No presente momento, a cirurgia de aumento peniano é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Urologia, não cabendo a profissionais éticos realizá-las.
Gostou? Compartilha com seus amigos!
Dr Rafael Tacino Urologia
CRM 108598 / RQE 35241
Ribeirão Preto • São Paulo
⠀