06/10/2024
Acredite ou não, a temperatura da água pode ser tão importante quanto os cosméticos que você usa, que devem estar sempre adaptados ao seu tipo de pele. Para entender um pouco mais sobre limpeza facial e sobre como lavar o rosto, vou te orientar sobre coisas mais básicas 🧐
Em primeiro lugar, saiba que não adianta adaptar a temperatura dependendo da estação do ano. Por exemplo: lavar o rosto com água fria no verão e lavar o rosto com água quente no inverno. Isso é um grande erro. Como as temperaturas extremas podem influenciar diretamente na aparência da pele, o ideal é lavar o rosto com água morna, tendendo a esfriar, evitando água quente ou muito quente.
Para aquelas pessoas que não toleram água fria, a recomendação é lavar o rosto com água morna e diminuir gradativamente os graus. Desta forma, você poderá estimular a circulação e relaxar os músculos faciais. Além disso, a água morna é o mais recomendado para acne ou peles sensíveis. Por isso é a melhor opção quando falamos em limpeza facial.
Mergulhar o rosto em água fria tem muitos benefícios. Por isso é altamente recomendável usá-la em nossas rotinas de limpeza facial. Embora tenhamos apontado que o ideal é água morna, também especif**amos que a tendência deve ser o uso de água fria. É que a água fria traz vários benefícios, como:
Tonif**ar a pele;
Ajudar a estimular a circulação;
Permitir melhor eliminação de toxinas pelos capilares;
Prevenir acne e outros problemas de pele;
Ajudar a dar um efeito firmador;
Reduzir a inflamação facial.
Para bons resultados, a recomendação é umedecer levemente o rosto com água morna. Depois, aplicar o limpador e trabalhar com ele para penetrar na pele e remover a sujeira. Em seguida, enxágue com água fria para ajudar a fechar os poros, pois a temperatura morna abre os poros, selando a cútis para que fique perfeitamente limpa e tonif**ada.
A água morna, além de ajudar a obter uma limpeza profunda, contribuirá também a manter a pele mais saudável. Assim, evitará que o rosto sofra mudanças bruscas de temperatura que podem desequilibrá-lo.
melhor opção, se quiser usar água quente, deve ser na hora de tirar a maquiagem, já que a água fria dificulta a remoção da maquiagem, endurecendo-a. Além disso, usando água quente, você pode realizar limpezas faciais específ**as. Por exemplo, em casos de remoção de cravos, o v***r da água permite que os poros entupidos se dilatem. Outro bom momento é antes de retirar os pelos faciais, pois as altas temperaturas permitem que os folículos se abram, facilitando a extração.
Como você pode ver, a água quente e seu v***r podem ser úteis para realizar uma limpeza facial profunda. No entanto, deve-se limitar o seu uso, pois, ao contrário, desidrata a pele e elimina os óleos naturais que a protegem, resultando em ressecamento e maior produção de sebo.
Agora, sabendo que água quente, morna ou fria tem momentos específicos para ser usada, veja qual é a sua necessidade ao lavar o rosto. Só não se esqueça de sempre limpar bem a pele para não ter problemas dermatológicos em decorrências de sujidades.