21/06/2025
Sabe aquela vontade incontrolável de um doce no meio da tarde? Ou mesmo após o almoço? Pois é, pode ser que seu corpo não esteja pedindo comida, mas sim a sua emoção!
O comer emocional acontece quando a pessoa come para lidar com sentimentos desagradáveis e não é fome física. Esse comportamento quando repetido inconscientemente se torna um problema, pois ao comer para aliviar suas emoções, você acaba ligando comida ao seu mal estar.
Em momentos de estresse, tristeza, solidão, ansiedade ou até tédio, é comum buscar conforto em alimentos, o problema é que eles são hiperpalatáveis, como doces ou gorduras, que ativam nosso sistema de recompensa e causam a sensação de prazer rápido. Isso nos faz sentir bem por alguns minutos. Isso torna-se um problema quando é um padrão.
Uma forma de lidar com essa questão é trazer para reflexão os sinais de fome física x fome emocional, porém o sinal mais claro de que o comer emocional ocorreu é o sentimento de culpa, sentimento que não acontece quando comemos por fome física.
Um programa de emagrecimento completo te ensina muito mais do que ingerir e gastar calorias, te ensina sobre emoções, sentimento e principalmente, como lidar com eles!
Equilibre-se! Conheça agora clicando no link da bio.
Nutricionista Ana Paula Lupo