29/08/2025
Quem disse que deficiente visual não pode praticar esportes! Olha a oportunidade aí, para o pessoal da cidade de São Paulo.
A prática esportiva é essencial para a saúde e bem-estar. E para pessoas cegas ou com baixa visão, o esporte representa, também, uma melhora no equilíbrio, força muscular, coordenação motora, agilidade, desenvolvimento emocional e oportunidades de socialização – fundamental para a independência e autonomia dessas pessoas. E, pensando nisso, a Fundação Dorina oferece três modalidades esportivas no projeto Esporte para a Vida: Incluindo com Práticas Esportivas.
Conheça mais sobre cada modalidade:
- TAI CHI CHUAN
É uma arte marcial milenar que teve origem na China. Apesar do nome, não são ensinados movimentos em luta ou combate.
- JUDÔ
Com origem no Japão, a arte marcial teve início em 1880. Apesar de ser uma prática voltada para o combate, o Judô também tem elementos filosóficos de evolução individual.
- GOALLBALL
É um esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual, criado na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, e é praticado com seis jogadores em quadra, três em cada equipe, e tem como objetivo fazer gols no adversário.
As oficinas serão realizadas na sede da Fundação Dorina e são abertas para crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão até 17 anos. Você pode inscrevê-los pelo e-mail cursos@fundaocaodorina.org.br .
: Banner com a metade esquerda de fundo amarelo, e no centro o texto: Esporte para a vida. Incluindo com práticas esportivas. Conheça os esportes: Goallball. Judô. Tai Chi Chuan. Na metade esquerda, foto de uma cliente da Fundação de pele branca, vestindo blusa branca e calça preta. Ela tem as mãos juntas em posição de meditação e está com os olhos fechados. Ao fundo, uma foto de árvores. Na parte superior, logos da Fundação e na inferior logos do FUMCAD, CMDCA e Prefeitura de São Paulo. Fim da descrição.