30/03/2021
Hoje muitos choram. A esses, meu sentimentos e este texto.
O choro é uma das ações poética do corpo,
um transbordo dos sentimentos.
Quando o riso é longo, enxugamos as lágrimas.
E quando a dor e a tristeza não se contêm no peito
transbordam nos olhos.
L
Ele, se não foi causado por um cisco no olho e sim como uma reação emocional, tem um certo ar de mistério no meio científico.
Para alguns cientistas o sistema límbico, responsável pelas emoções estimula o processamento de substâncias, através do sistema nervoso autônomo, causando a contração da glândula lacrimal. Explicou alguma coisa? Pra mim, só disse como acontece no ambiente neuroquímico.
Acho que o melhor caminho para tentar entender esse porquê é lembrar o que acontece quando choramos.
Quando estou triste e não consigo conter as lágrimas sinto como se o choro estivesse lavando minha alma, levando um pouco da dor.
Geralmente, é o que acontece quando uma emoção se transforma em ação no corpo. É uma abertura na represa, para aliviar a "tensão".
Outra coisa importante é perceber o que acontece à nossa volta.
Quando bebês nascemos com o choro, um reflexo inato, para dizer ao mundo que estamos precisando de cuidado, de abraço, carinho, proteção, que algo está errado.
Por isso, até na vida adulta, nada melhor para o choro do que um bom abraço e um "shh" baixinho, ou um "vai passar". Isso nos lembra um ambiente de segurança primário.
O choro demonstra vulnerabilidade, por isso alguns se envergonham dele. São emoções a céu aberto.
Para alguns, chorar pode ser difícil.
Frases como "homens não choram" nos dizem que, para alguns, chorar demonstra uma fraqueza emocional e isso não poderia ser um comportamento masculino. Para a antiga masculinidade não se pode demonstrar fraqueza. Mas Saber das fraquezas gera cuidado. E sem cuidado, homens são os que mais morrem e matam, são presos e se colocam em risco.
Lembra do adulto dizendo "engole o choro"? Com isso aprendemos que devemos esconder nossas emoções. Que chorar é feio. Devemos ser quietos e frios? Isolando sentimentos dentro e nos isolando dos outros fora.
Mas, tenho aprendido que todos somos vulneráveis.
Se quiser, chore.