Marco Tulio

Marco Tulio cuide-se

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AMEIXA?Além de sabor marcante, a ameixa faz sucesso pelos atributos nutricionais. A fruta é rica ...
09/04/2024

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AMEIXA?
Além de sabor marcante, a ameixa faz sucesso pelos atributos nutricionais. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, e também A, C e K. Contém minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo. Portanto, beneficia também a visão, o sistema imunológico, e o fortalecimento ósseo. Quer mais motivos para consumir ameixa diariamente? Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol, previne a anemia e auxilia a perda de peso.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE AMEIXA?
Essa frutinha pode ser consumida na forma fresca ou desidratada, conhecida como ameixa seca. Na verdade, existem diferentes tipos de ameixa, com formatos, cores e tamanhos diversos. No total, são mais de duas mil variações. São classif**adas em grupos chamados: Japonesa, Americana, Ornamental, Damson, Européia e Selvagem.

Alimento é rico em fibras e substâncias antioxidantes, o que ajuda a manter a saúde do organismoA berinjela é um legume ...
04/04/2024

Alimento é rico em fibras e substâncias antioxidantes, o que ajuda a manter a saúde do organismo
A berinjela é um legume altamente nutritivo. Embora não seja tão pop**ar como o tomate, a batata ou o pimentão, que também fazem parte da mesma família, a berinjela conta com propriedades que fazem muito bem para a saúde.

Além de ser composta por 96% de água, a berinjela também é rica em antioxidantes, vitaminas (A, B e C) e sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio, ferro e fibras. Ainda é pouco calórica e 100g do legume tem apenas cerca de 20 calorias.

Todas essas propriedades fazem com que a berinjela ofereça vários benefícios para a saúde. No entanto, nem sempre conseguimos entender e enxergar de fato a ação da vitamina C, do cálcio ou do ferro no organismo,

Qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2?O diabetes caracteriza-se pela produção ineficiente ou pela resistência à a...
14/03/2024

Qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2?
O diabetes caracteriza-se pela produção ineficiente ou pela resistência à ação da insulina. Esse hormônio produzido pelo pâncreas é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células para produção de energia. A deficiência de insulina eleva a concentração de glicose presente no sangue (hiperglicemia).

Além dos fatores genéticos, hábitos não saudáveis, como tabagismo e sedentarismo, são fatores de risco para a doença. Esta causa está principalmente relacionada ao tipo 2, que corresponde à maior parte dos casos de prevalência de diabetes no Brasil.

Diabetes tipo 1: é caracterizado pela produção insuficiente de insulina, por isso o tratamento inclui a reposição do hormônio. Tem origem autoimune, geralmente durante a infância ou adolescência, mas a causa e a prevenção são desconhecidas.
Diabetes tipo 2: neste caso, o organismo se torna resistente à ação da insulina, sendo necessário manter o nível de glicose no sangue controlado por meio da alimentação e/ou de medicamentos.
Entre os principais tipos, há também o diabetes gestacional, condição exclusiva da gravidez causada por alterações hormonais durante este período. O diagnóstico é realizado durante a rotina do pré-natal, pois os sintomas de diabetes gestacional podem ser imperceptíveis. A doença deve ser tratada para evitar complicações para gestante e bebê.

4 coisas que você precisa saber sobre o diabetes tipo 2
É o tipo mais comum da doença, correspondente a 90% dos casos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde;
Os sintomas mais marcantes são fome e sede constantes e vontade de urinar com frequência. Outros: visão embaçada, formigamento nos pés e mãos e feridas que demoram para cicatrizar, entre outros;
O diagnóstico pode ser realizado por te**es acessíveis. Os exames para diabetes são relativamente simples e baratos;
Medidas de estilo de vida são eficientes para prevenir ou retardar o diabetes tipo 2: evitar açúcar e gorduras saturadas, praticar atividade física regular e não fumar.
Dia Nacional do Diabetes: panorama do diabetes no Brasil
O Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, surgiu como uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar em relação à doença. Outra data observada anualmente é o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, criado pela Federação Internacional do Diabetes também em parceria com a OMS.

Entre as capitais brasileiras, Brasília (DF) e São Paulo (SP) apresentam o maior percentual de prevalência de diabetes no Brasil em 2023: 12,1%. A capital paulista, com quase nove milhões de habitantes, também lidera o ranking de número total de casos: 1.083.135, ante 808.653 na medição anterior, em 2021.

A seguir, veja alguns dos benefícios que ela traz para a saúde.Rica em nutrientesUm dos benefícios da banana para saúde ...
12/03/2024

A seguir, veja alguns dos benefícios que ela traz para a saúde.

Rica em nutrientes
Um dos benefícios da banana para saúde mais gerais é que ela é uma fruta extremamente nutritiva e uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais. O potássio é um dos nutrientes mais conhecidos nas bananas.

Ele e o magnésio, também presente na banana, desempenham “um papel importante na prevenção de cãibras musculares, promovendo a saúde muscular e a recuperação após exercícios físicos”, diz a nutricionista.

Uma banana de tamanho médio pode fornecer quase 9% das necessidades diárias de potássio de uma pessoa.

Até mesmo a polpa e a casca da banana podem ser utilizadas como fontes naturais de pró-vitamina A, de acordo com um estudo publicado na revista Ethnopharmacol.

Isso se deve ao seu conteúdo de carotenóides, compostos fenólicos e aminas, entre outros compostos bioativos benéficos.

A vitamina A é importante para a saúde da visão e da pele, além de ser outro antioxidante benéfico.

Essas propriedades tornam a polpa e a casca da banana interessantes como matérias-primas potenciais para o desenvolvimento de fitomedicamentos ou medicamentos alopáticos.

Reduz pressão arterial
A Associação Americana do Coração (AHA), entre várias outras instituições médicas, aconselha as pessoas a reduzirem a ingestão de sal, ou sódio, e aumentarem o consumo de alimentos ricos em potássio.

Por ser rica nesse material, a banana é naturalmente pobre em sódio.

Ao consumir alimentos com baixo teor de sódio e alto teor de potássio, você pode ajudar a manter um equilíbrio saudável de eletrólitos no corpo, o que pode contribuir para a redução da pressão arterial.

Ou seja, o benefício da banana aqui é desempenhar um papel importante na saúde do coração, ajudando a regularizar a pressão arterial e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Reduz o estresse
Um benefício da banana é reduzir o estresse. Isso acontece porque ela contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

A serotonina tem um papel importante na regulação do humor e das emoções, e níveis adequados desse neurotransmissor estão associados a uma sensação de calma e contentamento.

“Comer bananas pode ajudar a promover a sensação de bem-estar e reduzir o estresse”, afirma Angélica.

Além disso, ela contém açúcares naturais, como a frutose, que podem fornecer uma fonte rápida de energia ao corpo, ajudando a melhorar o humor e a reduzir a fadiga, que muitas vezes pode ser agravada pelo estresse.

Auxilia o tratamento da diarreia
Outro benefício da banana para saúde é que ela é recomendada às crianças e indivíduos que sofrem de distúrbios digestivos, por auxiliar no tratamento de diarreia.

Alimentos naturais beneficiam o funcionamento intestinal, devido ao teor de fibras, promovem o equilíbrio das funções vitais do organismo.

No caso da banana, os carboidratos são absorvidos pelo organismo de maneira rápida, o que favorece o aumento de energia.

E uma banana média fornece aproximadamente 10% das necessidades de fibra de uma pessoa por dia.

As bananas são um elemento importante da conhecida dieta BRAT (sigla em inglês), que é utilizada para tratar a diarreia. Ela quer dizer banana, arroz, purê de maçã e torrada.

A diarréia pode resultar em perda de água e eletrólitos, como o potássio, mas as bananas podem ajudar a repor esses nutrientes.

Alimentos ricos, inclusive, podem causar inchaço, gases e cólicas estomacais em pessoas com doença inflamatória intestinal (DII).

No entanto, um estudo publicado na revista Digestive Diseases and Sciences constatou que as bananas podem melhorar os sintomas nessas pessoas.

Melhora a saúde do coração
Como já dito, bananas contêm fibras, potássio, folato e antioxidantes, como a vitamina C. Todos esses elementos promovem a saúde do coração.

Uma revisão publicada na revista Chiropractic Medicine constatou que pessoas que seguem uma dieta rica em fibras têm menor risco de doenças cardiovasculares do que aquelas com uma dieta pobre em fibras.

Aqueles que consumiram mais fibras também apresentaram níveis mais baixos de lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como “colesterol ruim”.

Previne o crescimento de células cancerígenas
Mais um benefício da banana é prevenir o câncer. Estudos de laboratório sugeriram que a lectina, uma proteína presente nas bananas, pode ajudar a impedir o crescimento de células de leucemia.

A lectina atua como antioxidante. Os antioxidantes auxiliam o corpo na remoção de moléculas conhecidas como radicais livres. Se muitos radicais livres se acumularem, podem ocorrer danos celulares, potencialmente levando ao câncer.

A Revista Americana de Epidemiologia publicou um artigo em que os pesquisadores observaram que crianças que consumiam bananas, suco de laranja ou ambos pareciam ter um menor risco de desenvolver leucemia.

Os autores do estudo sugeriram que isso poderia ser devido ao conteúdo de vitamina C, que também possui propriedades antioxidantes.

Ajuda na diabetes
A Associação Americana de Diabetes também recomenda o consumo de bananas e outras frutas, pois elas são fontes de fibras. Eles destacam que a ingestão de fibras pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine chegou à conclusão de que seguir uma dieta rica em fibras pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.

Mas vale ressaltar que os benefícios da banana para esse público dependem dela ser totalmente madura, como mostrou esse estudo publicado no Diabetic Medicine.

A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido — ele é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.

Assim, as bananas, especialmente as maduras, contêm carboidratos de baixo índice glicêmico, tornando-as uma fonte econômica de carboidratos e uma opção adequada como lanche entre as refeições para pessoas com diabetes tipo 2.

Kiwi: conheça 4 benefícios nutricionais desta fruta exótica 03 DE OUTUBRO DE 2022Kiwi é uma fruta agridoce que deve ser ...
11/03/2024

Kiwi: conheça 4 benefícios nutricionais desta fruta exótica
03 DE OUTUBRO DE 2022
Kiwi é uma fruta agridoce que deve ser consumida in natura logo após a retirada da casca. Ela tem alto índice de vitamina C (praticamente o dobro da laranja), é fonte de magnésio, potássio e proteínas. Por causa das suas propriedades nutricionais, o consumo regular pode ajudar na prevenção da prisão de ventre, redução do colesterol, diminuição de chances de câncer de cólon e ainda aumentar as defesas do corpo.

Por ter fibras, vitamina K, A, E e B6, o kiwi também é benéfico para o bom funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, segundo Diego Ricardo, coordenador do curso de Nutrição do Uninassau - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife - campus Graças. “O indicado é consumir uma unidade da fruta por dia, ou duas ou três vezes na semana, alternando com outras. Também existe um estudo que ligou o consumo de três unidades de kiwi por dia na redução da pressão arterial. Mas o interessante é procurar um profissional nutricionista para ser feita uma avaliação e um plano alimentar”, ensina.

O que é kiwi?
Kiwis são pequenas frutas que contêm muito sabor e muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais poderosos. São doces, fáceis de comer e altamente nutritivas. Além disso, essas pequenas frutas oferecem alguns benefícios impressionantes para a saúde. São um tipo de fruta nativa das montanhas e encostas do sudoeste da China.

Hoje, é cultivada em muitas outras áreas do mundo, incluindo a Nova Zelândia, que é um dos principais produtores. A fruta foi trazida pela primeira vez para lá em 1904 por uma professora chamada Isabel Fraser, que trouxe sementes para casa depois de viajar pela China. Conhecida como groselha chinesa, recebeu o nome de “kiwi” pelos exportadores de frutas da Nova Zelândia graças os pássaros de mesmo nome que não voam e que são endêmicos naquele país.

Botanicamente, os kiwi são classif**ados como bagas. Actinidia deliciosa e A. chinensis são as duas espécies mais consumidas. O kiwi Hayward é verde e ganhou o nome de um homem chamado Hayward Wright, que pop**arizou os kiwis na Nova Zelândia na década de 1920. São de forma oval e do tamanho de um ovo de galinha grande. Eles têm pele marrom difusa, "carne" verde e pequenas sementes pretas. Kiwis também vêm em variedades de polpa amarela ou dourada (A. chinensis). A diferença entre os de polpa verde e de polpa amarela é que os primeiros contêm um pigmento verde chamado clorofila, enquanto os amarelos não.

A pele da maioria das variedades de kiwi deve ser descascada antes do consumo. No entanto, algumas pessoas gostam de comer a casca das variedades dourada ou amarela porque é mais macia do que a dos kiwis verdes.

O que caracteriza a alimentação balanceada?Você já deve ter ouvido falar que um prato colorido é o ideal nas refeições, ...
07/03/2024

O que caracteriza a alimentação balanceada?
Você já deve ter ouvido falar que um prato colorido é o ideal nas refeições, certo? Isso porque, com a variedade de vegetais, verduras, legumes, cereais, carnes e muita água, é possível ter todos os nutrientes para o seu corpo: vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras.

Ou seja, se o seu prato for organizado de modo a suprir as necessidades do seu organismo, você terá uma alimentação balanceada. E pelo contrário do que muitos pensam, é possível ter refeições saudáveis e baratas, vez que a dieta equilibrada ou a dieta colorida demanda alimentos frescos e baratos.

E para detalhar como funciona esse estilo de vida para posteriormente conhecer os benefícios da alimentação balanceada, veja os 3 princípios que resumem o funcionamento da dieta colorida e quais as características de cada pilar.

Variedade
Prato colorido é um sinônimo de variedade quando o assunto é alimentação balanceada, sendo assim, tenha os diversos grupos de alimentos no seu prato. Você pode optar por hortaliças e vegetais que são fáceis de encontrar durante o ano todo. Por exemplo:

Alface.
Berinjela.
Beterraba.
Cenoura.
Mandioca.
Batata doce.
Batata inglesa.
Milho verde.
Entre outros.
Existem outros alimentos que terão safra durante o decorrer do ano. Nesse caso, são as seguintes frutas:

Banana.
Mamão.
Laranja.
Entre outros.
Moderação
De nada adianta comer bem para ter os benefícios da alimentação balanceada se não existir moderação, sendo assim, é importante ter o devido acompanhamento nutricional para que você coma a quantidade suficiente para o seu organismo.

Além disso, o suporte profissional garante que os grupos alimentares sejam distribuídos de modo harmônico, assim, não irão faltar nutrientes, você evita comer em excesso e vai saber quando abrir exceções para ingerir o que gosta.

Vale ressaltar o acompanhamento de um médico nutrólogo, pois, em caso de deficiências no organismo que geram problemas, como anemia, o profissional vai auxiliar a combatê-lo. Ele, em conjunto com o nutricionista, vai te ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida!

Equilíbrio
Por fim, é necessário estabelecer equilíbrio nas refeições, dessa forma, a alimentação balanceada vai te ensinar a buscar a quantidade e qualidade ideal. Isso é importante para respeitar as porções diárias dos grupos alimentares, além de não passar fome ou comer em excesso. Ou seja, comer de tudo um pouco!

E por falar em equilíbrio, é importante ressaltar que a água tem papel fundamental para manter o corpo em harmonia, sendo assim, beba esse líquido para hidratar o organismo!

7 benefícios da alimentação balanceada
Agora que você já sabe como funciona uma refeição saudável, veja abaixo 7 benefícios da alimentação balanceada na sua rotina!

1. Te torna mais saudável
Alimentação balanceada é sinônimo de saúde, sendo assim, ao pensar nos benefícios dessa prática, saiba que você estará sendo uma pessoa mais saudável. Isso porque novos hábitos alimentares ajudam a melhorar a disposição e desempenho nas atividades diárias, o cansaço f**a de lado e ainda é possível perceber que há prazer em comer opções naturais.

Em adição, a alimentação balanceada ajuda a envelhecer de forma saudável, sendo assim, ao comer bem e levar essa prática para a vida, é possível garantir longevidade e satisfação no decorrer dos anos!

2. Ameniza o estresse
O cortisol é um hormônio que pode ser positivo em alguns casos, como na hora de exercitar o corpo e fazer a rotina de treino. Porém, em excesso e diariamente ele prejudica a saúde e pode agravar para problemas sérios no seu corpo.

Ao organizar o seu cardápio de refeições, é possível afirmar que um dos benefícios da alimentação balanceada será a queda do estresse, pois a consciência alimentar ajuda a optar por alimentos e bebidas que possam atuar no controle do problema. Afinal, quem nunca escutou que chá de camomila acalma?

Enfim, são muitas opções disponíveis que vão te ajudar a ter uma vida mais leve e saudável, o que impacta na redução de remédios controlados, como é o caso dos calmantes ou demais substâncias que atuam no relaxamento do corpo.

3. Melhora a produtividade
Sim, a melhora da produtividade é um dos benefícios da alimentação balanceada. Isso acontece, pois com um cardápio equilibrado, você evita alimentos gordurosos e ultraprocessados e, consequentemente, a indisposição f**a de lado e a produção toma conta.

É importante dizer que terão outros impactos secundários, como a redução do consumo de cafeína e bebidas energéticas, vez que será possível, naturalmente, ter disposição para ser produtivo. E para ter mais potência na rotina, não esqueça de aliar a alimentação com exercícios físicos!

4. Otimiza o sistema imunológico
A alimentação saudável está relacionada diretamente com um bom funcionamento do sistema imunológico, sendo assim, ao se alimentar de maneira correta, você terá saúde, bem-estar e um corpo protegido de doenças e infecções!

5. Te ajuda a emagrecer
Emagrecer sempre será um dos melhores benefícios da alimentação balanceada para qualquer um, vez que você estará ajeitando as refeições para o seu biotipo e, como consequência, o percentual de gordura poderá diminuir.

Vale lembrar que esse emagrecimento é para a redução do peso extra ou da gordura estocada pelos excessos da alimentação, sendo assim, não ache que apenas comer bem vai te ajudar a chegar nesse objetivo. Para isso, também é importante ter uma rotina ativa de exercícios!

6. Diminui o risco de doenças
Sejam elas infecciosas ou crônicas, uma boa alimentação ajuda o organismo a responder melhor contra vírus e bactérias. Em adição, por evitar excesso e ter alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais, é possível evitar diabetes e doenças cardíacas. Ou seja, se deseja que seu corpo combata doenças de forma ef**az, invista na alimentação balanceada!

7. Melhora a qualidade do sono
Por fim, o que é melhor do que uma boa noite de sono? Caso você apresente problemas de insônia e precise realizar uma higiene do sono para dormir bem, talvez esteja na hora de rever hábitos alimentares, pois é possível que a má alimentação esteja te causando problemas para descansar!

Alimentação pesada e fora do horário, comer perto de dormir ou ingerir produtos enlatados e industrializados, faz com que seu corpo precise processar o alimento. Em alguns casos, é possível ter indigestão e dificuldades para dormir, dessa forma, invista na alimentação balanceada aliada a certos horários para, assim, melhorar a noite de sono.

Sentir fome a toda hora, mesmo depois de uma refeição, não é normal. Se for uma criança, adolescente ou se a pessoa esti...
06/03/2024

Sentir fome a toda hora, mesmo depois de uma refeição, não é normal. Se for uma criança, adolescente ou se a pessoa estiver grávida, as necessidades nutricionais aumentam e o corpo exige mais alimentos. Porém, para um adulto, emendar uma refeição na outra com lanches, sobremesas e snacks pode indicar outras necessidades do organismo
1) Você não está dormindo o suficiente
Quando a pessoa não consegue descansar sete ou oito horas por noite, a produção de dois hormônios importantes da fome, a leptina e a grelina, f**a desregulada.

A grelina estimula o apetite, enquanto a leptina compromete a sensação de que o organismo está satisfeito depois das refeições.
2) Você está comendo muito pão
Não apenas o pão, mas também bolos, bolachas, macarrão e qualquer outro representante dos carboidratos.

Quanto mais carboidrato você comer, mais insulina é liberada pelo pâncreas para quebrar todas as moléculas de açúcar ingeridas.

Como essas moléculas se quebram e são absorvidas rapidamente, a insulina f**a por ali, esperando mais comida e gerando uma sensação de fome.
3) Você está desidratado
Às vezes não é fome, e a melhor forma de comprovar isso é tomando um copo d’água. Se a “fome” passar, era só vontade.

Mas, como muitas pessoas têm dificuldade em tomar água durante o dia, ingerindo muito menos que os dois litros recomendados, a sede pode se confundir com fome.

Uma dica dos especialistas: antes de comer, lembre-se de tomar um copo d’água.

Sentir fome o tempo todo depende de vários fatores. Foto: Bigstock.
























4) Você está muito estressado
O estresse funciona da mesma forma que a falta de boas horas de sono.

Para manter o nível de serotonina, hormônio que causa tranquilidade e bem-estar, o corpo precisa que você coma, especialmente os carboidratos.

A principal alternativa é trocar as “gordices” por exercícios físicos, que também liberam o hormônio da felicidade e reduzem o estresse.

Outras atividades sugeridas são praticar ioga e escutar uma música tranquila na volta para casa.



5) Você está tomando muita bebida alcoólica
Ingerir bebidas alcóolicas faz o fígado pensar: preciso de muito açúcar para metabolizar tudo isso.

Mesmo que você não precise se alimentar naquele momento, o organismo vai querer que você coma algo bem calórico e com muito açúcar.

Por isso, a primeira opção é o refrigerante. Nesses casos, troque pelo suco de frutas e a água, que vão ajudar da mesma forma, sem prejudicar a cintura, e ainda hidratam.



6) Você está sendo estimulado pelo olfato
Da mesma forma que as imagens, sentir o cheiro da refeição sendo preparada dispara os hormônios para a digestão.

Nos hospitais, é proibido passar com alimentos nos corredores em que estão pacientes que precisam f**ar em jejum por vários dias, como os que sofrem de pancreatite.

Qualquer cheiro de alimento pode fazer com que o pâncreas comece a liberar a insulina, gerando mais fome.



7) Você precisa de mais proteínas e gorduras boas
Tanto a proteína quanto as gorduras monoinsaturadas, ou a gordura boa, dão saciedade, pois demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo.

O ideal é que as proteínas estejam presentes na maioria das refeições: café da manhã com leite ou queijo, almoço com uma opção de carne, lanche da tarde com iogurte e jantar com carne de boi, frango ou peixe.

Para as gorduras boas, prefira óleos, azeites, castanhas, abacates e sementes, sem exagero.



8) Você p**a as refeições
No jejum, o corpo entende que você entrou em inanição e nunca mais vai comer.

Na próxima refeição, você sente muita fome, pois a grelina, hormônio responsável pelo apetite, foi liberada em exagero durante o jejum e faz com que o corpo armazene tudo pelo maior tempo possível.

Esse estoque não vai ser usado pelo organismo, e se deposita na cintura.



9) Você está tomando remédios que dão fome

Alguns antidepressivos e corticoides, usados em tratamentos da asma, por exemplo, podem estimular a fome, sem a pessoa perceber.

Se estiver sentindo mais fome que o normal, converse com seu médico sobre o medicamento que está tomando.



10) Você está sendo bombardeado pelo food p**n
Fotos de pratos incrivelmente brilhantes, fumegantes, que parecem nada menos que absurdamente saborosos são regra nas páginas das redes sociais, atualmente.

Não salivar diante dessas imagens é impossível, e o seu organismo entende que aquilo é o prelúdio de uma refeição incrível também, e começa a se preparar.

Muitas vezes, você come mais do que deveria apenas por ter sido tão estimulado.

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Marco Tulio posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share