09/08/2017
🙋🏼🙋🏼💁🏼
.solano ()
・・・
Doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten. Termos que se tornaram populares nos últimos tempos.
Inclusive, já falei algumas vezes por aqui sobre o fato de excluir alimentos que contenham o glúten das refeições.
Mas, hoje, quero falar especif**amente sobre um desses termos. Sem entrar no mérito se você deve ou não consumir determinados alimentos. A intenção é mesmo abrir seus olhos para que você possa se fazer alguns questionamentos.
Resumidamente podemos dizer que a doença celíaca é uma resposta imunológica ao glúten, que causa uma inflamação grave no intestino.
Já a alergia ao trigo é uma reação imunológica às proteínas do trigo. Pode apresentar-se com sintomas respiratórios alergia alimentar (sintomas gastrintestinais, urticária, angioedema ou dermatite e urticária de contato)
Por fim, a sensibilidade ao glúten, tema chave da postagem. De forma resumida, é uma intolerância ao glúten, quando a alergia ao trigo e a doença celíaca já foram excluídas.
A sensibilidade ao glúten se apresenta com sintomas intestinais ou extra intestinais (fora do intestino) e que melhoram, ou podem até mesmo desaparecer, após a retirada do glúten.
A sensibilidade ao glúten tem, no primeiro momento, um difícil diagnóstico. Isso porque as suas manifestações não são diretamente ligadas ao intestino. Pode ser uma enxaqueca frequente, dificuldade em perder peso, compulsão alimentar por carboidratos, até mesmo falta de concentração.
Se você apresenta alguns desses sintomas, é preciso ligar o alerta.
Um teste básico, mas que não substitui uma consulta médica, é retirar 100% dos produtos que contenha glúten e fontes ocultas (sopas, saladas, molhos, vitaminas) por aproximadamente 2 semanas (até 4). Depois desse período, reintroduza os alimentos e tente observar se com a exclusão teve alguma melhora
Independente de qualquer resultado, marque uma consulta com o seu médico na tentativa de amenizar maiores problemas.
Grande abraço
Dr. Luiz Gustavo Solano
CRM106353|RQE55075