SORA - Unesp Jaboticabal

  • Home
  • SORA - Unesp Jaboticabal

SORA - Unesp Jaboticabal Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from SORA - Unesp Jaboticabal, Medical Research Center, .

Estas são algumas das particularidades reprodutivas em cadelas e gatas. O exame colpocitológico permite identificar a fa...
03/12/2022

Estas são algumas das particularidades reprodutivas em cadelas e gatas.

O exame colpocitológico permite identificar a fase no ciclo em que a fêmea se encontra para determinar o melhor momento para a m***a ou inseminação artificial e pode ser empregada sozinha ou associada a outros exames dependendo do caso.

Além de determinar a fase do ciclo estral, a citologia vaginal também pode ser utilizada no diagnóstico de doenças reprodutivas como o TVT em cadelas.

Conhecer as particularidades do ciclo de cada fêmea aumenta as chances de sucesso no emprego das biotecnicas da reprodução.

Aqui no SORA nós realizamos todo o acompanhamento do ciclo estral e aconselhamento reprodutivo.
Fique de olho no nosso Instagram para mais informações 🤗

Procure o Médico Veterinário de sua confiança para saber o melhor momento para castrar o seu animalzinho. Aqui no SORA, ...
18/11/2022

Procure o Médico Veterinário de sua confiança para saber o melhor momento para castrar o seu animalzinho.

Aqui no SORA, nossa equipe realiza toda a orientação para o melhor manejo reprodutivo do seu animal!

Entre em contato conosco 🤗

❗️O criptorquidismo é a ausência de um ou ambos os testículos da cavidade abdominal. Em cães, sua incidência varia de 1 ...
12/11/2022

❗️O criptorquidismo é a ausência de um ou ambos os testículos da cavidade abdominal. Em cães, sua incidência varia de 1 a 15% o que a torna importantíssima na rotina clínica.

❗️Animais criptorquidas unilaterais podem ser férteis e apresentar comportamento reprodutivo normal. Mesmo assim, não devem ser reproduzidos pois essa afecção tem alto fetor herediário. A forma como a herdabilidade atua ainda não é bem definida, mas acredita-se que seja causada por um gene autonômico recessivo no quão ambos os pais sejam carreadores, mas que só se manifesta nos machos, podendo ser transmitida por ambos os padreadores.

❗️O risco de neoplasias testiculares é de 9 a 13 vezes maior em cães criptorquidas. Os testículos retidos são expostos a temperaturas maiores que a da bolsa escrotal, que leva a destruição de suas células. Os que ficam retidos na cavidade abdominal são predispostos a sertoliomas, enquanto os retidos na região inguinal são mais predispostos a seminomas. Os tumores de células de leydig não tem relação com criptorquidismo.

❗️Os testículos abdominais livres na cavidade podem torcer sobre seu próprio eixo ou até ao redor de outros órgãos como bexiga e alças intestinais. O risco é ainda maior quando esse testiculo se torna neoplásico devido ao aumento do seu peso.

❗️Quando o testículo retido desenvolve um tumor das celulas de Sertoli, responsáveis pela produção de testosterona, há uma queda nesse hormônio e aumento do estrógeno. O hiperestrogenismo resultante pode levar a uma alteração do epitélio conhecida como metaplasia escamosa prostática. Essa condição predispõe o animal a formação de cistos, abscessos e prostatite.

❓Você sabia dessas informações?
Deixa aqui nos comentários 🤗

1. VERDADE. Diferentes afecções prostáticas podem acometer animais castrados ou não castrados2. VERDADE As neoplasias pr...
04/11/2022

1. VERDADE. Diferentes afecções prostáticas podem acometer animais castrados ou não castrados

2. VERDADE As neoplasias prostáticas são mais comuns em animais idosos e castrados

3. VERDADE A hiperplasia prostática benigna é uma alteração dependente de testosterona, portanto, em animais castrados essa afecção não se desenvolve

4. MITO machos castrados também podem apresentar quadros de prostatite

5. VERDADE não é incomum que as diferentes afeções prostaticas se desenvolvam concomitantemente, por isso é tão importante o diagnóstico correto!

E aí? Acertou? Conta pra gente aqui nos comentários? 🤗

O neonato canino difere em muitos pontos do animal adulto. Antes do nascimento, o feto é mantido pelo corpo da mãe, que ...
29/10/2022

O neonato canino difere em muitos pontos do animal adulto.
Antes do nascimento, o feto é mantido pelo corpo da mãe, que realiza trocas gasosas e metabólicas, alimenta, hidrata e o protege.

Após o nascimento, o organismo precisa se adaptar ao mundo externo para sobreviver. Essa adaptação ocorre de forma gradual e pode demorar várias semanas.

Salve essas tabelas de valores para consultar sempre que necessário 🤗

Fonte: Petterson & Kutzler, 2015

O neonato canino difere em muitos pontos do animal adulto. Antes do nascimento, o feto é mantido pelo corpo da mãe, que ...
29/10/2022

O neonato canino difere em muitos pontos do animal adulto.
Antes do nascimento, o feto é mantido pelo corpo da mãe, que realiza trocas gasosas e metabólicas, alimenta, hidrata e o protege.

Após o nascimento, o organismo precisa se adaptar ao mundo externo para sobreviver. Essa adaptação ocorre de forma gradual e pode demorar várias semanas.

Salve essas tabelas de valores para consultar sempre que necessário 🤗

‼️ Em pequenos animais a distocia ocorre em 5 a 8% dos partos podendo chegar a quase 100% em algumas raças 🐶 Os cães bra...
22/10/2022

‼️ Em pequenos animais a distocia ocorre em 5 a 8% dos partos podendo chegar a quase 100% em algumas raças

🐶 Os cães braquicefálicos são mais predispostos devido a sua conformação física: a cabeça e o tórax são largos e a pelve é achatada e estreita.

🐱 Gatos da raça Devon Rex também tem maior predisposição, podendo chegar a 20% a taxa de distocia

🐱 Em raças felinas Dolicocefálicas como Siamês e Devon rex, a inércia uterina primária corresponde a 41% das causas de distocia

❗️ Em relação a estática fetal, em pequenos animais a apresentação longitudinal caudal é considerada eutócica e corresponde a 40% dos partos.

❗️Gestações de fetos únicos também tem maior probabilidade de levarem a distocia pela produção insuficiente de cortisol fetal, responsável pelo desencadeamento do parto, mas também por macrossomia fetal.

O diagnóstico da distocia envolve avaliação minuciosa do estado da fêmea, do canal vaginal, da posição do feto e de todo o histórico reprodutivo da matriz. Palpação vaginal, palpação abdominal e exames de imagem são excelentes aliados no diagnóstico.

O tratamento a ser instituído depende da causa e do tempo da distocia e do bem estar da matriz e dos fetos.

Você sabia dessas informações?

Conte pra nós nos comentários se você já atendeu ou acompanhou algum caso assim 🤗

📚Estudo retrospectivo avaliando os partos e filhotes nascidos em duas populações de cães.Foram avaliadas 2489 ninhadas!📈...
18/10/2022

📚Estudo retrospectivo avaliando os partos e filhotes nascidos em duas populações de cães.
Foram avaliadas 2489 ninhadas!

📈 A taxa de distocia observada foi de 23,8% e a de natimortalidade foi de 5,9%.

🔎 Tamanho da ninhada foi um dos fatores de risco para distocia, sendo que ninhadas muito pequenas (até 5 filhotes) e muito grandes (mais de 9 filhotes) tem maior risco de apresentar distocia do que ninhadas de tamanho regular. O risco de distocia também aumentou proporcionalmente à idade da fêmea.

🔍 Para o risco de natimortalidade, os filhotes de ninhadas cujo parto foi distócico apresentaram 2,57 vezes mais chance de serem natimortos do que os de partos eutocicos.

🔎 Filhotes de ninhadas com 11 ou mais filhotes tem uma chance 1,45 vezes maior de serem natimortos. Ninhadas muito grandes podem distender demais o útero e dificultar sua contração, além de aumentar o tempo total de parto.

🔍 Pastores alemães e Curly Coated retrievers tiveram taxas maiores de natimortalidade que Goldens retrievers. Apesar desse resultado, nenhuma das raças avaliadas são consideradas raças com propensão à distocias.

🔎 Todas as formas de intervenção ao parto aumentaram a chance de natimortalidade. Os partos manejados com ocitocina apresentaram mais natimortos que os manejados com cálcio. Dentre os tipos de intervenções, as ninhadas que nasceram por cesarianas de emergência tiveram as maiores taxas de natimortalidade.

🔍 O peso ao nascimento também é um fator de risco: não só os filhotes com baixo peso mas filhotes muito grandes também apresentam maior risco de morte em relação aos filhotes normais.

🔎 Segundo os autores, filhotes nascidos em intervalos maiores que 60 minutos tem 3,7 vezes mais chances de serem natimortos e quanto maior o intervalo, maior o risco. Em relação a ordem de nascimento, os últimos filhotes nascidos tem um risco muito maior de morte independente do tamanho da ninhada.

‼️ Portanto, os fatores de risco para distocia foram raça e idade materna enquanto os fatores de risco para natimortalidade foram distocia, tipo de intervenção ao parto, tamanho da ninhada, raça e intervalo entre nascimentos.‼️

  a equipe SORA agradece por ser nossa Mãericy!  Estamos com saudades ♥️
15/10/2022

a equipe SORA agradece por ser nossa Mãericy!

Estamos com saudades ♥️

⁉️ Você sabia que a contagem da duração da gestação em cadelas pode variar de acordo com o parâmetro utilizado como iníc...
14/10/2022

⁉️ Você sabia que a contagem da duração da gestação em cadelas pode variar de acordo com o parâmetro utilizado como início da gestação? Pois bem! Se considerarmos a data do primeiro acasalamento, a contagem vai variar de 57 a 70 dias! E porquê de um intervalo tão grande? Essa variação grande deve-se à alguns fatores, como: estro comportamental longo, longa sobrevivência dos espermatozoides no sistema reprodutor feminino e necessidade de 2 a 3 dias para maturação de oócitos imaturos liberados, uma das grandes particularidades da cadela! Já se considerarmos o pico de LH, esse ocorre aproximadamente 2 dias antes da ovulação, e, portanto, o período de contagem vai variar de 64 a 66 dias. E, por fim, se considerarmos o diestro citológico, temos uma certeza maior do dia exato da fecundação e podemos considerar 57 dias de gestação após o primeiro dia de diestro! Por sua vez, nas gatas, o intervalo pode variar de 56 a 71 dias, porém a média é de 63 a 67 dias, sendo mais preciso quando dosamos a progesterona sérica dessas fêmeas.

🩺Em relação ao diagnóstico gestacional, pode ser realizado por meio de palpação transabdominal das vesículas gestacionais e/ou pela ultrassonografia a partir do 20ºdia de gestação e radiografia a partir do 42º dia de gestação. O diagnóstico e acompanhamento da gestação tanto de cadelas como de gatas é de extrema importância para predição do parto, assim como diagnóstico de alterações e contagem fetal (radiografia).

🐶 Durante a gestação, a fêmea canina mantém seus níveis séricos de progesterona elevados! Esse hormônio, juntamente com o aumento da concentração plasmática de prolactina serão responsáveis pelas alterações comportamentais da fêmea canina. Na fêmea felina, o comportamento e modificações fisiológicas ocorrem na gestação tardia!

Os tumores de mama são um dos tipos mais comuns de neoplasias diagnosticados na clínica de pequenos animais.São mais fre...
08/10/2022

Os tumores de mama são um dos tipos mais comuns de neoplasias diagnosticados na clínica de pequenos animais.

São mais frequentes em cadelas idosas não castradas e podem aparecer em uma ou mais mamas.

As gatas são acometidas com menor frequência, porém com maior gravidade.

Animais que fizeram/fazem uso de medicações anticoncepcionais também são mais predispostos e nesses casos, o grau de malignidade costuma ser maior.

A castração precoce é uma forma de evitar seu aparecimento e ao contrário do que diz a sabedoria popular, ter uma gestação NÃO DIMINUI a probabilidade de desenvolver tumor de mama.

A palpação cuidadosa das mamas é forma mais fácil de identificar a presença de nodulações.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem tratamento!

O SORA oferece atendimento a fêmeas com neoplasias mamárias, além de dar orientações a respeito da prevenção!
💖

Os tumores de mama estão entre os tipos de neoplasias mais comuns na rotina clínica de pequenos animais. São mais freque...
08/10/2022

Os tumores de mama estão entre os tipos de neoplasias mais comuns na rotina clínica de pequenos animais.

São mais frequentes em cadelas idosas não castradas e podem aparecer em uma ou mais mamas.
As gatas são acometidas com menor frequência, porém com maior gravidade.

Animais que fizeram/fazem uso de medicações anticoncepcionais também sao mais predispostos e nesses casos, o grau de malignidade costuma ser maior.

A castração precoce é uma forma de evitar o aparecimento de tumores mamários e ao contrário do que diz a sabedoria popular, ter uma gestação NÃO DIMINUI a probabilidade de desenvolver tumor de mama.

A palpação cuidadosa das mamas é forma mais fácil de identificar a presença de nodulações.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem tratamento!

O SORA oferece atendimento a fêmeas com neoplasias mamárias, além de dar orientações a respeito da prevenção!

Traga sua cadela ou gatinha para uma avaliação! 💖

Você sabia que o SORA também realiza atendimento obstétrico em grandes animais? Entre em contato com a gente e tire suas...
06/10/2022

Você sabia que o SORA também realiza atendimento obstétrico em grandes animais?

Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas ;)

Mês de Outubro chegou e com ele mais uma campanha de prevenção contra o câncer de mama! Aqui no SORA oferecemos atendime...
04/10/2022

Mês de Outubro chegou e com ele mais uma campanha de prevenção contra o câncer de mama!

Aqui no SORA oferecemos atendimento a cadelas e gatinhas com tumores mamários!

Tem dúvidas? Ligue e agende uma avaliação! :)

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when SORA - Unesp Jaboticabal posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share