07/01/2026
Seguindo minha Peregrinação, fui a Viña del Mar porque eu não poderia vir ao Chile e não conhecer uma das estatuetas gigantes dos Moai, ícones criados na Ilha de Páscoa pelo povo Rapanui, nativos de lá.
Visitei o Museu Fonck e fiquei impressionada de perceber que realmente, enquanto humanidade somos todos conectados simbolicamente.
Fiquei encantada de poder ver ao vivo esse símbolo vivo tão deturpado atualmente que é o Moai.
Para o povo Rapanui eles representam os Ancestrais, os seus líderes que já fizeram a passagem e agora protegem a Ilha.
Fiquei imensamente feliz de também encontrar ali no Museu, a "Pedra Tacita" que é o mesmo tipo de oficina lítica, ou seja onde os indígenas afiavam seus instrumentos de corte, que encontrei na Ilha do Campeche, Florianópolis no Brasil.
E é claro que a cultura celta não ia deixar de me mostrar sua face e suas semelhanças com os símbolos locais, e encontrei também ali o Trinacrio, um símbolo semelhante ao Triskle, mas que faz parte da cultura pré-hispanica do Chile.
O Museu Fonck é incrível e pude ver lá objetos impressionantes como os crânios alongados deformados que são um grande mistério local, encontrei pontas de flechas de Cristal e também cabeças-trófeus, múmias criadas ritualmente com a cabeça dos perdedores de guerra.
A representação do Xamã aqui é o Homem-Jaguar, aquele que consegue mudar de forma e se integrar com a natureza pois está completamente conectado com ela e estava representado em cerâmicas com mais de 2 mil anos.
Aliás, a beleza da Arte cerâmica deles e da produção artística de forma geral é estonteante.
Recomendo imensamente a visita a este Museu! Foi uma honra poder me conectar com a energia espiritual da Ilha de Páscoa, considerada um dos lugares mais isolados do mundo.
O sonho é um dia ir até lá ver os Moai de perto. Mas por enquanto já tô muito feliz de ter podido vê-los no continente mesmo.
A grande verdade que senti e guardei no meu coração é que não importa de qual cultura viemos, os símbolos ancestrais que nos tocam são os mesmos.
No fim de tudo, SOMOS TODOS UM.
Bênçãos dos gigantes pra todos vocês!
Beijo no ❤️
Máh Búadach
Vanayê Lunail Woman