Tópicos de Raciocínio Clínico

  • Home
  • Tópicos de Raciocínio Clínico

Tópicos de Raciocínio Clínico Ajudo Médicos e Futuros Médicos a chegar ao Diagnóstico de qualquer doença com Segurança

Tabagismo.Nesta semana, discutimos um caso clínico na Comunidade Diagnóstico SIMPLES, em que o tabagismo era um importan...
08/05/2025

Tabagismo.

Nesta semana, discutimos um caso clínico na Comunidade Diagnóstico SIMPLES, em que o tabagismo era um importante fator contextual.

O tabagismo, ao ser identificado na anamnese, muda o grau de suspeita clínica para uma série de doenças, mesmo que o paciente não traga sintomas diretamente relacionados.

Quanto mais intenso e prolongado o tabagismo, maior a carga de risco.

E você, costuma levar o tabagismo a fundo na sua anamnese? Comente aqui…

Manifestações cutâneas da endocardite bacteriana.As manifestações cutâneas são petéquias (na parte superior do tronco, c...
29/03/2025

Manifestações cutâneas da endocardite bacteriana.

As manifestações cutâneas são petéquias (na parte superior do tronco, conjuntivas, mucosas e extremidades distais), nódulos subcutâneos eritematosos dolorosos nas ou perto das pontas dos dedos (nódulos de Osler), pápulas ou máculas hemorrágicas indolores na palma das mãos ou na planta dos pés (lesões de Janeway) e hemorragias longitudinais subungueais sob as unhas.

Imagem cedida gentilmente por 👏👏👏

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Esofagite eosinofílicaÉ uma doença crônica mediada pelo sistema imunológico resultando em inflamação predominante de eos...
15/03/2025

Esofagite eosinofílica

É uma doença crônica mediada pelo sistema imunológico resultando em inflamação predominante de eosinófilos no esôfago.

A causa da esofagite eosinofílica é provavelmente uma resposta imunológica a antígenos alimentares em pacientes com suscetibilidade genética; os alergênios ambientais também podem desempenhar algum papel.

Suas manifestações clínicas variam de acordo com a faixa etária do paciente: em lactentes e pré-escolares, os principais sintomas são náuseas e vômitos, dor abdominal, baixo ganho ponderal e recusa alimentar; já em escolares, adolescentes e adultos, os sintomas vão desde vômitos e disfagia até impactação alimentar. Caso não seja tratada, o quadro pode evoluir para um remodelamento esofágico e estenose.

O diagnóstico requer uma endoscopia com biópsia mostrando infiltração eosinofílica (≥ 15 eosinófilos/campo de alta potência). Embora anomalias visíveis (p. ex., sulcos lineares, estenoses, anéis circulares empilhados, perda das marcações vasculares, exsudatos brancos) possam ser visíveis na endoscopia, a aparência pode ser normal, de modo que as biópsias são fundamentais. Os exsudatos brancos podem ser confundidos com a candidíase esofagiana.

As opções de tratamento são inibidores da bomba de prótons, corticoides tópicos (budesonida ou fluticasona) e dieta de eliminação dos principais alimentos associados com a esofagite eosinofílica (trigo, leite, soja, amendoim e castanhas, frutos do mar e ovo). Além disso, uma opção recente de tratamento é o anticorpo monoclonal e antagonista do receptor de interleucina 4, dupilumabe.

Fontes: manual MSD ehttps://www.fcm.unicamp.br/comau/sites/default/files/2022-08/ESOFAGITE%20EOSINOF%C3%8DLICA.pdf
Que a semiologia esteja com você! 🙏

Hipertrofia de parótida. Costuma ser encontrada em usuários crônicos de bebidas alcoólicas. Geralmente é secundária à in...
08/03/2025

Hipertrofia de parótida.

Costuma ser encontrada em usuários crônicos de bebidas alcoólicas. Geralmente é secundária à infiltração de gordura, fibrose e edema.

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Eritema nodoso.  É uma forma de paniculite (inflamação da camada de gordura abaixo da pele) que se manifesta pelo aparec...
26/02/2025

Eritema nodoso. É uma forma de paniculite (inflamação da camada de gordura abaixo da pele) que se manifesta pelo aparecimento súbito de nódulos simétricos, sensíveis ou dolorosos, eritematosos, quentes, geralmente localizados na face anterior dos membros inferiores (canelas), mas ocasionalmente nos braços e em outras áreas.

É considerado um processo reativo que pode ser desencadeado por uma grande variedade de estímulos: uma reação a um medicamento, por uma infecção (bacteriana, fúngica ou viral) ou por outro distúrbio como uma doença inflamatória intestinal. Imagens cedidas gentilmente por 👏👏👏😃

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Mais uma imagem de afta. Chama a atenção a lesão aberta, esbranquiçada, com bordas vermelhas, dolorosa.Que a semiologia ...
24/02/2025

Mais uma imagem de afta. Chama a atenção a lesão aberta, esbranquiçada, com bordas vermelhas, dolorosa.

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Acidente por ar**ha marrom (Loxosceles). A picada quase sempre é imperceptível. O quadro clínico pode se apresentar de d...
22/02/2025

Acidente por ar**ha marrom (Loxosceles).

A picada quase sempre é imperceptível. O quadro clínico pode se apresentar de duas formas:

Forma cutânea: Dor de pequena intensidade. O local acometido pode evoluir com palidez mesclada com áreas equimóticas (“placa marmórea”). Também podem ser observadas vesículas e/ou bolhas sobre área endurada, com conteúdo sero‐sanguinolento ou hemorrágico. Pode ocorrer febre, mal‐estar geral, fraqueza, náusea, vômitos e mialgia.

Forma cutâneo-hemolítica: Hemólise intravascular, de intensidade variável. A principal complicação é a injúria renal aguda por necrose tubular. Anemia, icterícia e hemoglobinúria se instalam geralmente nas primeiras 24 horas pós‐picada. Mais raramente, há descrição de pacientes que evoluem com coagulação intravascular disseminada (CIVD).

Fonte: Ministério da Saúde
Imagens cedidas gentilmente por 👏👏👏😃

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Esporotricose. A esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo,...
19/02/2025

Esporotricose. A esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele.

A doença pode afetar tanto humanos quanto animais. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

As principais formas clínicas da doença são as seguintes:

Esporotricose cutânea: caracteriza-se por uma ou múltiplas lesões, localizadas principalmente nas mãos e braços;

Esporotricose linfocutânea: é a forma clínica mais frequente; são formados pequenos nódulos, localizados na camada da pele mais profunda, seguindo o trajeto do sistema linfático da região corporal afetada. A localização preferencial é nos membros;

Esporotricose extracutânea: quando a doença se espalha para outros locais do corpo, como ossos, mucosas, entre outros, sem comprometimento da pele;

Esporotricose disseminada: acontece quando a doença se dissemina para outros locais do organismo, com comprometimento de vários órgãos e/ou sistemas (pulmão, ossos, fígado).
Fonte: Ministério da Saúde
Caso cedido gentilmente por 👏👏👏😃

Que a semiologia esteja com você! 🙏

“Luciano, gostaria de tirar uma dúvida com você sobre a aula dessa semana. Isso pode ser herpes zoster? … os sintomas ta...
08/02/2025

“Luciano, gostaria de tirar uma dúvida com você sobre a aula dessa semana. Isso pode ser herpes zoster? … os sintomas também batem.”

Como fiquei feliz com essa mensagem! Retornamos com as aulas nesta semana, dei uma aula de lesões elementares da pele e sou surpreendido com esse bate-papo com uma aluna especial.

O mais interessante foi que só mostrei as lesões e as suas características. Não mencionei os sintomas.

Você realmente aprende quando você SENTE O DIAGNÓSTICO. É quando você se depara com o caso, tem dúvidas e procura responder as suas perguntas.
É assim que o conhecimento e a experiência médica são construídos. É praticando. É unindo a teoria com a prática.

Em breve, teremos uma Comunidade dedicada ao ensino da semiologia , do raciocínio clínico e do diagnóstico.
Para receber maiores informações em primeira mão, assim que disponível, é só escrever EU QUERO no direct.

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Arco corneano.O arco senil (halo corneano ou gerontoxo) é uma condição na qual forma-se um anel opaco esbranquiçado na p...
04/01/2025

Arco corneano.

O arco senil (halo corneano ou gerontoxo) é uma condição na qual forma-se um anel opaco esbranquiçado na parte periférica da córnea do olho. Ele atinge cerca de 60% dos maiores de 60 anos, mas não afeta a capacidade de enxergar ou a saúde do indivíduo.

Trata-se do resultado do depósito de células de gordura na parte de fora da junção esclerocorneal.

Entretanto, existe também o arco senil em jovens, chamado de arco juvenil ou arco corneano. Apesar de suas semelhanças ao arco senil, ele pode estar relacionado à hereditariedade ou ao aumento de colesterol no sangue.

A presença de arco corneano, parcial ou total, quando observada antes dos 45 anos de idade, sugere hipercolesterolemia familiar, como no caso da imagem.

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Herpes zoster. Chamado popularmente de cobreiro, é causado pelo Varicella zoster vírus (VZV) ou herpesvírus humano tipo ...
14/12/2024

Herpes zoster.

Chamado popularmente de cobreiro, é causado pelo Varicella zoster vírus (VZV) ou herpesvírus humano tipo 3, o mesmo que causa a varicela. A varicela ocorre com maior frequência na infância e resulta da infecção primária.

O herpes zoster tem origem na reativação do vírus após a primeira ocorrência de varicela. Durante a fase inicial da catapora, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizadas próximo à medula espinhal e ao cérebro, conseguindo, assim, permanecer “escondido” do sistema imunológico por períodos que podem durar décadas.
O paciente, portanto, cura-se da catapora, mas permanece infectado pelo vírus Varicella zoster pelo resto da vida. O vírus pode ficar décadas à espera de um evento que provoque enfraquecimento imunológico para voltar a se multiplicar. Quando isso ocorre, a reativação do Varicella zoster não provoca um novo quadro de catapora, mas sim uma doença diferente, chamada herpes zoster.
Quando o vírus se reativa, ele faz o caminho inverso, viajando do nervo de volta à pele.
Ao chegar à pele, o vírus provoca as lesões típicas do herpes zoster: múltiplas vesículas (até 1 cm de diâmetro) e bolhas (> 1 cm) avermelhadas, que ficam restritas a uma pequena zona do corpo, exatamente aquela que é inervada pelos nervos que “escondiam” o vírus.

A dor é o sintoma mais importante no herpes zoster. As lesões consistem em vesículas dispostas em trajeto linear, acometendo frequentemente o tronco, a face ou os membros. No estágio pré-lesão pode ser confundido com outras causas de dor localizada, no entanto, quando a erupção aparece, o diagnóstico é quase sempre óbvio.

Que a semiologia esteja com você! 🙏

Prick teste ou teste de puntura. O Prick Test funciona medindo a reação do sistema imunológico do paciente a uma substân...
12/12/2024

Prick teste ou teste de puntura.

O Prick Test funciona medindo a reação do sistema imunológico do paciente a uma substância específica.

Conhecia o prick teste?

Quando uma substância alérgica entra no corpo, o sistema imunológico produz um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE) para combater o alérgeno.

No teste de puntura, uma pequena quantidade do alérgeno é aplicada na pele do paciente, e se o paciente for alérgico à substância, o sistema imunológico produzirá IgE específico para esse alérgeno. O IgE se liga aos mastócitos na pele, causando uma reação alérgica localizada, como inchaço, vermelhidão ou coceira.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Tópicos de Raciocínio Clínico posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Tópicos de Raciocínio Clínico:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Practice
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share