Sim, o Yoga entra na minha vida naquele que foi o acontecimento mais difícil na história de toda a minha vivência, o meu divórcio. E como chegou sem aviso prévio, o embate foi tão forte, que cai literalmente no chão, o meu mundo desabou. Estava grávida do meu segundo filho o que tornou tudo mais difícil. A família e os amigos mais próximos ajudaram muito, muito mesmo e foram sem dúvida os meus pilares. Levantaram-me do chão e puseram-me novamente a andar, mas a um nível interior precisava de paz e de alguma serenidade. Foi então que decidi começar a fazer aulas de yoga e o primeiro contacto foi péssimo! :) Sai de lá a pensar “isto não é para mim. Parado demais!”. O que é facto é que na semana seguinte estava lá e assim foi por dois anos completos. Apenas tornei consciente em mim todos os benefícios do Yoga aquando da minha paragem da prática.
Entrei num mundo fascinante que me apaixonou de forma imediata e durante alguns anos fui praticando não da forma regular que deveria ou gostaria mas nunca deixei de praticar completamente.
A dada altura começo a pensar e porque não trazer todos os benefícios do Yoga para os meus filhos? Seria preciso esperar até serem adultos para terem acesso a ferramentas tão úteis e que estão ao alcance de qualquer um? Em 2015 decidi tirar formação de Yoga para crianças e foi a partir daqui que o trabalho que desempenhava começou a ser algo complicado de gerir emocionalmente.
Nunca fui apaixonada pelo trabalho que fazia. Sabem aquela vontade de crescer na empresa e de chegar ao topo das funções? Nunca tive. Trabalhei durante 15 anos na área de seguros mas nunca com aquele sentimento de paixão. Eu não sabia o que isso era. Era apenas o meu sustento, e claramente do qual era grata, mas faltava sempre algo, a paixão. Depois da formação de yoga kids, de um momento para o outro vejo-me a dar aulas de yoga para crianças e a sentir um enorme prazer em faze-lo, era algo indescritível, apenas dizer que quando dava aulas de yoga para crianças era como se eu perdesse a minha identidade, deixava de ser a Susana a mãe da Inês e do Afonso, a Susana filha da D.Eugenia e do Sr. Fonseca e era apenas ALMA! E aqui tudo se complica! :) Era muito feliz ao fim de semana mas quando iniciava a semana do trabalho... sentia-me a morrer por dentro todos os dias um pouquinho mais.
Sem me identificar com o trabalho e sem me identificar cada vez mais com a minha rotina, com colegas, com formas de estar, estava literalmente a entrar num beco sem saída. Foi um período muito desmotivador para mim e com tudo o que isso me trazia.
Com o tempo o Universo trouxe muitas famílias para trabalhar, através do Yoga e percebi que a formação que tinha era suficiente para os miúdos mas não para os pais. Foi aqui que decidi tirar uma Formação de Professores de Yoga e sem saber iria ser o mote para deixar tudo para trás e partir à aventura do meu coração. Uma formação que sem saber afinal era para mim e não para os outros. Foi uma formação muito transformadora a nível pessoal e profissional. Comecei esta formação em Maio e em Dezembro já não estava a trabalhar na companhia de seguros. :)
A minha alma deixou de falar para começar literalmente a gritar pela mudança, era cada vez mais audível e claro para mim e fui atrás de algo que sentia no coração mas que não via, que não era palpável mas muito sentido. Tive uma oportunidade para sair da empresa e com medo à mistura assim fiz! Saí! Início o ano dos 40 numa nova vida, num novo Eu, e embarco na aventura de ir à Índia para poder aprender e praticar Yoga e meditação no seu berço, foi a minha viagem de Sonho!
Hoje sou exclusivamente professora de Yoga para crianças e adultos e AMO o que faço, sou completamente apaixonada por esta prática e sinto-me muito feliz por me ter permitido sem medos seguir o meu coração. Também sou terapeuta holística, levando bem-estar através da energia do Reiki e da Massagem de Som Taças Tibetanas, convidando-te a vires experimentar!
A minha missão é levar bem estar através das minhas terapias, bem como a prática de Yoga e todos os seus benefícios a quem se cruza comigo, pequenos e graúdos.
Espero encontrar-te e caminhar alguns passos contigo!
Bem-vindos às minhas paixões!
Hari OM
Susana