12/08/2020
é uma campanha para debater e informar sobre a amamentação. O leite materno é visto como “alimento ouro”, sendo o ideal para o bebê devido às suas propriedades nutricionais e imunológicas, protegendo o recém-nascido de infecções, diarreia e doenças respiratórias, permitindo seu crescimento e desenvolvimento saudável, além de reduzir o índice de mortalidade infantil. Amamentação oferece benefícios para a mãe, pois a prática reduz o risco de alguns tipos de câncer de mama, ovário e útero. Amamentar é um fenômeno complexo, mãe e filho enfrentam um período de aprendizado e as dificuldades, podem produzir um desmame precoce, por exemplo, a produção de leite, fatores psicossociais, a nutrição da criança, estilo de vida, ausência de apoio, presença de dor, lesão mamilar e os obstáculos com o posicionamento, pega do bebê na mama e sucção.
Nos primeiros dias pós-parto é um momento delicado para a mãe em relação aos cuidados com o filho, isso a torna mais vulnerável às pressões sociais sobre a amamentação e faz com que a mãe se sinta pressionada a amamentar, gerando ansiedade e culpa caso não consiga alimentar o seu bebê. Portanto, cabe ao profissional de saúde identificar, conhecer e compreender o aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar. Com isso, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. O profissional precisa estar preparado para prestar assistência solidária, integral e contextualizada, que respeite a vida de cada mulher, e que a ajude a superar medos e inseguranças.
Diante da impossibilidade de amamentar, a mãe aos poucos pode redefinir o seu conceito de “boa mãe”, desconstruindo a imagem de que esta é a que amamenta, e passar a considerar boas mães aquelas que cuidam, amam e educam. Espera-se que esta reformulação chegue a sociedade em geral. Deveriam ser oferecidas orientações adequadas sobre os benefícios da amamentação e esclarecer que em alguns casos amamentar não é recomendada, como em mães infectadas pelo HIV, ou que fazem uso de dr**as, inclusive é prejudicial ao bebê. Vale ressaltar a doação de leite é um gesto que salva vidas. Busque por ajuda especializada e rede de apoio.