
06/01/2025
Lélia Gonzalez (1935-1994) foi uma das maiores intelectuais e ativistas brasileiras. Filha de uma empregada doméstica e um ferroviário, Lélia rompeu barreiras, se tornando referência no pensamento sobre raça, gênero e cultura no Brasil.
🌍 Como filósofa, antropóloga e professora, Lélia escreveu sobre o impacto do racismo na sociedade brasileira e como ele molda a vida das mulheres negras. Sua obra mais conhecida, “Por um feminismo afro-latino-americano”, destacou a interseccionalidade antes mesmo que o termo fosse amplamente discutido, apontando como o racismo e o machismo afetam de maneira singular as mulheres negras.
📢 Lélia também foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) e militou ativamente para incluir a história afro-brasileira nos currículos escolares – algo que só viria a ser oficializado com a Lei 10.639/03, anos após sua morte.
Quantas mulheres como Lélia Gonzalez passaram invisíveis pela história? Sua luta nos lembra que a negritude não é apenas resistência, mas potência, conhecimento e transformação! Que tal buscar mais sobre ela e continuar o legado de suas ideias?