05/08/2022
CRIANÇA NÃO NAMORA, NEM DE BRINCADEIRA!
Essa semana viralizou uma foto postada por uma atriz portuguesa de seu filho, de 3 anos, beijando uma outra garotinha (da mesma faixa etária) na boca, com a legenda: “O primeiro beijinho na boca. Não sei se será amor de verão ou da vida toda, mas que pintou um clima pintou (Atenção conhecemos os pais da menina e está tudo certo)". Agora, porque esse assunto gerou tanta polêmica nas redes?
O afeto é uma parte muito importante para o desenvolvimento de uma criança.. ela vem do amor pelos pais, avós, amigos ...mas esse afeto na criança, principalmente na primeira infância, vem de uma forma imatura, que muitas vezes os adultos enxergam ali algo que não foi a intenção da criança. Um garoto pode ser gentil com uma menina simplesmente reproduzindo comportamentos que foi ensinado ou que viu outro adulto fazer, mas não com um viés de interesse mais sexual. As expressões de afeto são espontâneas da convivência entre pares, quem nomeia essa relação como namoro ou paquera são os adultos.
De forma nenhuma devemos reprimir perguntas espontâneas a respeito de s**o, de diferenças entre os corpos, mas é necessário evitar a erotização infantil. Criança não seduz, criança não flerta... criança se RELACIONA! É necessário que adultos tenham conversas, de acordo com as perguntas feitas pela própria criança, mas que não apressem as etapas de desenvolvimento! Isso é fundamental para o desenvolvimento afetivo saudável. Além disso, erotização precoce aumenta o risco desse menor ser assediado e estar mais vulnerável a abusos