14/10/2022
⁉️ Você sabia que a contagem da duração da gestação em cadelas pode variar de acordo com o parâmetro utilizado como início da gestação? Pois bem! Se considerarmos a data do primeiro acasalamento, a contagem vai variar de 57 a 70 dias! E porquê de um intervalo tão grande? Essa variação grande deve-se à alguns fatores, como: estro comportamental longo, longa sobrevivência dos espermatozoides no sistema reprodutor feminino e necessidade de 2 a 3 dias para maturação de oócitos imaturos liberados, uma das grandes particularidades da cadela! Já se considerarmos o pico de LH, esse ocorre aproximadamente 2 dias antes da ovulação, e, portanto, o período de contagem vai variar de 64 a 66 dias. E, por fim, se considerarmos o diestro citológico, temos uma certeza maior do dia exato da fecundação e podemos considerar 57 dias de gestação após o primeiro dia de diestro! Por sua vez, nas gatas, o intervalo pode variar de 56 a 71 dias, porém a média é de 63 a 67 dias, sendo mais preciso quando dosamos a progesterona sérica dessas fêmeas.
🩺Em relação ao diagnóstico gestacional, pode ser realizado por meio de palpação transabdominal das vesículas gestacionais e/ou pela ultrassonografia a partir do 20ºdia de gestação e radiografia a partir do 42º dia de gestação. O diagnóstico e acompanhamento da gestação tanto de cadelas como de gatas é de extrema importância para predição do parto, assim como diagnóstico de alterações e contagem fetal (radiografia).
🐶 Durante a gestação, a fêmea canina mantém seus níveis séricos de progesterona elevados! Esse hormônio, juntamente com o aumento da concentração plasmática de prolactina serão responsáveis pelas alterações comportamentais da fêmea canina. Na fêmea felina, o comportamento e modificações fisiológicas ocorrem na gestação tardia!