camilamori.psi

  • Home
  • camilamori.psi

camilamori.psi Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from camilamori.psi, Mental Health Service, .

Como ser um adulto saudável?Eu já dei um spoiler post passado... Ser um adulto saudável tem tudo a ver com você consegui...
02/04/2025

Como ser um adulto saudável?

Eu já dei um spoiler post passado... Ser um adulto saudável tem tudo a ver com você conseguir ser auto responsável.

Quando você é ruim consigo, você é ruim com os outros. Não deixe sua cabeça te convencer de que você exerce um papel de mártir, de vítima de sacrificado na vida dos outros.

Se você não está bem, você não pode oferecer seu melhor.
Você será menos do que pode ser.

A culpa não é sua, mas a responsabilidade é. E sei que essa frase não soa justa e eu entendo que isso muitas vezes realmente não é justo. Não é justo a gente ter que lamber as nossas feridas que os outros causaram, não é justo ter que catar meus caquinhos que outras pessoas quebraram. Mas, a realidade é que: se a gente não faz isso, você não se responsabiliza. Consequentemente, sua história não muda.

Em análise existe o tempo de se acolher, lamentar e reconhecer as injustiças que foram feitas.
Mas também existe o tempo de se reconhecer como autor da própria história e mudar.
Eu, como psicóloga, desejo para meus pacientes que essa jornada seja completa: se responsabilizar e se acolher. Pois se não houver o acolhimento é só mais uma forma de você se cobrar.

Então o adulto saudável existe dentro de você e é bem possível acessa-lo.
Porém, esse processo requer AUTORESPONSABILIZAÇÃO.
Pra isso, precisamos compreender um pouco sobre como nossas relações com nossos cuidadores foram construídas ao longo do nosso processo de formação.

Porque, as formas como você lida com os seus problemas hoje, tem relação direta com a maneira que seu Sistema de Apego era (e ainda é) ativado frente à situações de estresse ou alerta.

É importante conseguir compreender que, ao se tornar adulto, você é a sua própria referência para lidar e se responsabilizar com seus problemas.

E eu queria hoje te desafiar a ser generoso e gentil consigo mesmo, observando o impacto que isso tem na sua relação com os outros e com o mundo!
Pois, só sabe ser bom de forma respeitosa com os outros quem é bom consigo mesmo.

Teoria do apego e nossos relacionamentos adultos.A Teoria do Apego pode ser aplicada no contexto dos nossos relacionamen...
24/03/2025

Teoria do apego e nossos relacionamentos adultos.

A Teoria do Apego pode ser aplicada no contexto dos nossos relacionamentos adultos. A forma como interagimos uns com os outros pode sim refletir o tipo de apego desenvolvido na infância. Ter consciência desses padrões pode ajudar a melhorar nossos relacionamentos e a desenvolver laços emocionais mais seguros.

A figura de apego é externa ou ela pode ser internalizada, quando a gente é criança a figura é externa, pois a gente precisa de um cuidador principal, mas quando a gente é adulto essa referência deve ser a gente mesmo, é a figura de cuidado que você internalizou. Portanto a figura de apego passa a ser interna.

Você pode e deve ser capaz de reconhecer as próprias necessidades e buscar formas de se suprir. Não porque você não pode depender dos outros, não pode pedir ajuda. Mas sim porque você é capaz de correr os riscos que as relações humanas, as relações do nosso dia a dia trazem.

Ser um adulto saudável tem tudo a ver com você conseguir ser auto responsável.

Como a gente desenvolve o sistema de apego de forma saudável? Pra isso se desenvolver de forma saudável, o apego deve bu...
18/03/2025

Como a gente desenvolve o sistema de apego de forma saudável?

Pra isso se desenvolver de forma saudável, o apego deve buscar a figura de cuidado e ser acolhido pra conseguir se regular emocionalmente, mas se for ignorado ou negligenciado é como se agente aprendesse que buscar ajuda do outro não vale a pena. O sistema de apego se desativa e a gente se torna desapegado. E é como se a proximidade do outro gerasse medo.

Agora uma outra circunstancia.
Se a figura de cuidado é inconstante, manipulativa, isso gera uma hiperativação do sistema de apego e podem surgir questões com abandono, rejeição ou até uma codependência emocional.

No primeiro exemplo que eu citei a gente pode pensar num adulto que tem dificuldade de se relacionar com outros, que evita intimidade e tem dificuldade em expressar emoções, se sobrecarrega porque não sabe pedir ajuda e na segunda situação um adulto em busca de constante aprovação com medo do abandono. Isso é só um exemplo tá, lembra que a gente não é uma receitinha de bolo, se eu fizer assim e assado com todos vou obter o mesmo resultado, não é bem assim que funciona.

Vou começar falando sobre a teoria do apego. Na teoria do apego a criança desenvolve o apego com o cuidador principal, a...
10/03/2025

Vou começar falando sobre a teoria do apego.

Na teoria do apego a criança desenvolve o apego com o cuidador principal, a gente fala que é a mãe porque na maioria das vezes é ela quem assume essa função (podemos inserir aqui esse parêteses pra esses pensamento de viés político já que vivemos em uma sociedade patriarcal mas, hoje já sabemos que não existe uma predisposição das mulheres serem melhores cuidadoras do que homens, enfim... não vou me prolongar nesse pensamento para não fugir muito do assunto principal) e esse apego inicial e ele tem muito uma questão da sobrevivência então a criança se apega com quem vai manter ela viva quem vai alimenta-la, e dai a gente pensa novamente na mãe por conta da amamentação. Para as mães que não conseguiram amamentar no peito, NÃO se preocupem porque não é só isso que vai definir o sistema de apego, caso contrário pais, avós, mães adotivas não conseguiram suprir essa necessidade e não é esse o caso. Então a partir de agora vamos usar o termo cuidador principal, até pq existem muitas realidades diferentes da nossa, filhos que precisam ir pra creche, que precisam ficar com avós, mas segue o FIO para entender melhor a diferença entre vínculo duradouro e comportamento de apego...

Então a gente nasce com esse sistema psicológico q faz com que quando a gente se vê em uma situação de perigo a gente busque abrigo e segurança nas figuras de cuidado. Esse é o sistema de apego, esse vínculo mais duradouro é para poucas pessoas, já o comportamento de apego pode ser para várias, como por exemplo, o comportamento de apego que as crianças tem para com as professoras, porque? Porque as crianças precisam receber o cuidado delas, mas é superficial e sim, devem desenvolver esse comportamento até porque nossos filhos não ficam com a gente pra sempre e é importante saber com quem contar.

UM GUIAEntão a gente precisa desenvolver uma inteligência emocional, e como a gente faz isso? 1º Não atravessando nossas...
25/02/2025

UM GUIA

Então a gente precisa desenvolver uma inteligência emocional, e como a gente faz isso?

1º Não atravessando nossas emoções, o melhor que você pode fazer é buscar ter intimidade com as coisas que você sente, o que te causa determinado tipo de sentimento o contexto em que eles aparecem o que você pensa nessas horas, quais são seus gatilhos para determinadas emoções, é preciso ter postura curiosa sobre você mesmo, entende?

2º Emoções são informações que você aprende de forma imediata, eu senti raiva de alguém então eu imediatamente já concluo que essa é uma pessoa ruim, as suas emoções influenciam de forma muito rápida os seus pensamentos e seus comportamentos, ou seja, cuidado ao agir no calor das emoções.

3º Suas emoções sã válidas mas não justificam tudo. Emoções são fenômenos sociais elas vão te empurrar na direção das outras pessoas, elas vão te fazer agir sobre outras pessoas, elas vão precisar do auxílio de outras pessoas para melhorar mas elas são de sua responsabilidade então é preciso que você seja humilde e aberto quando está compartilhando oque você sente.

4º E cada emoção tem sua função a alegria pode ser divertida mas também pode ser permissiva, o medo pode ser paralisante mas pode ser o que te inibe de se colocar em situações de risco. Quem assistiu o filme: Divertidamente sabe o que eu estou falando.

Emoção diferente de sentimento?A palavra sentimento vem do latim sentimentum, que significa opinião, afeição... Daí tem ...
18/02/2025

Emoção diferente de sentimento?

A palavra sentimento vem do latim sentimentum, que significa opinião, afeição... Daí tem outra palavra do latim ali no meio que é sentire, que originou o nosso verbo sentir, bem como a palavra ressentimento mediante a colocação do prefixo RE “para trás”.

Damásio que é um médico neurologista e trabalha com o estudo do cérebro e das emoções humanas, tem uma frase que diz o seguinte: “As emoções ocorrem no teatro do corpo e os sentimentos ocorrem no teatro da mente”.
As emoções seriam uma reação mais instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos enquanto que os sentimentos refletem como a gente se sente frente a uma emoção, os sentimentos são mais duradouros e muitas vezes mais fácil de esconder, porque fazem parte do universo da mente e não necessariamente são expressos no exterior como as emoções que segundo Damásio: "as emoções são um conjunto de respostas motoras que o cérebro faz aparecer no corpo como resposta a algum evento". Então... aparece no corpo, a gente não consegue esconder do outro, pode ser que você não veja tudo, mas alguma coisa você vê. Pode não ver meu coração acelerando, mas pode ver meu rosto ficando vermelho. Os sentimentos lá no fundo se você não quiser ninguém vai saber, porém requer uma dose absurda de energia pra isso.

Emoções são respostas orgânicas, que se refere aos seres vivos que vem de um organismo vivo, são intensas e de curta duração, enquanto que os sentimentos são um processo mental duradouro, os sentimentos não são acessíveis para as outras pessoas enquanto que as emoções são e as emoções são uma reação imediata a um estímulo e dependem da relação com o mundo exterior para existir, enquanto que os sentimentos são independentes.

O que são as emoções? A palavra emoção vem do latim emovere que significa colocar em movimento seu significado compartil...
10/02/2025

O que são as emoções?

A palavra emoção vem do latim emovere que significa colocar em movimento seu significado compartilha a mesma origem que a palavra motor que põe em movimento ou serve para movimentar algo e no dicionário a emoção está descrita como agitação de sentimentos, abalo afetivo ou moral, reação orgânica de intensidade e duração variáveis geralmente acompanhadas de alterações físicas como alterações respiratórias, grande excitação mental, etc.
Você já sabia disso?!

Feliz Natal! No dia de hoje estou passando para desejar a todos um ótimo finalzinho do dia de Natal e com o finalzinho d...
25/12/2024

Feliz Natal!
No dia de hoje estou passando para desejar a todos um ótimo finalzinho do dia de Natal e com o finalzinho do ano também se aproximando deixo aqui algumas perguntas que considero serem importantes para a gente trazer um momento de reflexão para esse momento.
- Qual foi meu melhor e o pior momento?
- Quais hábitos que fizeram bem esse ano e quais hábitos eu gostaria de mudar para 2025?
- Em que momento eu me senti orgulhosa(o) de mim mesmo nesse ano?
- Fui feliz? Em que momentos eu mais chorei? Precisei de ajuda? Eu soube pedir por essa ajuda?
Entre outras...
E caso não tenha encontrado esses momentos aí na sua memória, talvez seja importante se questionar do pq você não conseguiu. Pq muito provavelmente eles existiram, mas talvez por não se olhar com olhos um pouquinho mais gentis e atentos eles tenham passado despercebido.
E para o novo ciclo que se inicia, cuidado com as listinhas de desejos para 2025, pode ser frustrante principalmente se a gente envolve o outro no nosso desejo, pq suas realizações não vão depender somente de você, como por exemplo: ter um namorado(a). Talvez seja mais interessante ter uma lista de OBJETIVOS que digam respeito a você e somente a você, como por exemplo: eu desejo ser mais corajosa(o)! Quero ter uma mudança de perspectiva! Quero ser mais atento(a) em minhas necessidades. Esses exemplos dependem de você. Uma análise para ajudar!? Estabeleça aí uns três objetivos, pelo menos, para você de coisas que você possa fazer por você. E nos vemos em 2025!!!

Férias, oba! Momento de recuperar as energias, momento de reflexão por mais um ciclo se encerrando enquanto outro se ini...
20/12/2024

Férias, oba! Momento de recuperar as energias, momento de reflexão por mais um ciclo se encerrando enquanto outro se inicia, momento de aproveitar a família e fazer vários nadas.
Pois é a psi aqui tbm precisa de um merecido descanso, faço oq faço COM muito amor, mas não tem como fazer só POR amor, afinal de contas essa é a minha profissão assim como a sua, seja ela qual for, tenho momento de trabalho, tenho momento de estudo, momento de abrir e fechar a Clínica. E esse ano somei em torno de 300 histórias ouvidas, talvez vc ache pouco mas, deixa eu te conta uma coisa, meus horários de atendimento são extremamente limitados, tem dia da semana q eu não atendo(oq não quer dizer que eu não esteja trabalhando), as vezes é pós as vezes é estudo para os atendimentos que já foram feitos, as vezes é supervisão, as vezes é grupo de estudo, leitura, etc... Eu só atendo depois das 13h00 e até as 17h00 depois é momento de eu ficar com a minha família. Eu entendo q esse recorte é de uma pessoa privilegiada e enquanto eu puder eu vou fazer dessa forma pq isso me permite atender com excelência quem eu propus a atender.
Mas caso vc tenha interesse no atendimento comigo em 2025, entra em contato pelo whats (43)99671.0607.
No mais... Até ano que vem!

É preciso A-Mar.
29/07/2024

É preciso A-Mar.

A campanha de Janeiro Branco foi lançada em 2014 com a proposta de promover a conscientização sobre a saúde mental e emo...
24/01/2024

A campanha de Janeiro Branco foi lançada em 2014 com a proposta de promover a conscientização sobre a saúde mental e emocional. O objetivo da iniciativa é estimular a reflexão e a busca por uma vida mais equilibrada, alertando para a importância de cuidar da saúde mental da mesma forma que cuidamos da saúde física.

Durante todo o mês de janeiro, são realizadas ações em todo o país para incentivar o diálogo sobre saúde mental, desmistificar o tema, quebrar tabus e promover a compreensão e o acolhimento das pessoas que enfrentam transtornos mentais.

A campanha abrange diferentes setores da sociedade, como escolas, empresas, organizações não-governamentais, profissionais da saúde e mídia, que se unem para ampliar a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Por meio de palestras, debates, campanhas nas redes sociais e outras atividades, a campanha busca conscientizar as pessoas sobre a necessidade de reduzir o estigma associado às doenças mentais, incentivando-as a buscar apoio e tratamento quando necessário. Além disso, também enfatiza a importância de adotar práticas saudáveis de autocuidado e maneiras de promover o bem-estar emocional.

Ao longo dos anos, a campanha de Janeiro Branco tem se mostrado cada vez mais relevante e indispensável para a promoção da saúde mental e emocional. A iniciativa tem contribuído para quebrar barreiras culturais e estimular a busca por ajuda, proporcionando um ambiente mais acolhedor e solidário para aqueles que estão em sofrimento psíquico.

Portanto, a campanha de Janeiro Branco tem um papel fundamental na sociedade, destacando a importância do cuidado com a saúde mental e emocional e possibilitando que pessoas de todas as idades e classes sociais sejam incentivadas a cuidar de si mesmas e buscar apoio quando necessário.........
🔱Psicóloga: Camila Mori Garcia Rodrigues

📄CRP: 08-30306

📱(43) 99671.0607

🌐Atendimento online

🛋️Atendimento presencial

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when camilamori.psi posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share