04/04/2018
Durante toda essa semana teremos posts em homenagem ao Dia mundial da conscientização do Autismo (comemorado ontem 02/04).💙 E nada melhor do que começar com algumas informações sobre o TEA.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos e estereotipados. Embora as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, cada uma será afetada com uma intensidade diferente dependendo do seu estado. Cada criança apresenta um nível de TEA: alguns são óbvios desde a primeira infância e outros são sutis e quase imperceptíveis.
É importante entender que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista têm dificuldade em compreender a linguagem corporal de outras pessoas, bem como suas expressões faciais e entonações de voz. Além disso, por terem dificuldade na comunicação, eles nem sempre estão cientes de que estão se comportando de maneira inadequada ou incomodando o outro.
Para ajudar uma criança autista, é necessário aprender tudo o que puder sobre seu transtorno primeiro, já que elas não conseguem compreender a maneira como outras pessoas se comunicam e por isso precisam de instruções bastante explícitas e metódicas sobre como se comportar ou falar com outros.
Na escola, é importante ressaltar que uma criança com TEA não possui um desenvolvimento de aprendizagem linear e concreto. É esperado que ela demore muito a entender uma certa atividade e subitamente alcance o nível de habilidade esperado para sua idade. Elas também são capazes de, ao mesmo tempo, realizar atividades extremamente complexas para sua idade e ter dificuldade em cumprir as tarefas mais básicas.
No entanto, o ambiente escolar é um grande potencial para auxiliar a criança a melhorar suas habilidades sociais de comunicação e a seguir instruções e rotinas. Utilize figuras detalhadas sobre o que irá acontecer no dia: escovar os dentes, hora da leitura, educação física, aula de matemática.
Ofereça o máximo de estimulo visual para que sua compreensão seja mais rápida e motive-a através de recompensas como adesivos, desenhos ou objetos que contenham seus personagens favoritos, você conseguirá que ela fique atenta por mais tempo.
Fonte: http://www.pearsonclinical.com.br/
・