
04/04/2024
Hoje, os angolanos comemoram a paz e a minha homenagem é para o meu pai, o meu general 🫡
Eu sou filha, de Augusto Rodrigues Pinto Souto, um bravo militar, que fez parte de muitas missões na guerra que o nosso País viveu, tendo uma das maiores responsabilidades garantir a segurança da rede de fornecimento de energia bruta do País.
O meu pai tem marcas da guerra no corpo e na mente. Ele caiu em mina, teve acidente de helicóptero, foi emboscado várias vezes, foi dado como morto e, por milagre, um médico percebeu que estava vivo antes de ser enterrado.
Talvez por tudo isso, a noção clara do risco, o meu pai quando fosse a uma missão, despedia-se de mim e dos meus irmãos como se não fosse voltar.
Talvez para alguns, este seja apenas mais um feriado, um dia para descansar. Para mim e a minha família, este dia representa o dia que a nossa “criança “ ficou em paz, pois deixamos de temer não ver mais o nosso pai.
Este dia tem rostos e tem memória recente na vida de muitos.
Graças a Deus os homens começaram a falar como irmãos e calaram-se as armas 🙏
O meu pai costuma dizer: “ A juventude de hoje pode não entender o significado da paz, mas é obrigada a mantê-la pois ela custou a vida de muitos outros jovens, num outro tempo”.
Papi, honro-te. Admiro-te todos os dias. Amo-te meu General ❤️