
22/07/2022
Chá para ansiedade.
Nos dias atuais, já se sabe que o transtorno de ansiedade é um problema real que deve ser diagnosticado para que, enfim, lhe seja destinado o devido tratamento. Seus sintomas são caracterizados por uma preocupação persistente, excessiva e profunda, bem como o medo de determinadas situações cotidianas. Durante uma crise, a frequência cardíaca costuma elevar-se e uma sensação de intensa exaustão passa a ser perceptível, bem como sudorese, falta de ar, gagueira, desmaios, insônia, tontura e tremores.
São inúmeros os fatores que corroboram com o transtorno de ansiedade, dentre eles o estresse psicológico provocado por rotinas exaustivas, preocupação intensamente voltada a determinados assuntos (problemas na escola, dificuldades no trabalho, obstáculos na vida amorosa etc.), traumas ocorridos na infância, fatores genéticos (a ansiedade pode ser hereditária), uso excessivo de substâncias como nicotina, bebidas alcoólicas ou dr**as. Por conta de questões hormonais femininas, são as mulheres o maior público afetado pela ansiedade, consistindo no dobro da quantidade de homens ansiosos.
Essa doença torna o indivíduo seu refém, que pode apresentar crises a qualquer momento. A sensação é de constante pânico em relação a algo que pode ou não acontecer.
Em um estágio moderado, a ansiedade é um fator determinante para liberar uma descarga de adrenalina e tornar nosso cérebro alerta perante ocorrências desconhecidas e imprevisíveis. Quando excessiva, o efeito é completamente contrário e passa a ser considerada patológica, necessitando de tratamento.
Segundo um levantamento realizado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de ansiosos do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros foram diagnosticados com esse transtorno e sofrem diariamente com seus sintomas.
O tratamento da doença deve sempre configurar proporcionalidade à sua intensidade. Consultas terapêuticas a um psicólogo costumam ser unanimidade durante esse processo, mas também pode-se mostrar necessário o acompanhamento psiquiátrico para tratamento com ansiolíticos ou antidepressivos, que agem amenizando e controlando os sintomas da doença no cérebro.
Chá de camomila:
O chá de camomila é o mais conhecido quando o assunto é relaxamento. Além de aliviar o estresse, ele também é ótimo para insônia e conta com propriedades tranquilizantes para nossa mente e nosso corpo.
Para prepará-lo, disponha as flores de camomila em uma xícara e, em seguida, despeje água quente. Após o tempo de infusão – três minutos -, coe e sirva.
Chá de erva cidreira:
Outra boa opção para tomar antes de dormir é o chá de erva-cidreira (ou melissa, como também é conhecido) é perfeito para aliviar as crises de ansiedade.
Adicione as flores de erva-cidreira em água fervente e deixe em infusão por cinco minutos. Tampe o recipiente para concentrar as propriedades da erva. Coe e sirva.
Chá de valeriana:
Para adormecer mais rapidamente, o chá de valeriana é a alternativa perfeita. Suas folhas carregam consigo o poder do relaxamento e, para preparar essa deliciosa bebida, deve-se acrescentar uma colher de chá de raízes e caule de valeriana e mantê-lo em infusão por cerca de cinco minutos. Feito isso, basta coar.