30/12/2023
O Estágio Rumo à Independência está relacionado tanto com a período pré-escolar, como também da adolescência, onde o indivíduo vai gradualmente se tornando capaz de se defrontar com as complexidades do mundo, mas não se resume somente a esse período. E, aqui nós vamos fazer uma costura com os períodos anteriores para darmos ponto nos estágios do desenvolvimento emocional.
No Estágio da Dependência Absoluta não poderia ocorrer falhas nos cuidados iniciais, pois essas falhas, ausências prolongadas, ou negligências do tipo “deixa chorar até cansar” provocava no bebê ansiedades impensáveis, ou seja, agonias que o bebê jamais sentiu, e ocorrendo essas agonias o bebê simplesmente precisaria parar o seu desenvolvimento emocional para reagir e se defender de tal sentimento. E a forma como isso pode se refletir em seu futuro, é justamente através da formação de defesas, onde indivíduo sempre precisará estar numa posição defensiva, pois o sentimento que o habita é de sempre estar sendo perseguido, de ter alguém querendo o prejudicar, ele simplesmente não consegue confiar, pois tudo se torna ameaçador. Há desconfiança até nos bons acontecimentos, onde é muito comum se ouvir “isso aqui está bom demais para ser verdade!”.
Entretanto, quando tudo ocorre bem, ele consegue desenvolver a confiabilidade no ambiente e, é justamente isso que vai permitir que ele entre no próximo estágio que é da Dependência Relativa, onde a falha do Outro é necessária. Aqui ele consegue perceber que o ambiente falha, mas essa falha não o “mata”! Ele consegue sobreviver a ausência, a frustração do desmame, ele percebe que quando há perda, também há ganhos que restituem aquilo que foi perdido, então ele caminha Rumo à Independência!
E, é nesse caminho rumo à independência que nós vamos continuamente nos envolvendo e nos identificando com a sociedade, alargando o nosso ciclo social, participando de grupos... Onde a partir do nosso mundo interno nós transformamos o mundo externo, e nos permitimos ser atravessados pelo externo sem que este mude o núcleo daquilo que somos.
Jéssica dos Santos Oliveira
CRP 06 / 194778