
10/07/2025
🔎🌱 Você já ouviu falar em seed cycling?
Também conhecido como ciclagem de sementes, esse protocolo nutricional propõe o consumo de sementes específicas em cada fase do ciclo menstrual, com o objetivo de auxiliar no equilíbrio hormonal de forma natural.
📆 Durante a fase folicular (do primeiro dia da menstruação até a ovulação), costuma-se usar sementes de linhaça e abóbora. Já na fase lútea (da ovulação até o início do novo ciclo), entram em cena as sementes de gergelim e girassol. A ideia é que os nutrientes presentes nessas sementes possam apoiar a regulação de hormônios como estrogênio e progesterona.
Alguns benefícios do seed cycling:
✨ Redução de sintomas de TPM
🔄 Ciclo mais regular
🌿 Melhora de acne hormonal
🔥 Redução de fogachos (em mulheres na perimenopausa)
🌸 Menos cólicas
📚 Embora ainda estejam em desenvolvimento estudos científicos mais conclusivos, indicam que esses benefícios costumam aparecer após 2 ou 3 ciclos. E que pode ser benéfico até mesmo em condições como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
O melhor é que essas sementes são acessíveis e naturais, e consumi-las sempre traz mais benefícios do que não consumi-las, por isso vale a tentativa de testar esse protocolo! 😉
⚠️ Importante: especialmente em casos de desequilíbrios hormonais mais complexos, não substitua o acompanhamento profissional.
Francine Michelan 🥬🍎🏋️
Nutricionista - Clínica e Esportiva Funcional
Agendamento whastapp 11 941546996