
09/06/2025
Consultas de Psiquiatria disponível.
A desintoxicação de dr**as consiste em um processo gradual de “limpeza do organismo”, que visa eliminar as toxinas presentes nos entorpecentes e tem como objetivo oferecer mais saúde ao sujeito.. Assim, a pessoa poderá interromper o consumo da substância e, a partir disso, passar pelo processo no qual o organismo começa a eliminar os resíduos da droga, “desintoxicando-se” e “limpando-se”, podemos dizer.
De forma simples, podemos dizer que essa desintoxicação consiste em um processo pelo qual o indivíduo com alguma dependência química pode interromper o consumo do entorpecente até conseguir extingui-lo o máximo possível de sua vida. É o caso de uma pessoa “viciada” em álcool interromper esse consumo.
Esse processo visa, como o próprio nome nos dá a entender, desintoxicar o organismo do sujeito. Isto é, eliminar as potenciais toxinas presentes devido ao consumo de álcool, dr**as ou substâncias que alterem determinadas funções no organismo.
É aconselhável que esse procedimento seja acompanhado por um médico, especialmente em situações mais graves, pois o indivíduo pode se deparar com as crises de abstinência, por exemplo.
Com o acompanhamento médico será possível administrar medicamentos que possam inibir o desejo de consumir determinadas substâncias nocivas, além de haver o suporte em momentos de crises e recaídas, por exemplo. Afinal, os efeitos colaterais da interrupção do consumo podem ser difíceis de superar, mas não impossíveis, e com a ajuda profissional esse processo pode vir a ser menos doloroso.