30/01/2023
A BAGUNÇA MENTAL ...
“A essência do homem é pensar. Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente. Penso, logo existo.” - Descartes
Onde há vida, há bagunça. A gente vem aqui pro mundo e é colocado nesse caldeirão que é viver com os outros e viver com si mesmo, sem nenhum manual de instrução! Mas a vida e o tempo… ah, esses não param. Você tem mais de 100 bilhões de neurônios, que fazem conexões o tempo todo na sua mente. Você captura informações a todo segundo, questiona-se, se enche de curiosidade e perguntas, tem lembranças, tem dúvidas. As conexões que você faz na sua mente são incríveis e elas possuem a capacidade de te tirar do agora, de trazer diálogos internos conflitantes e perturbadores, de mandar pensamentos negativos e de te colocar pra pensar no passado e no futuro.
Pensamentos são parte de você. Pensar é o que permite você sentir o mundo e se relacionar com ele. É a forma que você modela sua vivência para realizar seus planos e desejos. O pensamento é o elemento que nos permite aprender e aprender é dolorido. Significa que você está mudando, crescendo. A gente chora no divã do terapeuta quando aprende algo importante. Quem pensa, se conscientiza de sua existência.
Através da consciência é possível entender o que tira você do aqui e do agora, o que te deixa fora do seu eixo, o que complica sua vida. Mas ninguém disse que entender isso é fácil.
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Eu não sei você, mas muitas e tantas vezes, para não lidar com a baguncinha interna e a consciência das coisas que ali estavam ocupando minha mente, eu fugi. Para negar, ou fugir da consciência um pouquinho, usamos amortecedores: o trabalho, o consumo, a comida, o s**o, o álcool. Minha fuga foi o acesso louco a internet. Toda vez que batia a consciência e começava a doer, eu corria para as montanhas online. Adormecendo os aspectos da minha consciência eu poderia amortecer o sofrimento, mas chegou uma hora que não deu mais pra fugir.
Se você já sentiu sua mente sobrecarregada, já se viu lutando com o stress e se vê muito ansioso sobre o que precisa fazer, sabe bem o que estou falando. Tem coisas que acabam ocupando um espaço maior do que a mente dá conta de lidar. Você vai querer fugir e a bagunça não vai sumir. Você já sabe que não adianta jogar todas as roupas dentro do armário pro quarto ficar arrumado. Na hora de abrir as portas vai tudo cair na sua cabeça!
Por mais que você queira, você não pode impedir sua cabeça de pensar, isso é estar vivendo. Haverão obrigações, coisas a processar, relações e pensamentos até o final da sua vida. Talvez você não possa controlar a quantidade de pensamentos que ocupam sua mente, mas você com certeza pode melhorar a qualidade dos mesmos e a forma de encará-los na sua vida.
Quando chega um momento que arrependimentos e preocupações passam a dominar nossa mente, nos distanciando do nosso propósito, a bagunça simplesmente chegou no limite. Alguma coisa precisa mudar.
Gratidão Hoje e SEMPRE 💝💝💝.
Consciência da Alma - Terapias Holísticas Integrativas
www.conscienciadaalma.com.br