17/02/2022
Os estalidos no joelhos são muito comuns com os exercícios de perna que envolvem movimentos de flexão ou rotação. Os ossos do corpo humano são revestidos de cartilagem que permitem mover suavemente uns contra os outros.
Se você é fisicamente ativo e possui fatores predisponentes a uma lesão cartilaginosa como desalinhamentos, patela alta, descoordenação motora ou pratica determinado treino com incremento abrupto de volume e intensidade, ao longo dos anos pode causar defeitos na cartilagem, levando ao um deslizamento irregular de seus ossos, o que cria este som.
Outro fator comum de estalidos no joelho, é causado pela reação inflamatória crônica da membrana que o envolve, denominada sinóvia. Esta condição pode ser causada tanto por doenças reumatológicas, quanto por sobrecarga por esforço repetitivo por esportes praticados sem o devido preparo físico prévio, como por exemplo, na corrida.
👉Mas, o que devo fazer quando o joelho estala?
🚨Reduza a intensidade do treino imediatamente;
🚨Jamais treino sozinho. Se você começou um treino por conta própria, procure um treinador especializado na área;
🚨Mantenha-se em forma: o excesso de peso corporal exige uma maior dissipação de energia cinética pelo joelho, predispondo a sobrecarga articular. Procure o auxílio de um nutricionista;
🚨Faça uma consulta com um ortopedista para avaliação biomecânica, detecção e correção de fatores que possam predispor a sobrecarga no joelho.
Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.
📞 (63) 3312-2570 Whatsapp (63) 98409-4996