13/07/2025
Você que vive com HIV e iniciou o tratamento: você é uma pessoa muito corajosa.
Iniciar o tratamento não é só uma decisão médica — é um ato de coragem profunda, de enfrentamento, de amor-próprio e de esperança. Não é fácil lidar com o turbilhão de emoções que vem com o diagnóstico. Não é simples levantar a cabeça diante de todos os preconceitos que existem — na sociedade e, principalmente, dentro de você mesmo. Mas você fez isso.
Você enfrentou o medo, o estigma, a desinformação. Você teve que lidar com o silêncio, com olhares, com julgamentos, com a dúvida se seria capaz de seguir em frente. E ainda assim, escolheu cuidar da sua saúde. Escolheu continuar. Escolheu viver.
O tratamento do HIV é uma ferramenta poderosa. Ele permite que o vírus fique indetectável e intransmissível (i=0), protege o seu corpo, fortalece sua saúde e devolve sua autonomia. Mas mais do que isso, ele representa um marco emocional: o momento em que você disse “eu mereço viver bem”.
Então, se hoje você está em tratamento, celebre. Reconheça. Se abrace. Porque você teve a coragem de começar — e isso é gigantesco.
Você está de parabéns. E não está sozinho. 💪🏽
Dr Silvio.