Kézia Martim - Cuidados com suas Pernas e Pés

  • Home
  • Kézia Martim - Cuidados com suas Pernas e Pés

Kézia Martim - Cuidados com suas Pernas e Pés Cuidados em geral com pernas e pés.

Cuidados ao caminhar:Entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo e tomar cuidados como uma boa hidratação farão toda ...
30/11/2022

Cuidados ao caminhar:
Entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo e tomar cuidados como uma boa hidratação farão toda a diferença no seu treino. A seguir, veja algumas dicas de cuidados que devemos ter antes, durante e depois da caminhada, para que seu treino gere bons resultados sem que haja o risco de lesões.

■Hidrate-se sempre
Assim como toda atividade física, a caminhada exige certos cuidados para que você não tenha complicações e lesões ao praticá-la. Um dos principais é manter-se hidratado, pois isso evitará exaustão e permitirá uma melhor performance.

O ideal é tomar água antes, durante e depois da caminhada, para repor a água que o corpo inevitavelmente gastará com a atividade. Uma boa hidratação ajudará também na recuperação, caso você pratique caminhadas que sejam mais intensas e gastem mais energia.
■Avaliação médica
Outra dica importante é que se você pretende caminhar regularmente, o ideal é fazer uma avaliação médica antes de começar, para entender os cuidados que devem ser tomados e saber se a caminhada é de fato a melhor atividade para você.

Por exemplo, pessoas com sobrepeso podem ter complicações no joelho por caminhar demais, pois essa articulação pode se desgastar devido ao peso do corpo. Em geral, caminhar pode afetar os joelhos por forçá-los demais, então é sempre bom estar monitorando essa relação e ter o devido aval médico para praticar caminhadas regularmente.

Além disso, algumas pessoas têm problemas de pisada ou outras complicações ortopédicas que, se não forem devidamente corrigidas ou tratadas, podem piorar com o excesso de caminhada. Nesses casos, o ideal é ir a um ortopedista e providenciar palmilhas adequadas à determinada pisada e estrutura óssea, pois isso evitará complicações futuras.

■Não exagere
E lembre-se: a regra de ouro para qualquer atividade física é não exagerar. Isso pode levar a lesões e outras complicações que poderão impossibilitar temporariamente que você pratique a caminhada. Não há motivo para forçar limites e transformar uma atividade que pode ser tão benéf**a para a saúde em algo prejudicial.

Em geral, é importante observar se a caminhada não gerará falta de ar, tontura ou qualquer outro desconforto físico que exceda os limites da normalidade. Caso qualquer desconforto relacionado à caminhada persista, o ideal é suspender a atividade e procurar um médico, que dará as devidas instruções e descobrirá o que pode estar causando eventuais desconfortos.

■Cada pessoa possui um corpo diferente
É importante lembrar também que cada pessoa possui um corpo diferente, por isso, é você, com a prática, que deverá entender o melhor tempo e intensidade para seu corpo. Se começarem a aparecer dores devido à caminhada, o ideal é diminuir o ritmo ou procurar um médico para entender o que pode estar acontecendo.

Além disso, cada faixa etária têm um padrão de resistência próprio, de modo que embora a caminhada seja extremamente benéf**a e necessária para idosos, se feita de forma imprudente e se forem excedidos limites pode levar a complicações.

Dicas para fazer caminhada:Combinar a caminhada com outras atividades físicas pode ser uma boa estratégia para quem quer...
29/11/2022

Dicas para fazer caminhada:
Combinar a caminhada com outras atividades físicas pode ser uma boa estratégia para quem quer ter mais saúde e garantir resultados melhores. Pensando nisso, separamos dicas de como incorporar a musculação e o treino funcional em sua rotina de atividades físicas.

Além disso, separamos também algumas dicas que vão te ajudar a ter mais motivação para conseguir praticar a caminhada regularmente.

■Motivação
Exercícios como a caminhada não envolvem ap***s esforço físico. Para muitas pessoas, principalmente as sedentárias, praticar atividades físicas pode ser tedioso ou desagradável, mesmo no caso da caminhada, que não envolve tanto esforço físico quanto musculação, por exemplo.

Considerando isso, nossa dica é que procure ter uma motivação clara para praticar caminhada, sabendo que essa atividade traz inúmeros benefícios para sua saúde e para sua vida no geral. Se é difícil começar, o ideal é não pensar demais: tome coragem, calce o tênis e deixe pra sentir a motivação quando já estiver na metade do caminho, pois uma hora ela aparece!

Conforme você tiver mais prática na caminhada e seu corpo estiver mais adaptado à atividades físicas, a tendência é que seja cada vez mais fácil ter a motivação necessária para praticar esportes, e com o tempo pode ser que isso se torne não mais algo penoso, mas sim uma atividade prazerosa. Mas para isso é necessário ter constância e persistência no início.

■Descanso
Não é necessário forçar limites e fazer da caminhada algo desgastante. Lembre-se sempre de caminhar quando estiver descansado e bem disposto e, após fazer o exercício, tome também um tempo para descansar e recuperar energias. Caso contrário, é possível também que o desgaste excessivo leve a lesões.

O descanso é uma parte muito importante do ciclo de atividades físicas e está diretamente relacionado ao ganho muscular, para quem deseja engrossar as pernas. Se o corpo não recebe o devido descanso, o músculo consequentemente não vai apresentar o desenvolvimento que se pretende, portanto, como já mencionamos, o ideal é estar descansado antes de fazer a atividade física e, depois de concluí-la, também descansar.

■Treinos funcionais
E para estar mais preparado para longas caminhadas e ter um condicionamento físico adequado para executar a atividade da melhor forma possível, o interessante é fazer também outras atividades físicas que auxiliem no seu desempenho, como treinos funcionais.

Esse tipo de atividade além de ajudar no fortalecimento muscular também te dará maior resistência e fôlego. Treinos funcionais costumam trabalhar todas as partes do corpo e geram resultados benéficos principalmente para as pernas, pois as atividades muitas vezes envolvem saltos, corridas etc.

Quem pratica treino funcional costuma ter um desempenho muito superior em caminhadas e, por não ser sedentário, tem um menor risco de lesões que eventualmente podem ocorrer com atividades físicas.

■Musculação
Além disso, se seu objetivo principal for engrossar a perna, você pode apostar também em musculação. Com exercícios concentrados de musculação feitos da forma correta e com disciplina, a tonif**ação dos músculos da perna é garantida, basta ter foco e persistência para colher os resultados.

A musculação poderá trabalhar os principais músculos envolvidos na caminhada, como panturrilha, glúteo e coxa, de modo que a caminhada se tornará mais fácil. Além disso, caminhar costuma estar incluído na rotina de atletas que fazem musculação e não focam ap***s na hipertrofia mas também num desenvolvimento mais sistêmico do desempenho corporal.

A caminhada pode ser combinada ou intercalada com a musculação, de modo que as duas atividades se beneficiarão uma com a outra. É comum também que atletas adeptos à musculação caminhem antes de treinar, pois a caminhada é uma atividade que cumpre a função de aquecimento, de modo a evitar lesões e complicações que podem ocorrer com os treinos.

■Dicas de alimentaçãoNão é aconselhável ir caminhar de estômago vazio, pois o alimento nos dá a energia necessária que s...
28/11/2022

■Dicas de alimentação
Não é aconselhável ir caminhar de estômago vazio, pois o alimento nos dá a energia necessária que será gasta com o exercício. Caso contrário, você pode sentir fraquezas e mal-estar. Além disso, praticar atividades físicas sem ter ingerido uma quantidade adequada de carboidratos prejudica signif**ativamente o crescimento muscular.

Por isso, procure comer alimentos ricos em carboidratos antes de caminhar, como pães, arroz e batata, pois eles darão a energia necessária. Se o que você está buscando é fortalecimento, o ideal é também comer algo depois de caminhar, mas nesse caso aposte em alimentos que apresentem uma alta concentração de proteína, como carne, cogumelos e soja.

Para ter o resultado desejado, o esforço não deverá se concentrar somente nas atividades físicas, pois a alimentação faz toda a diferença para o ganho muscular e o fortalecimento do corpo.

■Dicas de esteira na academiaE se você não gosta de caminhar ao ar livre, uma boa opção para fazer essa atividade física...
27/11/2022

■Dicas de esteira na academia
E se você não gosta de caminhar ao ar livre, uma boa opção para fazer essa atividade física tão benéf**a e que pode ser tão prazerosa é por meio de algum aparelho de esteira. Caminhando na esteira você também terá a vantagem de não enfrentar desníveis, como pode acontecer nas calçadas. E em grande parte dos equipamentos é possível controlar o grau de elevação, de modo que é possível simular subidas.

Outra vantagem é poder controlar a velocidade, começando um pouco mais devagar no início da atividade física e ir aumentando progressivamente conforme o corpo estiver aquecido e habituado ao exercício. Em geral esteiras são utilizadas por quem também pratica musculação em academia, então é interessante você mesclar a caminhada com seu treino de musculação, pois isso tornará a atividade física mais dinâmica.

Você sabia que praticar caminhada engrossa as pernas e traz muitos outros benefícios para sua saúde? Além de ser uma ati...
26/11/2022

Você sabia que praticar caminhada engrossa as pernas e traz muitos outros benefícios para sua saúde? Além de ser uma atividade prazerosa, a caminhada é ótima para quem quer sair do sedentarismo e não gosta de frequentar academias.

Ao praticarmos caminhada, trabalhamos principalmente os músculos da panturrilha, coxas e glúteos. Além disso, caminhar diariamente aumenta nosso fluxo sanguíneo, fazendo com que nosso organismo funcione melhor e tenhamos mais energia e disposição.

Mas são necessários alguns cuidados para que você tenha segurança e um melhor aproveitamento na caminhada. Veja neste artigo dicas de como praticar caminhada e conheça seus benefícios.

Como engrossar as pernas fazendo caminhada:
Para engrossar as pernas fazendo caminhada, é preciso prestar atenção na duração do exercício, na intensidade, na alimentação e outros fatores. Entenda tudo isso a seguir e tenha um melhor aproveitamento praticando caminhada:

■Duração da caminhada
Em geral, caminhar entre 45 minutos a 1 hora todos os dias garante o fortalecimento dos músculos da perna, sobretudo coxas, glúteos e panturrilha. Além de engrossar a perna, a caminhada também traz inúmeros benefícios para nosso organismo, que não se limitam ao aspecto físico, pois também alivia sintomas de estresse e ansiedade.

Mas para que esses resultados sejam obtidos, o ideal são caminhadas acima de 30 minutos, como comentamos acima, podendo variar de acordo com cada idade. Para quem não está acostumado, é recomendável fazer algumas paradas durante a caminhada; isso pode fazer com que o tempo da atividade aumente, mas é uma boa estratégia para quem ainda não tem um condicionamento físico tão bom.

■Intensidade da caminhada
A intensidade ideal para quem quer engrossar as pernas é caminhar com uma velocidade mediana, nem muito rápido, nem tão lentamente. Isso porque se você caminhar rápido demais, pode acabar levando à exaustão o músculo, que precisará consumir proteínas armazenadas para se recuperar, e isso fará com que haja pouco ganho de massa muscular.

Já se a caminhada for muito lenta, pode ser que o músculo não receba o estímulo necessário para se fortalecer. Isso vai variar do seu objetivo, condicionamento, faixa etária, entre outros. Quem costuma dar caminhadas mais rápidas tende a ter um gasto de calorias maior durante a atividade, por isso se seu objetivo for emagrecer, essa intensidade é a ideal.

■Acrescente algumas subidas durante a caminhada
Vale lembrar que se seu propósito é engrossar as pernas, o ideal é percorrer ruas com subidas, pois isso exigirá mais esforço físico e consequentemente o fortalecimento muscular será maior. Isso vale principalmente para os glúteos, que são os mais exercitados quando caminhamos subidas.

Uma estratégia interessante pode ser a de percorrer ruas de bairros que geralmente não são usadas para caminhadas, pois nelas é mais comum encontrarmos variações como subidas e descidas.

Pés x verão! Saiba quais são os cuidados especiais que a região necessita durante a estação mais quenteÉ muito comum que...
25/11/2022

Pés x verão! Saiba quais são os cuidados especiais que a região necessita durante a estação mais quente

É muito comum que os pés sejam esquecidos da rotina de beleza. Além disso, essa região f**a muito exposta em dias mais quentes, principalmente no verão, já que costuma-se usar sapatos mais baixos e abertos devido ao calor. No entanto, é necessário alguns cuidados básicos, como hidratação e uso do filtro solar, para que a pele dos pés esteja, de fato, protegida.

Os pés também f**am expostos no verão e sofrem com as ações externas
Se no inverno, devido ao uso de meias e sapatos fechados, a transpiração dos pés é constante, deixando a área úmida, no verão, as características mudam bastante. “Na temporada mais quente, usa-se mais sandálias e calçados abertos. Assim, acontece uma maior evaporação da transpiração, ocasionando ressecamento intenso”, explicou a dermatologista Tatiane Curi.

Veja qual é a importância da hidratação nos cuidados com os pés
De acordo com a médica, nutrir a região é importante para evitar a formação de fissuras e rachaduras, que podem permitir a entrada de fungos e bactérias, causando micoses, frieiras e infecções. Por isso, os pés devem receber cremes hidratantes todos os dias do ano, principalmente no verão!

Descubra quais são os cuidados fundamentais para ter com os pés
Para a Dra. Tatiane, é essencial manter uma rotina de beleza para que a área fique sempre hidratada e saudável. Confira as dicas da dermatologista:

- Esteja sempre com as unhas limpas e aparadas para minimizar as chances de encravar;
- Retirar as cutículas é prejudicial para a saúde, já que elas fazem parte da pele e tem como função nos proteger. Mantenha distância dos alicates;
- Deixe os espaços entre os dedos secos e limpos, a fim de evitar mau cheiro, fungos e bactérias;
- Evite atritos excessivos com o uso de sapatos desconfortáveis;
- Não esqueça da hidratação diária para evitar calosidade e aspereza nos pés;
- E, é claro, não deixe de usar filtro solar nem mesmo nessa região!

Cuidado com os pés: 9 dicas para trazer confortoSe há algo que vale a pena incluir na rotina de beleza são os cuidados c...
24/11/2022

Cuidado com os pés: 9 dicas para trazer conforto

Se há algo que vale a pena incluir na rotina de beleza são os cuidados com os pés. Dar atenção especial a eles traz uma série de benefícios, como mais qualidade de vida, melhora da circulação na região, diminuição de dores além de, é claro, deixá-los mais bonitos.

Olhar com carinho para os pés evita alguns probleminhas que podem surgir com o tempo, como sensação de cansaço — devido às horas sentada ou em pé no trabalho — , ressecamento, rachaduras, descamamento e, até mesmo, calos.

Decidida a receber algumas dicas de cuidados com os pés? Siga a leitura e confira sugestões para a sua rotina.

1. Evite andar descalça
Andar descalça é uma delícia e há quem não troque isso por nada. A gente entende, afinal, a sensação de liberdade nos pés e de poder sentir o chão é ótima.

Entretanto, essa não é uma prática muito amigável para a pele dos seus pés. Primeiro, porque aumentam os riscos de machucar ou causar feridas. E, em segundo, pelo ressecamento da pele que, consequentemente, gera rachaduras.

É importante lembrar que isso não é sinônimo de que você deve f**ar constantemente com sapatos, até mesmo porque descalçar os pés ajuda a relaxá-los e também estimula os músculos da região.

A dica é saber dosar e não f**ar excessivamente descalça. Tire alguns momentos para isso, mas dê preferência para o uso de calçados confortáveis e macios para f**ar em casa, como chinelos e pantufas.

2. Coloque os pés para cima
Se você trabalha muitas horas sentada ou em pé, a dica é colocar os pezinhos para cima. Isso mesmo! Esse pequeno feito é fundamental para ativar a circulação da região e, assim, diminuir a sensação de cansaço.

Colocar as pernas para cima é superbenéfico e previne o surgimento de varizes, a retenção de líquidos e ainda proporciona relaxamento. Portanto, não é ap***s importante por questões estéticas, e sim de saúde.

Para fazer esse cuidado com os pés, basta tirar 15 minutinhos do seu dia e elevar as pernas na altura do quadril (ou seja, apoiá-las em um banquinho enquanto estiver sentada) ou, se preferir, deitar na cama e apoiar os membros na parede.

3. Prepare um escalda-pés
Você já ouviu falar em escalda-pés? Apesar de ser uma técnica que estima-se existir há 6 mil anos, incluir esse processo na rotina vem ganhando espaço novamente. Ela consiste em imergir os pés em uma bacia de água quente com alguns componentes que podem ser plantas, sal e outros.
O escalda-pés traz um leque de benefícios, como relaxamento do pé (e da mente), limpeza profunda, tratamento de micose, dores nas pernas, gripes e resfriados, problemas de circulação entre outros.

A técnica faz parte da medicina tradicional chinesa e acredita-se que o escalda-pés traz o equilíbrio das energias do corpo, sendo ótimo para ajudar pessoas com depressão, ansiedade e insônia.

E se você já está se perguntando como preparar um escalda-pés, deixamos um vídeo explicando tudinho e mostrando como é simples e não precisa gastar muito para ter esse momento relaxante.

4. Faça esfoliação dos pés
A esfoliação é mais um dos cuidados para os pés para incluir na rotina. Muito simples e rápida, pode ser feita durante o banho, em alguns minutinhos, até duas vezes por semana.

Você pode optar por receitas caseiras, mas, se preferir, vale a pena investir em produtos próprios para esfoliar, que podem ser encontrados em farmácias ou lojas de cosméticos.

Após o processo de esfoliar, que consiste em aplicar o produto e massagear, serão removidas células mortas e peles ressecadas, trazendo a sensação de pés macios e suaves.

Lembre-se de caprichar especialmente no calcanhar, que costuma ser a região que sofre mais com ressecamentos e rachaduras.

5. Hidrate os pés todos os dias
Assim como esfoliar, a hidratação é uma etapa importante e deve ser feita todos os dias, de preferência após o banho. É um ótimo cuidado para pés ressecados ou simplesmente para manter a pele macia.

Da mesma forma que temos o hábito de usar hidratante corporal depois de nos banhar, é importante levar isso para os pés, mantendo-os sempre macios.

O ideal seria esse processo acontecer antes de dormir. Assim, você tomaria banho e massagearia os pés para que eles f**assem relaxados, tornando o seu sono ainda melhor. Mas caso não seja possível, tudo bem!

6. Mantenha uma boa higiene nos pés
Parece algo óbvio de se falar, mas ainda é comum encontrar pessoas que f**am dias sem limpar as unhas dos pés ou que não secam bem após o banho.

Manter os pés limpos corretamente, com água e sabonete, evita o surgimento de micoses, frieiras e chulé. Especialmente pessoas que suam bastante na região devem f**ar atentas.

Ao finalizar o banho, não se esqueça de caprichar na hora de secar. Passe a toalha por entre os dedos, pois é uma região com muito potencial para f**ar úmida e surgir micose e pé de atleta.

7. Faça uma massagem relaxante nos pés
Tirar um tempinho do dia para massagear os pés faz toda a diferença. Esses minutinhos de autocuidado ajudam a relaxar e a diminuir dores que se acumulam ao longo do dia.

Como já dissemos, o ideal é que a massagem relaxante para os pés seja feita antes de dormir. Mas o importante é que isso aconteça, independentemente de quando você tiver disponibilidade para fazê-lo.
Além do hidratante, você pode apostar nos óleos próprios para massagem, que, além de deixar os pés macios, ajudam as mãos a deslizar pela pele para que você possa massagear melhor toda a região.

Aproveite esse momento para alongar um pouco os pés, especialmente os dedos, que passam o dia apertados dentro dos sapatos.

Ao finalizar, a dica é colocar meias de algodão, que irão deixar os pés relaxados e, caso você tenha utilizado creme para a massagem, irá potencializar a hidratação.

8. Faça boas escolhas na hora de comprar sapatos
Um dos cuidados com os pés que deve fazer parte da sua rotina é saber escolher bem os sapatos na hora de comprá-los. Isso porque muitas vezes bolhas, esporão, dores e outros casos podem surgir por conta de calçados desconfortáveis e que não combinam com o seu estilo de vida.

Procure sapatos confortáveis, de palmilha macia, que não sejam apertados ou largos demais e sejam de um formato que não machuque os dedos.
Se você for diabética, a atenção tem que ser redobrada! É importante que os calçados não tenham costuras em áreas mais sensíveis do pé e que não apertem muito, já que existe a tendência de f**arem inchados por conta dos problemas de circulação.

9. Diversifique os tipos de calçados
Se você é fã de ap***s um tipo de calçado, temos uma má notícia: é importante começar a mudar isso o quanto antes.

Por exemplo, o uso constante de rasteirinha pode provocar dores nas pernas, já que é um calçado muito baixo e de sola fina. Já as sapatilhas, por também ter essa característica rasteira, não devem ser usadas por períodos prolongados.

Portanto, a dica é diversif**ar ao máximo os seus sapatos e saber usá-los de acordo com a ocasião. É importante conhecer a sua rotina para entender como escolher o calçado certo para a saúde dos pés e das pernas.

Que tal ter um bom número de pares que permitam você alternar durante os dias de semana? Por exemplo, na segunda você usa sandália; na terça, tênis; quarta, rasteirinha e por aí vai. Fique livre para organizar os seus looks, mas lembre-se de diversif**ar — essa é a regra de ouro para cuidar dos pés.
Tirar um tempinho do seu dia para oferecer cuidados para os pés é algo que vale a pena, especialmente para melhorar a sua qualidade de vida e dar mais conforto e saúde ao seu corpo. Mas, além desses momentos dentro da rotina, é importante saber escolher sapatos e ter uma boa variedade deles.

Devo me preocupar com a dor na batata da perna?Está sentindo dor na batata da perna e não faz ideia do que pode ser? Ent...
23/11/2022

Devo me preocupar com a dor na batata da perna?

Está sentindo dor na batata da perna e não faz ideia do que pode ser? Então você precisa ler este texto. Acompanhe!

A função da batata da perna
Já contamos aqui no blog, que a nossa batata da perna (panturrilha) funciona como uma bomba, jogando o sangue de volta em direção ao coração. Por essa importante função, ela é conhecida como o coração da perna.

Seu funcionamento é muito simples. Toda vez que movimentamos a musculatura da panturrilha, ocorre o movimento de contração e relaxamento que, em sequência, comprime e relaxa as veias profundas das pernas, bombeando o sangue para cima.

No entanto, a dor na batata da perna pode indicar alguns problemas, como veremos a seguir.

Causas da dor na batata da perna
1. Má circulação sanguínea
Afeta principalmente pessoas sedentárias e com mais idade, bem como as gestantes no final da gravidez e as pessoas que fizeram uma cirurgia recente e que ainda estão de repouso na cama.

Nesses casos, a dor na batata da perna não é um motivo de preocupação, mas pode deixar os pés frios e ser desconfortável para andar.

Para resolver o problema, faça alongamentos que podem ajudar a diminuir a dor e o desconforto da má circulação e pratique exercícios regularmente para melhorar a circulação e evitar a formação de varizes, por exemplo.

Outras boas dicas incluem usar meias de compressão, não f**ar muito tempo sentado ou de pé e diminuir a quantidade de sal na comida, para evitar a retenção hídrica.

2. Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda é um distúrbio vascular mais comum em idosos e provoca dor na batata da perna, inchaço e rigidez.

Ela ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir deste local.

Quando há suspeita de trombose venosa profunda é recomendado ir ao médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado com medicamentos anticoagulantes que diluem o coágulo. Porém, em alguns casos, pode ser indicada uma cirurgia para colocar um stent para abrir a veias e facilitar a passagem sanguínea.

3. Varizes
Quando a pessoa possui muitas varizes, pode ter dor na batata da perna com frequência. Nesses casos, as veias f**am mais inchadas e deixam a sensação de pernas pesadas e cansadas.

O tratamento para varizes pode ser feito com o uso de meias de compressão, remédios e atividade física regular para fazer com que o sangue seja bombeado com mais força;

Outras opções de tratamentos são a terapia à laser, escleroterapia e cirurgia para varizes, conforme já falamos no artigo Tratamento para varizes: qual é a melhor opção?

Meias de compressão e a dor na batata da perna
Como você viu, as meias de compressão podem ser uma grande aliada quando o assunto é dor na batata da perna, já que atuam na prevenção de doenças venosas e problemas circulatórios.

A atuação da meia de compressão no corpo tenta, em certa medida, compensar a função da panturrilha quando não estamos em movimento. Como as meias de compressão são apertadas, elas pressionam a região dos tornozelos e das batatas da perna. Essa ação empurra o fluxo sanguíneo para cima, semelhante ao que fazem as panturrilhas.

Porém, só use meias de compressão depois de falar com seu médico, ap***s ele poderá indicar a meia de compressão ideal para o seu caso. E saiba que, se precisar usar meias de compressão, não deixe de conferir as diversas opções que a Maconequi oferece. Com certeza lá você irá encontrar a meia de compressão que procura.

Como aliviar a sensação de cansaço nas pernasA dor e a sensação de cansaço nas pernas são incômodos muito comuns em pess...
22/11/2022

Como aliviar a sensação de cansaço nas pernas

A dor e a sensação de cansaço nas pernas são incômodos muito comuns em pessoas que passam o dia inteiro trabalhando sentadas ou em pé. Elas costumam aparecer no final do dia, depois de uma rotina cansativa de trabalho ou depois que já chegamos em casa.

Essa fadiga nos membros inferiores é cada vez mais frequente nas pessoas adultas do país. Estima-se que aproximadamente 70% dos brasileiros sofrem problemas semelhantes.

A causa das dores é, em boa parte dos casos, evitável: a má circulação sanguínea. Quando diagnosticado cedo, o tratamento também é bem simples e passa por algumas mudanças de hábitos.

Nosso trabalho aqui no Tudo para Varizes é dar dicas para que você cuide bem das suas pernas. Para isso, vamos explicar melhor como a má circulação causa essa sensação de cansaço nas pernas e algumas formas de resolver esse incômodo.

O que provoca a sensação de cansaço nas p***s
Para que a circulação sanguínea funcione adequadamente, ela depende de diversas outras área. Tudo precisa estar funcionando bem para que ela aconteça da melhor forma possível.

No entanto, alguns hábitos comuns no nosso dia a dia podem atrapalhar o fluxo sanguíneo no corpo. Um desses hábitos, quase inevitável para algumas pessoas, é f**ar o dia todo sentado na frente do computador.

Essa é uma condição muito comum para quem trabalha em escritório, mas também vale para seguranças ou vendedores, por exemplo, que precisam f**ar muito tempo de pé, parados, sem se movimentar muito.

Problema no retorno sanguíneo
Essa condição, de poucos movimentos, afeta de maneira muito signif**ativa a circulação sanguínea das pernas. Funciona assim: depois que o nosso sangue é bombeado para fora do coração, ele conta com a força da gravidade para chegar até à extremidade dos nossos membros inferiores.

Depois que ele desce, a força que o empurrou para baixo na ida, exerce uma resistência contrária na hora que ele tenta subir de volta. Para resolver esse problema, nosso corpo possui dois ótimos mecanismos, que vamos conhecer a seguir.

Válvula venosas
O primeiro mecanismo são as válvulas venosas, que atuam impedindo que o sangue retorne. A imagem abaixo é uma ilustração de como esse mecanismo funciona.

O tubo em azul representa a veia e os pontos vermelhos representam o fluxo venoso. No momento em que o fluxo é brevemente interrompido, a válvula se fecha e impede que o sangue retorne.

Além das válvulas venosas, há também outro importante instrumento que o nosso corpo utiliza nesse procedimento.

Bomba muscular da panturrilha
Como vimos, as válvulas venosas são importantes para que o sangue não retorne para as pernas. Mas há também o responsável por empurrá-lo para cima: a bomba muscular da panturrilha.

A nossa batata da perna funciona como uma bomba, jogando o sangue de volta em direção ao coração. Por essa importante função, ela é conhecida como o coração da perna.

Seu funcionamento é muito simples. Toda vez que nos movimentamos — seja em uma caminhada ou em uma corrida — movimentamos a musculatura da panturrilha. E esse movimento de contração e relaxamento, em sequência, comprime e relaxa as veias profundas das pernas, bombeando o sangue para cima.

O que acontece se esses mecanismos falharem?
Quando o corpo não funciona da forma adequada e esses dois mecanismos não são acionados como deveriam, há o acúmulo de sangue na parte inferior do corpo, o que provoca as dores e a sensação de cansaço nas pernas.

O quadro pode ser ainda mais grave e evoluir para doenças venosas sérias, com risco de morte. É o caso da trombose, por exemplo, que em último caso pode provocar uma embolia pulmonar.

Quando nos referimos especif**amente às pessoas que precisam permanecer sem se movimentar por muitas horas, é justamente essa falta de movimento que causa os problemas e as dores nas pernas.

Sem caminhadas ou exercícios físicos, o bombeamento da panturrilha não funciona e a consequência inevitável é o aparecimento de problemas circulatórios.

E como resolver a sensação de cansaço nas pernas?
Quando o assunto é a nossa saúde, não há mágica. No caso das sensações de cansaço nas pernas, se elas são causadas por problemas circulatórios, é justamente nesse ponto que é preciso trabalhar para que as dores diminuam.

A solução mais simples é se mexer. Quem já tem aquela vontade de praticar exercícios físicos, está aqui um motivo a mais: se praticados com regularidade, eles certamente irão ajudar na redução de incômodos nos membros inferiores. Mas há outras opções.

Meias de compressão preventivas
Sabe aquelas meias compressivas que normalmente são usadas em pós-cirúrgicos e pra tratamentos de varizes? Pois é, também existem modelos que atuam na prevenção de doenças venosas e problemas circulatórios.

Elas são altamente recomendadas para pessoas que passam o dia todo ou parte do dia se movimentar muito as pernas.

A atuação da meia de compressão no corpo tenta, em certa medida, compensar a função da panturrilha quando não estamos em movimento. Como as meias de compressão são apertadas, elas pressionam a região dos tornozelos e das batatas da perna, empurrando o fluxo sanguíneo para cima, semelhante ao que fazem as panturrilhas.

Evite f**ar tanto tempo parado
Nem todo mundo tem essa possibilidade, mas é possível aliar o trabalho sentado ou em pé a curtas caminhadas em alguns momentos do dia. O ideal é que o tempo de repouso não seja muito maior do que duas horas.

Portanto, se você trabalha parado na mesma posição, tente levantar de duas em duas horas e andar um pouco, nem que seja ap***s por cinco minutos. Essa é uma medida simples, mas que pode fazer muita diferença no seu sistema circulatório e, consequentemente, reduzi o incômodo nas pernas.

Além disso, busque uma atividade física para praticar de duas a três vezes por semana. Praticar exercícios de forma regular faz bem para o funcionamento de todo o corpo.

Quando procurar o médico?
Essas são dicas para reduzir os incômodos nas pernas. No entanto, em alguns casos, essas medidas podem não surtir tanto efeito. Se os sintomas permanecerem intensos por mais de 3 meses, é importante procurar um angiologista.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Kézia Martim - Cuidados com suas Pernas e Pés posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share