Neuropsicanálise ABEN

Neuropsicanálise ABEN Associação dedicada ao estudo e divulgação da neuropsicanálise no Brasil. Eventos, Webinários e formações em neuropsicanálise.

11/03/2026

02/03/2026

A ÚNICA CURA:UMA ANÁLISE DA OBRA DE MARK SOLMSA psicanálise como método de cura: Freud e a neurociência da cura mental04...
27/02/2026

A ÚNICA CURA:
UMA ANÁLISE DA OBRA DE MARK SOLMS
A psicanálise como método de cura: Freud e a neurociência da cura mental

04 DE ABRIL DE 2026 | 19h (HORÁRIO DE BRASÍLIA) | ONLINE VIA ZOOM

Você, membro da ABEN – Associação Brasileira de Estudos em Neuropsicanálise, está convidado(a) a participar do webinário “A Única Cura: uma análise da obra de Mark Solms”.

Neste encontro exclusivo, será apresentada uma análise profunda e provocadora do livro The Only Cure: Freud and the Neuroscience of Mental Healing, de Mark Solms, articulando psicanálise, neurociência afetiva e prática clínica contemporânea. A proposta é discutir criticamente a afirmação de Solms de que a psicanálise constitui um método de cura capaz de promover transformações psíquicas duradouras.

Conduzido pelo psicanalista Eduardo Schmidt, o webinário examina o lugar da psicanálise à luz das descobertas da neurociência moderna, revisitando conceitos freudianos centrais, como inconsciente, afetos e experiências precoces, e refletindo sobre seus desdobramentos clínicos atuais.

Este encontro é voltado a profissionais e estudantes que integram a ABEN e desejam aprofundar sua compreensão sobre os fundamentos científicos da psicanálise, o diálogo com a neurociência e os limites e possibilidades do tratamento psíquico na contemporaneidade.

13/02/2026

Nesta aula vamos compreender o Transtorno de Ansiedade Generalizada a partir da neuropsicanálise:
o que o paciente sente, por que sente e como o sofrimento se mantém mesmo quando a pessoa tenta controlar, evitar ou racionalizar.

Quando entendemos qual sistema afetivo está ativado, a clínica deixa de ser combate ao sintoma e passa a ser compreensão do sofrimento.

📅 14/02 às 10h
📍 Via Zoom
🔒 Aula exclusiva para membros do canal

psicoterapia teoriadoapego afeto terapiaprofunda formacaopsicanalitica

27/01/2026

Neurociência Afetiva de Panksepp

Este é o primeiro curso no Brasil de Neurociência Afetiva, estruturado a partir da obra de Jaak Panksepp, o pesquisador ...
23/01/2026

Este é o primeiro curso no Brasil de Neurociência Afetiva, estruturado a partir da obra de Jaak Panksepp, o pesquisador que demonstrou, com base neurobiológica sólida, que os afetos são sistemas primários do cérebro e o verdadeiro fundamento da vida psíquica.

O curso propõe uma formação profunda e aplicada, integrando neurociência, clínica e compreensão afetiva do sofrimento humano. Aqui, emoções não são tratadas como subprodutos da cognição, nem como variáveis a serem controladas, mas como sistemas organizadores da mente, do comportamento e dos vínculos.

Ao longo do curso, você aprenderá como os sistemas afetivos primários estruturam a subjetividade, como o sofrimento psíquico emerge de afetos não elaborados e como a Neurociência Afetiva pode transformar a prática clínica, oferecendo uma leitura mais humana, integrada e cientificamente fundamentada da saúde mental.

Reconhecido internacionalmente pela Association of Human Development and Evolution (AHDE), o curso é voltado a profissionais e estudantes que desejam ir além dos manuais diagnósticos e compreender a mente a partir de sua base mais fundamental: o afeto.

🧠 Ciência
💛 Afeto
🩺 Clínica
📚 Formação sólida e contemporânea






PsicanáliseContemporânea
Neurociência
FormaçãoClínica
CiênciaDoAfeto
Psicologia
Psicoterapia
EducaçãoCientífica
AHDE
ConsciênciaEmocional
CuidadoPsíquico

10/01/2026
07/01/2026

Nossa primeira aula do ano sobre A Formulação de Um Caso Clínico com o prof. Eduardo Schmidt.

Você pode assistir diretamente do YouTube ao se tornar membro e ainda terá acesso ao material de apoio exclusivo.

17/01 às 10h da manhã via ZOOM

.eduardoschmidt

Endereço

RUA MANOEL RIBAS N°1114 CASA 04, CASA 04
Colombo, PR
83406290

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 00:00 - 00:00

Telefone

+5541984749917

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Neuropsicanálise ABEN posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Neuropsicanálise ABEN:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram