Mais Visão

Mais Visão Projetos Sociais de Oftalmologia e Doação de Óculos

A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica com...
16/10/2020

A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã.

Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras ...
09/10/2020

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

Está na hora de dizermos CHEGA DE CEGUEIRA EVITÁVEL!

O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

Mas, essa triste realidade não ocorre apenas no Brasil. Por isso, a OMS se uniu a outras instituições para que um dia por ano se pense, discuta, chame a atenção de toda a sociedade sobre o tema. Esse dia é chamado de Dia Mundial da Visão, e é sempre celebrado na segunda quinta-feira de outubro. Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades fazem ações que buscam responder à seguinte pergunta: o que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas?

Além das dificuldades de acesso ao médico oftalmologista no SUS, outro grave problema é a falta de informação.

Você também pode participar desta iniciativa. Compartilhe em sua página nas mídias sociais, envie para seus amigos as informações que estamos repartindo com você, cobre dos governantes que ofereçam serviços completos de atendimento oftalmológico em sua cidade, ou que ofereçam acesso em um município próximo.

Faça a sua parte! Combater a cegueira evitável é uma questão de cidadania.

Fonte: CBO

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil.Esta data foi criada com o obje...
21/09/2020

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.

Oficialmente, esta data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

O fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação.

As pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.

A promulgação da lei que colocou na prática o Sistema Único de Saúde (SUS) completa trinta anos neste sábado (19). Fruto...
20/09/2020

A promulgação da lei que colocou na prática o Sistema Único de Saúde (SUS) completa trinta anos neste sábado (19). Fruto de um momento de mobilização social único na história da democracia brasileira, o SUS é um dos pontos centrais da Constituição de 1989. Por meio dele, o país tentava corrigir distorções seculares. Ironicamente, desde que passou a existir, o sistema luta por financiamento. Ao mesmo tempo se consolida com execelência em diversos setores, aos trancos e barrancos.




Dia de olharmos um Brasil sempre guerreiro e independente!
07/09/2020

Dia de olharmos um Brasil sempre guerreiro e independente!

O Dia Municipal do Braille é comemorado no dia 3 de setembro em São Paulo. Este é um detalhe muito presente no dia a dia...
03/09/2020

O Dia Municipal do Braille é comemorado no dia 3 de setembro em São Paulo. Este é um detalhe muito presente no dia a dia das pessoas, e muitas não percebem a importância destes “pontinhos” espalhados por aí. A combinação de seis pontos em relevo é o que faz a diferença na vida de muitas pessoas cegas. Para este público, o Sistema Braille de Leitura e Escrita é o principal meio para acessar informações em geral. Em elevadores, livros e cartilhas, além de portas de toilets ou em cardápios, por exemplo, os textos em braille promovem independência àqueles que foram alfabetizado e aprenderam este sistema.

Em restaurantes, por exemplo, um cardápio em braille evita desconfortos como a descrição do que há em todo o menu e até mesmo os preços de cada item. Para que as pessoas cegas possam fazer suas escolhas de maneira independente, um material acessível pode fazer a diferença até mesmo na percepção do atendimento. Além dos cardápios, outros produtos que podem conter o braille são materiais didáticos, cartões de visita, calendários, contas telefônicas, extratos de banco, livros e apostilas, entre outros.

Para Regina Oliveira, coordenadora de revisão Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos, o braille tem uma importância enorme. Aos 7 anos ela descobriu o mundo da leitura ao ser alfabetizada por este sistema e ter acesso a materiais acessíveis. “O braille está presente em muitos momentos de minha vida, como, por exemplo, nas tardes chuvosas de domingo em que a família se reúne para jogar bingo e eu posso contar com as minhas cartelas acessíveis. Por outro lado, o braille me dá a segurança de que preciso para tomar um medicamento sem a ajuda de ninguém”, afirma.

Para que a data existisse na cidade de São Paulo, foi sancionada a Lei Municipal nº 14.925, no dia 12 de maio de 2009, que instituiu o “Dia Municipal do Braille” a ser comemorado anualmente no dia 3 de setembro. É importante disseminar informações sobre o braille, pois a partir desse sistema, as pessoas cegas poderão ser mais autônomas e independentes em seu cotidiano, terão acesso às informações gramaticais e não terão intermediários ao buscar conhecimento, literatura, cultura e educação.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido p...
01/09/2020

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Não feche os olhos para o suícidio!



Nossa eterna gratidão 🙏🏾
06/08/2020

Nossa eterna gratidão 🙏🏾

23/07/2020

JULHO TURQUESA
Mês de Combate a Síndrome do Olho Seco

Em 2017 foi instituído pela TFOS (Tear Film Ocular Surface Society), o Mês da Conscientização do Olho Seco, com o objeti...
23/07/2020

Em 2017 foi instituído pela TFOS (Tear Film Ocular Surface Society), o Mês da Conscientização do Olho Seco, com o objetivo de divulgar e informar a população sobre a importância desta doença que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro, interferindo com a sua qualidade de vida e visão.

Neste ano de 2020, a Associação dos Portadores de Olho Seco – APOS, em parceria com a TFOS, instituiu no Brasil, o Julho Turquesa: Mês da Conscientização do Olho Seco. Neste primeiro momento serão feitas publicações e atividades diversas, ressaltando a importância da busca do auxílio do oftalmologista para o correto diagnóstico e tratamento.

O Olho Seco, ou Síndrome do Olho Seco, ou ainda Doença do Olho Seco, é caracterizado pela diminuição da quantidade e/ou alteração da qualidade da lágrima, causando sintomas de ressecamento ocular, sensação de areia nos olhos e embaçamento visual.

É extremamente comum, atingindo cerca de 14 a 52% da população mundial. Aqui no Brasil, estima-se que o Olho Seco acometa de 13 a 24% da população.

Dia da Saúde OcularNesta sexta-feira (10), será comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Em alusão à data,  alertamos a...
10/07/2020

Dia da Saúde Ocular

Nesta sexta-feira (10), será comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Em alusão à data, alertamos a população, especialmente aos pais, sobre a importância do acompanhamento da saúde dos olhos das crianças. A principal orientação diante desta pandemia é reforçar a higiene das mãos, reduzindo a possibilidade de contágio pela Covid-19.

Neste período de pandemia e isolamento social, em que as crianças trocaram as aulas presenciais, pela educação à distância, alguns cuidados são indispensáveis para manter a visão saudável, explicam oftalmopediatras.

As crianças devem ser instruídas sobre a necessidade de lavar bem as mãos, para mantê-las sempre limpas, mesmo dentro de casa, além de evitar coçar os olhos. Se precisarem manipular os óculos ou usar colírio nos olhos, devem sempre lavar as mãos antes.

Outro cuidado é com a higiene dos óculos de grau. Embora eles sejam uma proteção mecânica, pois atuam como uma barreira para que o vírus não atinja a mucosa do olho, e dificultem que a criança toque os olhos, sem a higiene adequada, podem contribuir para a contaminação com o novo coronavírus.

Por isso, sempre ao tirar ou por os óculos as crianças devem higienizá-los com água e sabão neutro e, de preferência, secá-los com papel toalha bem macio.

Telas

O isolamento social tem intensificado o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, laptops e computadores, especialmente em estudos online. Frente a essa etapa, que deve se estender por mais alguns meses, no Brasil, a recomendação é que os pais monitorem e tentem controlar o tempo de exposição das crianças frente as telas.

Segundo orientações da Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria (SBOP), crianças abaixo de dois anos não devem usar nenhum dispositivo. Já para aquelas com idade entre 2 e 5 anos o tempo recomendado é de uma hora por dia e crianças acima de cinco anos, o ideal é no máximo duas horas de uso. “Como elas estão passando por um momento atípico, em que necessitam estudar de forma online, os pais podem minimizar os malefícios do uso excessivo de eletrônicos, controlando esse uso.

O STF julgou procedente o pedido do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de manter a prescrição de óculos como procedimen...
27/06/2020

O STF julgou procedente o pedido do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de manter a prescrição de óculos como procedimento médico.

Com essa decisão, os optometrista não poderão atender e prescrever óculos em clínicas, óticas ou ações.

Apoiamos essa decisão, entendendo a importância do médico oftalmologista nos cuidados da saúde da visão.

Endereço

São Paulo, SP

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Mais Visão posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram