Paloma Ribeiro - Psicóloga

  • Home
  • Paloma Ribeiro - Psicóloga

Paloma Ribeiro - Psicóloga Atendimento em psicoterapia para adolescentes, adultos e avaliação bariátrica.

Muitas vezes, crescemos acreditando que precisamos apenas seguir em frente, ignorar o que passou ou aceitar que “é assim...
08/07/2025

Muitas vezes, crescemos acreditando que precisamos apenas seguir em frente, ignorar o que passou ou aceitar que “é assim mesmo”. Mas a verdade é que podemos olhar para a nossa história com mais compaixão e cuidado.

Na terapia, aprendemos a reconhecer que nossas dores, traumas e vivências não precisam ser um ponto final, mas eles podem ser um recomeço.

Não se trata de apagar o que já foi vivido, mesmo que muitas vezes a gente deseje isso, mas podemos compreender o que aconteceu, dar novos signif**ados as nossas vivências, resgatar o que faz sentido e deixar para trás o que já não cabe mais.

A mudança começa quando nos permitimos olhar para nós mesmos com compaixão.
Talvez você esteja em um momento difícil, mas temos chances de ressignif**ar nossa história.

Se cuide! 🤍

Nem todo vínculo justif**a um perdão.Perdoar é uma escolha, não uma obrigação. E o fato de alguém ser da sua família ou ...
27/06/2025

Nem todo vínculo justif**a um perdão.

Perdoar é uma escolha, não uma obrigação. E o fato de alguém ser da sua família ou uma pessoa que você ama, não signif**a que você precise apagar suas dores para manter esse laço.

Você pode amar e ainda assim colocar limites. Pode desejar o bem e ainda assim se afastar. Pode sentir saudade e, mesmo assim, entender que preservar sua saúde emocional vem antes de manter relações que te feriram.

Perdão não é sinônimo de aceitar tudo.
E você não é uma má pessoa por escolher se proteger.

Se cuide! 🤍

Um dos maiores desafios da ansiedade é lidar com a falta de controle da vida.⠀Quando estamos ansiosos, tentamos prever, ...
23/06/2025

Um dos maiores desafios da ansiedade é lidar com a falta de controle da vida.⠀

Quando estamos ansiosos, tentamos prever, planejar e controlar tudo ao nosso redor, como uma TENTATIVA de nos proteger do inesperado.

Criamos rotinas rígidas, antecipamos todos os cenários possíveis e, muitas vezes, nos cobramos por aquilo que está completamente fora das nossas mãos.

É importante entender que, embora algumas estratégias de organização ajudem a reduzir a ansiedade, o controle total é uma ilusão. E quanto mais tentamos controlar tudo, mais nos frustramos e alimentamos a própria ansiedade.

Aprender a lidar com a incerteza, confiar em si mesmo e desenvolver ferramentas para lidar com a falta de controle é muito importante para a construção de mais bem estar.

Acolher a sua ansiedade não é aceitar sofrer, mas é reconhecer que ela está ali e buscar entender os motivos dela estar presente.

Se você sente que está vivendo nessa tentativa constante de controle, talvez seja hora de olhar com carinho para isso e, quem sabe, buscar apoio psicológico.

Se cuide! 💜

Muitas vezes, quem passou por uma relação abusiva carrega não só as marcas do que viveu, mas também um sentimento profun...
09/06/2025

Muitas vezes, quem passou por uma relação abusiva carrega não só as marcas do que viveu, mas também um sentimento profundo de culpa.
“Como eu não percebi antes?”
“Por que eu permiti que isso acontecesse?”
“Será que fui fraca?”

Essas perguntas, embora seja natural que aconteçam, faz com que surja uma autocrítica injusta.
A verdade é: relacionamentos abusivos são construídos de forma muito sutil, silenciosa, velada, e frequentemente envolvem manipulação emocional, controle e isolamento.

Não se esqueça que a responsabilidade NUNCA é de quem sofreu o abuso.
Você não tem culpa por ter confiado, por ter amado, se dedicado e por ter acreditado que poderia ser diferente.

O processo de cura começa quando reconhecemos o que vivemos, sem julgamentos, com compaixão e acolhimento. Você merece respeito, cuidado e segurança sempre. Buscar ajuda pode ser um começo para que você consiga de reestabelecer e se fortalecer.

Se cuide! 🤍

Você não precisa justif**ar os seus limites para que eles sejam válidos. Eles existem para proteger o que é importante p...
03/06/2025

Você não precisa justif**ar os seus limites para que eles sejam válidos. Eles existem para proteger o que é importante para você: seu bem-estar e sua saúde mental.

Muitas vezes sentimos culpa por dizer “não”, por não atender às expectativas alheias ou por nos priorizar. Mas a verdade é que comunicar nossos limites de forma clara e respeitosa já é o suficiente. ⁠

Dizer “isso não funciona pra mim”, “preciso de um tempo” ou “não posso ajudar com isso agora” é um ato de autocuidado — e não de egoísmo.⁠

Lembre-se: você não precisa se explicar para ser respeitado(a).

Portanto, reflita em quais limites você tem evitado comunicar por medo da reação do outro?

Se cuide! 🤍

A psicanálise, especialmente a teoria freudiana, sugere que a comida pode ser utilizada como um meio de satisfação emoci...
08/04/2025

A psicanálise, especialmente a teoria freudiana, sugere que a comida pode ser utilizada como um meio de satisfação emocional. A compulsão alimentar pode ser vista como uma tentativa de lidar com sentimentos de ansiedade, insegurança, tristeza ou vazio. A comida, nesse caso, torna-se algo que proporciona conforto ou prazer momentâneo, servindo como uma defesa contra emoções difíceis.

Os comportamentos alimentares podem refletir conflitos internos mais profundos, muitas vezes relacionados a questões de controle, identidade e autoestima. A compulsão alimentar pode ser uma maneira de expressar e resolver esses conflitos, que podem ter raízes na infância, como experiências de abandono, negligência ou expectativas familiares.

Diante de tudo isso, muitas vezes é importante buscar ajuda para atravessar esse momento, para você ter suporte e conseguir identif**ar qual lugar que a comida entra na sua vida.

É importante destacar que a compulsão muitas vezes é a saída que encontramos para lidar com nossos sentimentos e angústias. No entanto, precisamos encontrar soluções mais saudáveis, além de buscar conforto e bem-estar em outras coisas da vida. Portanto, busque se perceber que está muito difícil.

Se cuide!

No último dia 30, eu e o Ian comemoramos 15 anos juntos. Daqui a pouco teremos mais tempo juntos de vida do que separado...
03/04/2025

No último dia 30, eu e o Ian comemoramos 15 anos juntos. Daqui a pouco teremos mais tempo juntos de vida do que separados. Passamos por muitas coisas juntos e só conseguimos atravessar esses desafios porque nos mantivemos unidos. Ao longo dos anos, conseguimos construir uma relação sólida.

E como podemos construir uma relação sólida?

É fundamental criar um ambiente de confiança, respeito e cuidado mútuo para que a relação possa crescer e se fortalecer. A comunicação é a base de qualquer relação saudável. É importante ouvir atentamente o que a outra pessoa está dizendo e mostrar que você está interessado e que se importa.

Além disso, precisamos buscar construir uma relação em que nos sintamos seguros para expressar nossos sentimentos e vulnerabilidades, um lugar onde possamos encontrar acolhimento e suporte. Para isso, precisamos validar os sentimentos do outro e respeitar seus limites.

Construir uma relação saudável dá trabalho; é necessária a disponibilidade das partes.

Ao meu companheiro de vida, obrigada por todos esses anos juntos.
Te amo com todo meu coração!

A vida é marcada por uma transitoriedade constante.Despedir-se do que somos implica em reconhecer que, ao longo das expe...
14/03/2025

A vida é marcada por uma transitoriedade constante.

Despedir-se do que somos implica em reconhecer que, ao longo das experiências — sejam elas alegres ou dolorosas — vamos acumulando não apenas lembranças, mas camadas de entendimentos que nos influenciam muito.

Cada etapa que fechamos leva consigo uma parte de nossa identidade, que pode ser dolorosa ou libertadora. Ao nos despedirmos de certos comportamentos, crenças ou até mesmo de versões passadas de nós mesmos, estamos simultaneamente abrindo espaço para novas possibilidades.

Aprender a abraçar essa transição é um ato de coragem, pois muitas vezes o desconhecido provoca ansiedade.
Mas, é nesse espaço incerto que reside o potencial de crescimento e amadurecimento.

É importante lembrar que crescer envolve abrir mão de partes de nós mesmos, mas também nos dá a chance de abraçar o novo.

Se cuide! 🤍

Nos atendimentos que realizo, observo com frequência um padrão preocupante: muitas pessoas sentem que precisam se esforç...
18/02/2025

Nos atendimentos que realizo, observo com frequência um padrão preocupante: muitas pessoas sentem que precisam se esforçar excessivamente para merecer amor e aceitação.

Essa busca incessante por validar seu valor por meio de sacrifícios e disposições extremas pode, antes de tudo, ser um sinal de que precisamos repensar as nossas crenças e expectativas em relação ao amor.
É comum acreditar que o amor deve ser conquistado, que precisamos nos “provar” de alguma forma para sermos dignos dele.

No entanto, o que frequentemente se revela é que esse esforço exagerado pode resultar em relações desiguais e prejudiciais. Ao se sacrif**ar continuamente, você pode acabar se esquecendo de quem realmente é, moldando sua identidade para agradar o outro, e isso é perigoso. Essa dinâmica pode levar a um desgaste emocional profundo, à perda de identidade e, tragicamente, à ideia de que o amor só será alcançado através do sofrimento.

Um amor saudável deve permitir que você seja exatamente quem é. Isso é o mínimo que se pode esperar de uma relação baseada no respeito mútuo. Viver um amor saúdavel não deve exigir sacrifícios que anulem quem você é, pelo contrário, ele deve reforçar a sua individualidade e promover um espaço seguro para ser você.

Então, pergunte-se: você realmente precisa se esforçar além do normal para receber amor?

O amor que você merece é aquele que valoriza quem você é, exatamente do jeitinho que você é.

.
25/01/2025

.

Quem nunca se sentiu culpado por alguma coisa que fez ou deixou de fazer, né?A culpa aparece quando a gente acha que não...
21/01/2025

Quem nunca se sentiu culpado por alguma coisa que fez ou deixou de fazer, né?

A culpa aparece quando a gente acha que não seguiu nossas próprias regras ou acabou quebrando aquelas normas morais que todo mundo conhece. E, assim como outras emoções, quando a culpa exagera, pode fazer a gente pensar em coisas ruins e f**ar paralisado.

Mas quando tá na medida certa, a culpa pode ensinar bastante. Pra isso acontecer, o ideal é assumir o que fez de errado em vez de f**ar se martirizando com remorso. Pedir desculpas e mudar o jeito de agir também ajuda muito. É normal sentir um pouco de tristeza pelo erro, mas não deixa o pessimismo tomar conta!

A culpa vira um problema quando você entra num ciclo chato de negatividade: se critica demais, f**a sem dormir direito, tem pesadelos e tá sempre mal-humorado e ansioso.

Se isso acontecer com você, o melhor é procurar um profissional que possa te ajudar a transformar essa situação em aprendizado e novas formas de ver as coisas!

Se cuide!

Você sabia que o descanso é uma parte fundamental da sua produtividade? Muitas vezes, associamos a produtividade a longa...
17/01/2025

Você sabia que o descanso é uma parte fundamental da sua produtividade?

Muitas vezes, associamos a produtividade a longas horas de trabalho e esforço contínuo, mas na realidade, não podemos ignorar a importância das pausas.

Quando nos permitimos descansar, estamos dando ao nosso cérebro e ao nosso corpo a chance de se recuperarem. Esse tempo de pausa é crucial para processar informações, aumentar a criatividade e melhorar a tomada de decisões. Muitos estudos mostram que intervalos regulares podem ajudar a evitar o esgotamento mental e físico, permitindo que voltemos com mais foco e energia.

Além disso, o descanso não se resume apenas ao sono. Inclui também momentos durante o dia para se desconectar, seja através de uma caminhada rápida ou tomar um café.

Portanto, da próxima vez que você sentir vontade de trabalhar sem parar por horas seguidas, lembre-se: tirar um tempo para descansar pode ser exatamente o que você precisa para ser mais produtivo!

Se cuide! 💜

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Paloma Ribeiro - Psicóloga posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Paloma Ribeiro - Psicóloga:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Practice
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share