08/06/2021
👉 A fibromialgia é uma das queixas de dor mais frequentemente atendidas no consultório médico! Cerca de 2,5 % da população brasileira apresenta o diagnóstico .
Pode acometer pessoas de qualquer s**o e idade, embora seja mais frequente entre mulheres de 25 a 65 anos.
💪 Se trata de uma síndrome de amplificação dolorosa crônica, ou seja , caracteriza-se por dor crônica( duração de mais de três meses ) e generalizada .
Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço, distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. Pode haver ainda cefaléia, síndrome do intestino irritável e rigidez matinal!
🔬 Não se sabe a causa exata da doença, mas ela pode estar associada a fatores genéticos, a algum trauma, seja físico ou psicológico ou a alguma outra doença grave.
A hipótese mais atual, baseada em estudos nos quais o cérebro desses pacientes foram avaliados, aponta que estes
apresentam uma sensibilidade maior à percepção da sensação de dor.
⚠️ Apesar da dor intensa, a síndrome não apresenta evidência de inflamação nos locais acometidos, nem deformidades ou sequelas, o que muitas vezes dificulta seu diagnóstico, que é feito através da avaliação clínica , aplicação de escalas de critérios e severidade e exames complementares para avaliar diagnósticos diferenciais e ou associados a dor fibromiálgica.
👨⚕️👩⚕️ O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar e é voltado para aliviar os sintomas, promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente.
📥 Diante dos sintomas, procure um especialista! E se ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário ou entre em contato via direct!