
09/02/2024
O que é a Longevidade?
Hoje partilho uma explicação do Dr. Peter Attia, sobre longevidade que acho muito interessante.
Ele desenha um gráfico com a linha da Healthspan na vertical e a linha da Lifespan na horizontal.
Pede-nos para considerarmos os fatores que mais influenciam a saúde: a cognição e o desempenho físico.
Imaginemos um gráfico onde uma pessoa nasce no tempo zero. Conforme o tempo avança para a direita, a pessoa aumenta a idade cronológica. No entanto, a qualidade de vida vai declinando, até que atinge o zero no ponto em que a linha cruza o eixo horizontal, indicando a morte. Esta linha branca simboliza o processo de envelhecimento sem qualquer intervenção médica.
Agora pensemos numa linha azul que ilustra a trajetória típica com intervenção médica. Inicialmente essa linha segue uma curva semelhante à linha branca, mas consegue adiar a morte através da medicina, embora muitas vezes sem melhorias signif**ativas na qualidade de vida.
Por fim, imaginemos uma linha vermelha, na qual a vida é mais longa, mas não como num filme de ficção científ**a, portanto não se tratando de um aumento exponencial.
O que é notável na linha vermelha é como ela minimiza o declínio na saúde, comprimindo o período equivalente ao declínio.
Quase a finalizar a apresentação ele coloca a questão: quanto da vida de uma pessoa é passada abaixo do 50º por cento de qualidade de vida?
Na verdade, não precisamos de observar o gráfico exemplif**ativo do Dr. Peter Attia,basta-nos recorrer ao nosso poder de observação das pessoas que conhecemos ao longo da vida, quiçá de familiares próximos, para respondermos a esta questão, que assim deixo em aberto, numa tentativa de promover a reflexão individual.
Num mundo ideal, a curva vermelha seria uma linha reta que cairia vertical e instantaneamente no final da vida de uma pessoa. Ainda que isso também seja discutível, porque existem certamente muitas pessoas que gostariam de viver para sempre ( quando penso em imortalidade, lembro-me sempre do filme “Highlander” com o Christopher Lambert, alguém viu? Não era pelas cabeças a rolar, mas punha-me triste…)
Enfim, aqui a questão pertinente é que a curva da nossa vida não está pré-definida!
Felizmente, a ciência dá-nos cada vez mais, ferramentas e conhecimentos para vivermos com saúde. É certo, que neste mundo de oportunidades desiguais onde vivemos, nem todos beneficiam do mesmo, mas com a mentalidade de fazermos o melhor que podemos com o que temos à nossa disposição, eu incentivo-os a investigarem, a pesquisarem e a aplicarem na vossas vidas o que vos fizer sentido.
Para quem quiser consultar o vídeo do Dr Peter aqui f**a o nome do vídeo: “What is Longevity? | Peter Attia, M.D.”
Bem - haja a todos
Mais Idade Com Saúde
́vel