27/07/2025
CURAR O BAÇO
Se estivermos cientes de como funciona o baço, podemos ajudar a mantê-lo saudável.
O que é o baço?
O baço é um órgão que se encontra no seu lado esquerdo, acima do estômago e abaixo das costelas. Tem o tamanho aproximado de um punho. O baço faz parte do sistema linfático, que combate infecções e mantém o equilíbrio dos líquidos do corpo.
Contém glóbulos brancos que lutam contra germes.
O baço também ajuda a controlar a quantidade de sangue do organismo e destrói as células envelhecidas e danificadas.
Algumas doenças podem causar inflamação no baço.
Traumatismos também podem ferir ou quebrar o baço, especialmente se já estiver inflamado.
Se o baço estiver muito afetado, pode ser necessária uma remoção cirúrgica.
Você pode viver sem o baço. Outros órgãos, como o fígado, farão algumas das funções do baço. No entanto, sem o baço, o corpo perderá parte da sua capacidade de combater infecções.
Desde a medicina chinesa
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o baço é um organo Ying, correspondente ao estômago, organo Yang, e pertence ao elemento Terra.
É o órgão encarregado de extrair as substâncias nutritivas dos alimentos e das bebidas para depois transportá-las por todo o corpo a fim de nutrir os tecidos.
O Baço dá suporte ao estômago (que recebe e predige os alimentos) e ajuda o Intestino Delgado a que ambas as entranhas extraiam a essência dos alimentos e expulsem o inútil.
O Baço também direciona os Princípios Imediatos (Chi dos Alimentos) para o Pulmão, onde se liga ao Chi Puro que este extrai do ar, formando o Zong Qi, que colabora na transformação da essência dos alimentos em Chi e em Sangue.
Um baço saudável garante bom apetite, boa digestão, energia e tônus muscular.
Baço deficiente manifesta má digestão, fadiga e diarreia. O Baço também é responsável por poder desfrutar de clareza de pensamento, bem-estar e uma boa memória, graças à sua função de elevar a energia limpa à cabeça. A disfunção do baço vai nos causar confusão e possíveis distúrbios mentais.
O bom funcionamento do baço manifesta-se nos lábios: lábios pálidos, sem brilho, quebradiços e murchos manifestam uma deficiência no funcionamento do baço. - Sim.
Reflexão excessiva (obsessão, preocupação) é a emoção que mais afeta o Baço e pode provocar um bloqueio do Chi deste Órgão, aparecendo sintomas de cansaço, sensação de inchaço no estômago e anorexia. Geralmente, é um mal frequente entre os trabalhadores intelectuais que pode causar-lhes excesso de peso, hipercolesterolemia e aterosclerose.
Uma patologia prolongada também pode afectar seus pulmões, aparecendo sintomas de ansiedade.
EXERCÍCIOS CURATIVOS :
Exercício 1. Envio de energia.
Procure um lugar tranquilo e silencioso. Sente-se em uma postura de meditação, de pernas cruzadas, ou em um banco de meditação, em uma cadeira com as costas erguidas, ou de pé. - Feche os olhos e faça um exercício de relaxamento e harmonização de corpo e mente, com várias respirações conscientes.
1. - Concentre sua atenção no seu baço.
Sorria para ele internamente e agradeça-lhe pelas funções que desenvolve em seu corpo, incentivando-o a curar-se (se estiver doente) e a continuar cumprindo sua missão.
2. - Esfregue as palmas das mãos e coloque-as sobre o baço (no lado esquerdo do corpo, acima da cintura)
a) Imagine uma corrente de energia que sai das suas mãos e entra no seu baço por cerca de três minutos. (não fique atento ao relógio, melhor contar umas 12 respirações lentas se isso ajudar).
b) Visualize agora, por mais três minutos, como o seu baço capta a energia curativa que vem através das suas mãos, e como se regenera, carregando de chi, energia vital.
3. - Visualize seu baço saudável, poderoso, ajudando seu estômago e seu intestino a extrair a energia dos alimentos e a elevá-la até o cérebro, acalmando suas preocupações e obsessões.
Exercício 2. Som curativo
O médico chinês Sun Si Miao, no século VII da nossa era, expôs a teoria dos 6 sons curativos. Cada um dos nossos órgãos vibra a uma determinada frequência, então, emitindo determinados sons, podemos curá-lo, equilibrando sua energia ying yang com a vibração emitida.
Um dos sons, com cuja vibração sintoniza o baço, é Huuuuuuuu.......
Sentado, de costas direitas, ou de pé, na postura wu chi, Harmonize seu coração e acalme sua mente.
1. - Concentre sua atenção no seu baço. Agradeça-lhe pelos recursos que ele desempenha para você. Sorria para ele, internamente.
2. -Inspire profundamente, pelo nariz, e expulse o ar pela boca enquanto você emite o som Huuuuuu. (Ao expelir o ar, expulse também as preocupações e as obsessões e que tanto o prejudicam)
3. -Durante o tempo aproximado de três respirações repousadas, sorria internamente para seu baço e seu estômago, enquanto os envolve em uma luz amarela. E envie-lhes sentimentos de paz e serenidade.
(O exercício é repetido por 3, 6 ou 9 vezes, com o intervalo correspondente, se o fizer em plano preventivo. Se você tiver diagnóstico de alguma alteração no seu baço ou estômago ou qualquer outro órgão integrante da função digestiva, você deve fazê-lo 9 vezes, no mínimo, melhor 36, para obter sua cura
O som não precisa ser externo. Deve ir para o seu baço e estômago, para que eles recebam a vibração.
Assim, essa emissão de som interna pode ser parcticada em qualquer lugar (quando estiver guardando turno para pagar em um comércio, com seu carro em um engarrafamento ou em uma sala de espera, por exemplo). Emite o som, subvocal, para você, para o baço e estômago. )
AMO-NOS
NOS ABENÇOE
DEUS CONOSCO E EM NÓS