
15/08/2022
Anel de Schatzki
Sempre me interessei em prestar homenagem (por mais singela que seja) aos grandes mestres do passado, que dentro da especialidade, emprestaram seu conhecimento ao meu cotidiano de médico endoscopista digestivo.
Hoje, rotina de exames endoscópicos, me deparei com um paciente apresentando no esôfago distal o anel de Schatzki. O anel estava tão evidente que resolvi fazer um vídeo e escrever sobre o assunto.
O Dr. Richard Schatzki foi um grande médico alemão, nascido na cidade de Klafeld no início do século passado, que dedicou sua carreira acadêmica trabalhando nos EUA e, após décadas de análise de imagens esofagianas (RX com contraste), descreveu pela primeira vez a presença de anéis que estreitavam a junção esofagogástrica em pacientes com hérnia de hiato e doença do refluxo.
Constatou que em alguns pacientes o anel era tão espesso que produzia sintomas de impactação alimentar, dor torácica, e emagrecimento.
Hoje, com a sofisticação da endoscopia, vemos todo esse detalhamento ao vivo, e, claro, podemos inclusive resolver o problema utilizando balão dilatador, velas, ou simplesmente rompendo o anel nos quatro quadrantes com fórceps de biópsia.
Os tempos mudaram, porém a brilhantismo do Dr. Schatzki sempre estará presente.