
15/10/2024
Aos Mestres com gratidão!🙏🏻
Hoje, dia do professor, expresso enorme gratidão aos mestres de minha jornada: do ensino básico ao mestrado, na docência e nas organizações por onde passei, através das lições de minha primeira professora, Dona Pedrina.
Sim, este era o nome dela: Pedrina, que passou a significar para mim e, acredito que também para todos os que foram seus alunos, a grande rocha/alicerce de nossa aprendizagem.
Senhora aposentada pelo serviço público, firme e rígida na aparência, porém doce e atenciosa em suas ações educadoras.
Montou a sua escola de alfabetização junto a sua linda e aconchegante casa de madeira, rodeada de aroeiras e um grande chorão.
A única sala de aula ficava em uma meia-água construída nos fundos do seu quintal, passando pelo jardim enfeitado de rosas de várias cores, e lá dentro, logo na entrada, um grande quadro negro reinava em uma das paredes.
Decorada com carteiras escolares estilo tradicional, de madeira escura, enfileiradas e distribuídas em duplas por todo o espaço da sala, e onde, em minha memória, montava o cenário perfeito para as personagens principais: as prateleiras coloridas que cobriam três paredes e lotadas de livros.
Fiel a sua missão de educadora, essa experiente professora não media esforços para diariamente instigar a nossa curiosidade e vontade de aprender.
Todos os dias, antes de entrarmos, ficávamos em forma e respeito em frente às bandeiras do Brasil e a do estado de SP penduradas na janela lateral da casa, para cantarmos, em coro e pouco afinados, o Hino Nacional.
Na hora do "recreio", o nosso lanche era compartilhado em sua cozinha, onde pelo menos 1 vez por semana ela deixava sobre a mesa bolinhos de frigideira, recheados com banana e polvilhados de canela (ainda vem água na boca só de lembrar dessa guloseima).
Antes de voltarmos para a sala e reiniciarmos nosso "enorme" desafio de escrever as letras, os números e ler a cartilha "Caminho Suave", ela sentava conosco em roda nos bancos de seu jardim, escolhia um livro de sua estante e lia um trecho escolhido especialmente para depois complementá-lo com alguns exemplos da vida diária, hipnotizando-nos com seus detalhes. (segue...)