Cristina Greco - Psicóloga Clínica

  • Home
  • Cristina Greco - Psicóloga Clínica

Cristina Greco - Psicóloga Clínica Psicóloga Clínica - CRP 18/04757 ⠀
Especializanda em Teoria Psicanalítica e Clínica Psicoterápica (CIPT - POA).

Calligaris propôs uma reflexão bastante interessante com essa frase. Nosso sofrimento psíquico não vem da infância - vem...
02/06/2023

Calligaris propôs uma reflexão bastante interessante com essa frase. Nosso sofrimento psíquico não vem da infância - vem também de lá.

Engana-se quem acha que a Psicanálise pressupõe que a infância explica todas as dores de uma pessoa. Mas, sem dúvidas, ela também pode explicar. Se são dores antigas, se são dores novas... são dores. E precisam ser ouvidas, acolhidas, entendidas. Com um pouco de sorte e empenho, talvez, até endereçadas. Afinal, "o conhecimento liberta", não?

Me perguntaram ontem se eu acreditava na máxima de que todo mundo deve fazer terapia/análise. Respondi que não, não acre...
01/06/2023

Me perguntaram ontem se eu acreditava na máxima de que todo mundo deve fazer terapia/análise. Respondi que não, não acredito. Isso porque a Psicanálise parte do ponto de que, para haver análise, precisa haver um sofrimento do qual a pessoa não consiga se curar sozinha. E por causa disso, disposta à mudar, queira melhorar e procure ajuda.
E é, exatamente por isso, que a psicoterapia não foi feita para ser confortável. A ideia não é te proporcionar um ambiente "apaziguador". É uma percepção bruta, eu sei. Se há a vontade de produzir uma mudança, há um terreno fértil para a psicoterapia/análise.

É no (constante) aqui e agora que podemos construir algo novo. Todos os dias, temos essa possibilidade. Na terapia, tamb...
03/05/2023

É no (constante) aqui e agora que podemos construir algo novo. Todos os dias, temos essa possibilidade. Na terapia, também acontece assim. Construímos novos recursos à medida que a vida vai acontecendo.

E desse jeito, vamos nos “enriquecendo”.

Fragmentos do texto (maravilhoso) “Brincar de Pensar” da Clarice Lispector. Achei que valia compartilhar ♡
01/02/2023

Fragmentos do texto (maravilhoso) “Brincar de Pensar” da Clarice Lispector. Achei que valia compartilhar ♡

sso depende, claro, do contrato inicial feito com a sua psi. Mas a verdade e que faltas são cobradas porque falam de um ...
30/01/2023

sso depende, claro, do contrato inicial feito com a sua psi. Mas a verdade e que faltas são cobradas porque falam de um espaço: na agenda e para o analista. O seu horário e seu. E existem formas diferentes de ocupá-la. Inclusive não ocupar.

Quando eu comecei minha analise pessoal, minhas faltas eram muito frequentes. Arrumava qualquer desculpa para não ir. Minha analista, inteligentíssima, entendeu que aquilo falava muito sobre uma dinâmica minha. E sim, precisei arcar com minhas faltas. Aos poucos, passei a preencher aquele espaço e trabalhar o que vinha. Não demorou muito a me autorizar a ocupar o meu lugar. Dentro e fora da analise. Aquela experiencia foi tão estruturante para mim… Foi-me permitido faltar para me “inteirar”.

Sua falta e cobrada porque e exatamente isso. E um lugar que você ocupa. Existe todo o lado do seu psi também ser um profissional liberal e os buracos na agenda também afetam a parte financeira, afinal, e um compromisso.

Não é incomum procurar algum serviço que a gente precise primeiro no Instagram (para ver se aquele profissional “encanta...
27/01/2023

Não é incomum procurar algum serviço que a gente precise primeiro no Instagram (para ver se aquele profissional “encanta” a gente, seja pelo feed, pelos stories ou pela própria vibe da pessoa). Do mesmo jeito que passamos na frente da loja para ver a vitrine e saber se tem a ver com a gente ou não. Muitos psis também tem usado a plataforma como um cartão de visitas. Inclusive eu.

Mas o que mais me chama a atenção e que, em muitos casos, as pessoas tem assumido a postura de que o Instagram e a relação. E aqui, temos um ponto que me causa um certo receio. Eu estou na internet desde 2007. Fotolog, Flogao, Orkut, blogs, Facebook, MySpace… vi de tudo um pouco. E não posso dizer que não é possível criar relações maravilhosas através das redes sociais. Fiz muitos amigos a distância que me acrescentaram e acrescentam ate hoje.

Mas amizades e relações profissionais - ainda mais com seu psi - são diferentes. E precisam ser. O Instagram não cria o vinculo analista x paciente. Mas certamente, pode ser uma porta para isso. Se soubermos diferenciar isso, só temos a ganhar.

Hoje, vim trazer a dica de um filme. Assisti o Discurso do Rei por sugestão de uma professora da especialização e não me...
25/01/2023

Hoje, vim trazer a dica de um filme. Assisti o Discurso do Rei por sugestão de uma professora da especialização e não me arrependi nenhum pouco! Embora seja um pouco antigo (é de 2010), vale muito até hoje àqueles que são da Psicologia e da Psicanálise. Na história, Albert ascende como o rei George VI da Inglaterra mas possui uma dificuldade cruel com a fala: a gagueira. Sua esposa encontra um terapeuta pouco ortodoxo que utiliza técnicas pouco convencionais para fazê-lo superar a questão com a comunicação. Podemos ver um pouquinho de Freud e Lacan no enredo e, sem dúvidas, cria muita pauta para debate.

Se você já assistiu O Discurso do Rei, me conta o que mais te chamou a atenção? ⤵️

Sabe qual é o maior desafio de estar em análise ou fazer psicoterapia? Não, não é só o compromisso financeiro (que é um ...
23/01/2023

Sabe qual é o maior desafio de estar em análise ou fazer psicoterapia? Não, não é só o compromisso financeiro (que é um dado de realidade).

A maior dificuldade que se poderia deparar é a de escutar a si mesmo. Tem muita coisa que a gente fala - em rodas com os amigos, à toa - que, quando a gente se propõe pensar no que falou, a história muda um pouco. Às vezes, parecia só uma br**cadeira… até ver o qual autodepreciativa era… às vezes, era só um pensamento maluco de voltar com o ex… até perceber o quanto a ideia estava ligada a um apego ao sofrimento.

Não tenho duvidas que o que nos cria muita resistência para um ambiente de terapia também é o “se ouvir”. Dói porque, na maior parte do tempo, não prestamos atenção nas nossas palavras. E é através delas que se pode transformar tanta coisa. Com um pouquinho de sorte, até a dor em algo mais produtivo.

Foi desafiador, difícil, singular, movimentado, feliz… foi muita coisa. E foi muita coisa diferente para pessoas diferen...
31/12/2022

Foi desafiador, difícil, singular, movimentado, feliz… foi muita coisa. E foi muita coisa diferente para pessoas diferentes, sem dúvidas. Mas 2023 chega com a possibilidade de ser. Ser como quisermos e como fizermos.

Desejo que seu novo ano seja e que, mais do que isso, você seja capaz de fazê-lo. Mesmo com os momentos difíceis e frustrantes que virão. Que os felizes e de superação sejam ainda maiores.

Com carinho,
Cris.

Voltei com essa dura verdade para você e para mim. Sabe quando você tem um milhão de ideias, se anima para começar vinte...
21/11/2022

Voltei com essa dura verdade para você e para mim. Sabe quando você tem um milhão de ideias, se anima para começar vinte projetos ao mesmo tempo e... deixa eu adivinhar! Não faz nada. Não sai do lugar. A ideia de ler 50 páginas por dia, ir consistentemente para a academia, trocar todas as refeições para saudáveis, organizar o guarda-roupa inteiro junto com a casa no final de semana... e como era coisa demais, nada fez.
Pois é... eu sei. Até parece que somos programados para nos sabotar! Quase como se fôssemos no sentido contrário do que desejamos. Por isso, deixo uma dica prática aqui para nós. Comece pequeno. Com uma coisa. Sem rumos demais. Lembre-se que é mais fácil se movimentar quando a bússola aponta para uma só direção. 🧭

A visão de Winnicott (um grandeteórico psicanalista) sempre me intrigou. Ele adiciona uma serva poesia inocente às serie...
15/09/2022

A visão de Winnicott (um grande
teórico psicanalista) sempre me intrigou. Ele adiciona uma serva poesia inocente às seriedades da Psicanálise, sem torná-la infantil. Essa frase, em especifico, me atravessa bastante.

Sim, a psicoterapia tem a ver com duas pessoas br**cando juntas. E tanto faz a idade da dupla: se é atendimento infantil, adolescente ou adulto. A gente br**ca em consultório porque a vida precisa de certa graça. Nas melodias que os diferentes momentos da vida, a gente aprende a dançar outros passos que não são mais os nossos originais.

E na terapia, a gente ri, a gente chora, a gente ouve, a gente fala. A gente ouve falar. A gente fala ouvindo. A gente vive. E, com muito otimismo, constrói outras vias, rotas, possibilidades. Já brincou hoje?



Cristina Greco Gomes.
CRP 18/04757.

Ser psicólogo é estar nos bastidores. Damos ferramentas, criamos recursos, padecemos junto. O trabalho é em dupla - ou f...
27/08/2022

Ser psicólogo é estar nos bastidores. Damos ferramentas, criamos recursos, padecemos junto. O trabalho é em dupla - ou família. É a mistura da técnica e da teoria. Com um ingrediente extra: a empatia. É saber o lugar que ocupa. Vislumbra-lo todo dia. É ouvir, é receber, é partilhar. Ser guiado e conseguir guiar. Mas o protagonista é sempre quem está à nossa frente. Ficamos nos bastidores para que você possa e consiga brilhar.

Feliz dia do psicólogo, colegas! 🌹

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Cristina Greco - Psicóloga Clínica posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share