30/11/2019
🌺 O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, ge***al ou a**l), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região ge***al e no â**s) e câncer, a depender do tipo de vírus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👩🏻⚕️ É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). 2 anos após o início da vida sexual, 50% das mulheres já apresentam teste positivo para a presença do DNA de HPV.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💭 90% das infecções são de caráter transitório, onde há clareamento do vírus em torno de 2 anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
◾ O diagnóstico pode ser feito através de exames clínicos e laboratoriais, incluindo exame ginecológico e dermatológico, além do exame preventivo Papanicolau (citopatologia), colposcopia, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
◾ A medida preventiva mais eficaz é a vacina, que é distribuída gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, pessoas que vivem HIV e pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos. Entretanto, mulheres em outras faixas etárias e que já possuem vida sexual ativa também podem ser vacinadas!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
◾ A vacina protege contra os subtipos 16 e 18 (principais responsáveis pelo câncer de colo uterino) e 6 e 11 (principais responsáveis pelas verrugas genitais).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
◾ O uso do pr********vo é outra importante forma de prevenção do HPV. Contudo, seu uso, apesar de prevenir a maioria das IST, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois, frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela ca*****ha (v***a, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌸 Portanto, realize o rastreamento com Papanicolau e consultas ginecológicas periódicas e considere a vacina, além do uso do pr********vo! Ter o vírus não é um problema, cuide-se!
Fonte: Febrasgo e Ministério da Saúde