13/01/2023
Após uma constelação sobre ab**to, uma mulher sobe ao palco e se senta ao lado de Sophie Hellinger.
HELENE: Assisti esta constelação e fiquei bem calma, quase até o fim. Foi aí que atingiu meu coração. Senti meu coração. Veio a pergunta que eu queria tanto esquecer. Eu não queria mais pensar nisso. Há alguns anos, eu absolutamente queria ter um filho. Quando eu era mais jovem, eu fiz um ab**to.
SOPHIE: Podemos olhar para longe enquanto não ouvimos falar a respeito.
Helene começa a chorar.
SOPHIE: Muitas mulheres se sentem como você. Você não está só. Primeiro, o filho atrapalha e, depois, os outros não vêm porque têm medo de você. Você está tendo a oportunidade - todos têm a oportunidade - de se lembrar. Você pode acender uma vela por cada criança. Vamos colocá-las aqui na frente e em sequência. Faça com amor, faça com carinho. Acenda a vela pequena na vela maior aqui. Antes de colocar a vela pequena no chão, dê um nome à criança para que possamos ouvi-la e ser testemunhas de que hoje você reverência a vida.
Helene dá um nome à criança e coloca a vela na beirada do palco. Ela pega a segunda, terceira, quarta e quinta vela, dá um nome às crianças e coloca as velas, lado a lado.
SOPHIE: Olhe para elas, pense nos pais delas e diga para elas: "Foi realmente bom".
HELENE: Foi bom com o seu pai. Foi realmente bom.
Ela chora.
SOPHIE: Diga às crianças, "Agora, eu vou guardar vocês no meu coração". E diga os seus nomes.
HELENE: Agora, eu vou guardar vocês no meu coração. Ela diz os nomes, em sequência.
SOPHIE: "E eu me lembro de vocês".
HELENE: E eu me lembro de vocês.
Sophie Hellinger para o grupo: Quem mais deseja libertar alguém?
Ao palco, vieram muitas mulheres e até alguns homens do grupo para a acender uma vela por seus filhos abortados e colocá-la ao lado das outras. Ao todo, foram cem velas. Tudo transcorreu no mais absoluto silêncio. Depois da constelação, as velas ainda queimaram até o fim.”
Trecho do Livro de Sophie Hellinger - A Própria Felicidade, vol 2
**to