Jéssica.s2ntos

  • Home
  • Jéssica.s2ntos

Jéssica.s2ntos 💭 Seja a partir de Si-mesmo e torna-te quem tu és!

"Psicoterapia não é fazer interpretações perspicazes e apropriadas; em grande medida, é devolver constantemente ao pacie...
12/11/2024

"Psicoterapia não é fazer interpretações perspicazes e apropriadas; em grande medida, é devolver constantemente ao paciente aquilo que ele mesmo traz. Trata-se de uma complexa derivação do rosto que reflete o que está lá para ser visto. Gosto de pensar dessa maneira sobre meu trabalho e que, se eu o fizer bem o bastante, o paciente encontrará o próprio self e será capaz de existir e de se sentir real. Sentir-se real é mais do que existir; é encontrar um modo de viver como si mesmo, de se relacionar com objetos como si mesmo e de ter um self para onde fugir em busca de relaxamento".

🌹 Winnicott, 1967

💛 Palestra Setembro Amarelo Gratidão à empresa Valclei pelo convite, e a todos os colaboradores que dedicaram alguns min...
24/09/2024

💛 Palestra Setembro Amarelo

Gratidão à empresa Valclei pelo convite, e a todos os colaboradores que dedicaram alguns minutinhos de vida para construirmos um pensamento referente a um assunto tão necessário!
Parabéns à empresa pela iniciativa e pela preocupação com relação à saúde psíquica daqueles que a formam!

💛 Setembro Amarelo
24/09/2024

💛 Setembro Amarelo

SOBRE A EXPOSIÇÃO DO ANALISTA...Afinal, o que de fato pode postar um analista?Com o intuito de preservar a relação trans...
20/08/2024

SOBRE A EXPOSIÇÃO DO ANALISTA...

Afinal, o que de fato pode postar um analista?

Com o intuito de preservar a relação transferencial, a vida do analista sempre foi escondida a 7 chaves dos analisandos. Entretanto, com o avanço das tecnologias, e a inserção cada vez maior das redes sociais, tem sido cada vez mais difícil manter em sigilo essa vida.

Então, entramos na questão, o que de fato pode postar um analista sobre a sua própria vida?

Para construção desse pensamento vou me respaldar da teoria do Desenvolvimento Emocional Primitivo de Winnicott na clínica psicanalítica.

No início da relação transferencial o analisando cria o objeto que já estava ali para ser encontrado, e no desenvolvimento dessa relação o analista passa a ser um objeto subjetivamente concebido para o objeto objetivamente percebido. E entramos naquilo que Winnicott denominou por “uso e destruição de objeto”. Para melhor compreensão, imaginemos uma relação amorosa, onde inicialmente criamos o Outro, nosso Objeto de amor, para sustentar todas as nossas necessidades, e corresponder aos nossos ideais. Entretanto, até mesmo nossas mais lindas idealizações mudam com o passar do tempo, então destruímos esse objeto ideal que enxergamos no Outro, e criamos um novo... Sobretudo, este Outro sobrevive a todas as nossas idealizações e destruições, e passamos a amar não mais um ideal, e sim algo que é da ordem do Real.

Diariamente em nossa clínica trabalhamos com nossos pacientes o desenvolvimento da capacidade e autenticidade de ser e aceitar quem se é. Diariamente trabalhamos sobre questões sintomáticas onde o paciente anula parte de si em busca de aceitação. E aqui eu provoco uma questão! Será que esse ideal em manter a vida do analista (terapeuta) escondida sobre 7 chaves também não é uma busca para obter uma aceitação dos seus analisandos (pacientes)?

Até que ponto devemos sustentar a idealização que os analisandos possuem sobre a nossa vida?

E aqui dou um ponto nessa costura com as próprias palavras de Winnicott, 1968 “Meu trabalho é, definitivamente, ser eu mesmo!”.

#

💭
12/02/2024

💭

💭 Qual percepção você está tendo que está te impedido de dar o próximo passo?
13/01/2024

💭 Qual percepção você está tendo que está te impedido de dar o próximo passo?

"Fazer terapia é como aprender a ler a si mesmo: você nunca sai ileso diante do autoconhecimento, e seria um tremendo de...
08/01/2024

"Fazer terapia é como aprender a ler a si mesmo: você nunca sai ileso diante do autoconhecimento, e seria um tremendo desperdício morrer analfabeto da sua própria história."

🌹 Bianca Pedral

💭
06/01/2024

💭

O Estágio Rumo à Independência está relacionado tanto com a período pré-escolar, como também da adolescência, onde o ind...
30/12/2023

O Estágio Rumo à Independência está relacionado tanto com a período pré-escolar, como também da adolescência, onde o indivíduo vai gradualmente se tornando capaz de se defrontar com as complexidades do mundo, mas não se resume somente a esse período. E, aqui nós vamos fazer uma costura com os períodos anteriores para darmos ponto nos estágios do desenvolvimento emocional.

No Estágio da Dependência Absoluta não poderia ocorrer falhas nos cuidados iniciais, pois essas falhas, ausências prolongadas, ou negligências do tipo “deixa chorar até cansar” provocava no bebê ansiedades impensáveis, ou seja, agonias que o bebê jamais sentiu, e ocorrendo essas agonias o bebê simplesmente precisaria parar o seu desenvolvimento emocional para reagir e se defender de tal sentimento. E a forma como isso pode se refletir em seu futuro, é justamente através da formação de defesas, onde indivíduo sempre precisará estar numa posição defensiva, pois o sentimento que o habita é de sempre estar sendo perseguido, de ter alguém querendo o prejudicar, ele simplesmente não consegue confiar, pois tudo se torna ameaçador. Há desconfiança até nos bons acontecimentos, onde é muito comum se ouvir “isso aqui está bom demais para ser verdade!”.

Entretanto, quando tudo ocorre bem, ele consegue desenvolver a confiabilidade no ambiente e, é justamente isso que vai permitir que ele entre no próximo estágio que é da Dependência Relativa, onde a falha do Outro é necessária. Aqui ele consegue perceber que o ambiente falha, mas essa falha não o “mata”! Ele consegue sobreviver a ausência, a frustração do desmame, ele percebe que quando há perda, também há ganhos que restituem aquilo que foi perdido, então ele caminha Rumo à Independência!

E, é nesse caminho rumo à independência que nós vamos continuamente nos envolvendo e nos identificando com a sociedade, alargando o nosso ciclo social, participando de grupos... Onde a partir do nosso mundo interno nós transformamos o mundo externo, e nos permitimos ser atravessados pelo externo sem que este mude o núcleo daquilo que somos.

Jéssica dos Santos Oliveira
CRP 06 / 194778

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Jéssica.s2ntos posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram