Foco Saúde Angola

Foco Saúde Angola Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Foco Saúde Angola, Medicina e saúde, Belas.

O portal "Foco Saúde Angola” é uma plataforma criada com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento do sector da saúde no país, através da partilha de informações úteis e notícias relevantes, dicas de saúde e bem-estar.

Um estudo publicado na Acta Portuguesa de Nutrição revela que 47,1% das crianças com menos de cinco anos nas províncias ...
17/07/2025

Um estudo publicado na Acta Portuguesa de Nutrição revela que 47,1% das crianças com menos de cinco anos nas províncias do Sul de Angola vivem com desnutrição crônica, as situações mais críticas foram registadas na Huíla e no Cunene.

Outro dado alarmante: apenas 3,5% das crianças entre 6 e 23 meses têm uma dieta minimamente aceitável, segundo os critérios da OMS, ou seja, apenas 1 em cada 30 crianças consome alimentos de pelo menos quatro grupos alimentares e realiza o número mínimo de refeições recomendado pela OMS.

Apesar da gravidade, o estudo destaca um ponto positivo, o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses ultrapassa as metas da OMS atingindo 73,1% no Cunene e 63,2% na Huíla.

A tendência geral no entanto é preocupant, nos últimos 15 anos, o estado nutricional das crianças na região tem piorado, apesar da existência de programas e políticas públicas.

A análise foi realizada por investigadores da Universidade do Porto, em parceria com o Ministério da Saúde de Angola, no âmbito do Programa FRESAN, financiado pela União Europeia.

Leia a matéria completa acessando www.focosaude.ao ou o link na bio.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, já se encontra em França para participar no Fórum Humanitário Internacional sobre ...
16/07/2025

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, já se encontra em França para participar no Fórum Humanitário Internacional sobre os Benefícios da Tecnologia Cirúrgica.

Durante a sua intervenção, agendada para hoje, quarta-feira, a ministra vai apresentar os avanços inéditos de Angola na cirurgia robótica, com destaque para as operações realizadas no país entre 2024 e 2025, um marco para a saúde africana.

O Ministério da Saúde reforça que Angola está na vanguarda da inovação médica no continente, apostando num sistema de saúde moderno, inclusivo e resiliente.
Além das sessões principais, a ministra participará num encontro reservado entre ministros da saúde, onde serão debatidas soluções para:
- Melhorar o acesso equitativo à saúde
- Reforçar a formação de quadros locais
- Promover a transferência sustentável de tecnologia médica

Leia a matéria completa acessando www.focosaude.ao ou o link na bio

O Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS) anunciou esta terça-feira que foram notificados 13.037 casos de hepati...
16/07/2025

O Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS) anunciou esta terça-feira que foram notificados 13.037 casos de hepatite B no país entre 2021 e junho deste ano. Desse total, 92% concentram-se em Luanda, reflexo da maior disponibilidade de unidades sanitárias e capacidade de diagnóstico na capital.

Os dados foram divulgados por José Van-Dúnem, director-geral adjunto do INLS, durante o lançamento da campanha alusiva ao Dia Mundial das Hepatites, celebrado em 28 de Julho.

José Van-Dúnem alertou que, apesar de ser prevenível e tratável, a hepatite viral causou 1,1 milhão de mortes em 2022 (dados da OMS). Estima-se que 253 milhões de pessoas vivam com hepatite B crônica, principalmente em África e Ásia.

Leia a matéria na íntegra acessando www.focosaude.ao ou o link na bio

16/07/2025

A falou em entrevista no Foco Saúde sobre o processo da criação do Colégio de Especialidade de Medicina Dentaria da Ordem dos Médicos de Angola. Acompanhe a entrevista na íntegra, no canal do Youtube do Foco Saúde.

A ministra da saúde, Silvia Lutucuta, declarou neste sábado, durante uma visita ao Hospital Municipal do Chitato, no Dun...
16/07/2025

A ministra da saúde, Silvia Lutucuta, declarou neste sábado, durante uma visita ao Hospital Municipal do Chitato, no Dundo, que o país está próximo de controlar o surto de cólera, graças às ações implementadas pelo governo.

Entre as medidas destacadas estão o aumento do acesso à água potável, campanhas de vacinação e a melhoria do saneamento básico.

A ministra afirmou que o Executivo está focando-se na vacinação para interromper rapidamente as cadeias de transmissão, além de reforçar medidas estruturais, como a educação sanitária nas comunidades.

Leia a matéria completa acessando o link na bio.

,

O Aliva vai lançar o projecto “Um Médico Só para Si”, que prevê a atribuição de um médico de família a cada utente. A in...
16/07/2025

O Aliva vai lançar o projecto “Um Médico Só para Si”, que prevê a atribuição de um médico de família a cada utente. A iniciativa tem como objectivo tornar os cuidados de saúde mais personalizados, acessíveis e orientados para a prevenção, promovendo uma relação de continuidade entre o utente e o profissional de saúde.

Segundo a instituição, este modelo vai facilitar a comunicação, fortalecer a confiança clínica e garantir que os cuidados prestados estejam alinhados com as necessidades de cada pessoa ao longo do tempo.

“Mais do que uma consulta, trata-se de estabelecer uma relação de confiança, continuidade e proximidade com o utente”, explica o Dr. Josemar Lima, médico de Medicina Geral e Familiar do Aliva.

Como vai funcionar o projecto?
Cada cliente do Aliva activo ou inactivo terá um médico de família de referência, responsável por acompanhar o historial clínico, propor planos de cuidados, solicitar exames preventivos e encaminhar, quando necessário, para outras especialidades. O utente será informado sobre o nome do médico, meios de contacto institucionais e horários disponíveis.

Leia a matéria completa acessando www.focosaude.ao ou o link na bio.

O Centrooptico aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas nesta quinta-feira, 10 de julho. Com isso, a empresa reforça seu...
16/07/2025

O Centrooptico aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas nesta quinta-feira, 10 de julho. Com isso, a empresa reforça seu compromisso com práticas empresariais responsáveis e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A adesão ao Pacto Global coloca o Centrooptico ao lado de mais de 60 organizações em Angola e milhares de empresas ao redor do mundo que promovem acções para um futuro mais justo e sustentável.

“Pretendemos criar confiança e transparência, partilhando publicamente os nossos compromissos e reportando o nosso progresso através da maior plataforma de líderes de sustentabilidade corporativa”, afirmou Susana Ferreira, directora de Marketing e Comunicação do Centrooptico.

Desde 2018, a empresa já realizou mais de 39.000 rastreios visuais gratuitos e contribuiu com mais de 150 milhões de kwanzas em doações de serviços e produtos.

Leia a matéria na íntegra acessando www focosaude.ao ou link na bio

🫁 7as Jornadas Angolanas de Pneumologia"Respire para a vida"Acompanhe um encontro de partilha de conhecimento, inovação ...
02/07/2025

🫁 7as Jornadas Angolanas de Pneumologia
"Respire para a vida"

Acompanhe um encontro de partilha de conhecimento, inovação e actualização científica na área da Pneumologia, reunindo especialistas, internos e estudantes num diálogo essencial sobre as doenças cardio-pulmonares.

📅 Data: 17 de Julho de 2025
📍 Local: Auditório do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento
⏰ Hora: 07h30

Venha fazer parte deste momento dedicado à saúde respiratória em Angola.

🔗 Para mais informações: geral@youin.co.ao | 📞 932 015 349


Dois grupos de médicos angolanos viajaram, neste domingo (dia anterior) e segunda-feira (hoje), respectivamente para o B...
30/06/2025

Dois grupos de médicos angolanos viajaram, neste domingo (dia anterior) e segunda-feira (hoje), respectivamente para o Brasil e Portugal, onde vão frequentar cursos de especialização em Medicina Intensiva e Imagiologia durante um ano. A iniciativa integra o projecto de formação de recursos humanos para a cobertura universal de saúde, financiado pelo Banco Mundial, que prevê a qualificação de 38 mil profissionais de saúde até 2027.

Na última sexta-feira (27), a Unidade de Implementação do Projecto (UIP) realizou uma cerimônia de acolhimento e despedida para os bolseiros selecionados das províncias do Cuando Cubango e Huíla. O evento reforçou o compromisso dos profissionais em retornar ao país após a formação, integrando os hospitais gerais de suas províncias para atuarem como multiplicadores de conhecimento.

Leia a matéria completa acessando www.ocosaude.ao

9.907 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, estão a receber formação em Angola e no exterior, no âmbito d...
25/06/2025

9.907 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, estão a receber formação em Angola e no exterior, no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS). A informação foi avançada esta semana pelo coordenador do projecto, Job António, durante uma reunião técnica em Luanda.

Formação no Exterior com Foco em Especializações Do total de profissionais em formação, 780 estão no exterior, distribuídos por 85 especializações nas áreas de medicina, enfermagem, diagnóstico e terapêutica, além de outras formações gerais. A maioria dos bolseiros são mulheres (56%), totalizando 438, contra 342 homens (44%).

Até agora, 152 profissionais já regressaram ao país após concluírem a sua formação, enquanto os restantes 615 continuam a capacitar-se em países como Brasil, Portugal, México, África do Sul, Itália e Espanha

Leia a matéria completa acessando www.focosaude.ao

A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, revelou que sete empresas demonstraram interesse em investir na indústria farmacêu...
25/06/2025

A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, revelou que sete empresas demonstraram interesse em investir na indústria farmacêutica no país, com perspectivas de iniciar produção ainda este ano ou no início de 2026. As iniciativas incluem a fabricação de medicamentos essenciais, fármacos para grandes endemias e mosquiteiros, além de negociações com empresas de vacinas para se estabelecerem em Angola.

As declarações foram feitas às vésperas da cimeira da GAVI (Aliança Global para Vacinas), que acontece hoje 25/06 em Bruxelas, onde Angola busca parcerias para fortalecer o acesso à saúde e a produção local.

Foco em medicamentos essenciais e endemias

Segundo a ministra, em declaração a RNA, o governo está a trabalhar para reduzir a dependência de importações de medicamentos, priorizando a produção nacional de insumos críticos. "Até final deste ano ou princípio do próximo, poderemos ter algumas iniciativas, sobretudo medicamentos essenciais", afirmou a ministra.

Além disso, há projectos direcionados ao combate de doenças endêmicas, como malária, HIV/AIDS e tuberculose, com planos para fabricação local de medicamentos. Outra frente é a produção de mosquiteiros para a prevenção da malária.

Leia a matéria completa acessando www.focosaude.ao

A falta de tratamento oportuno da cárie dentária resultou na morte de oito pessoas, entre janeiro e maio deste ano, no H...
25/06/2025

A falta de tratamento oportuno da cárie dentária resultou na morte de oito pessoas, entre janeiro e maio deste ano, no Hospital Geral do Uíge. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo chefe da Secção de Estomatologia da unidade, Manuel Silvestre Miguel, que alertou para o agravamento do quadro devido à procura tardia por atendimento.

De acordo com o responsável, muitos pacientes chegam ao hospital em estado crítico, dificultando a intervenção médica. A unidade recebe diariamente entre 50 a 60 casos de cárie dentária, mas a secção conta apenas com quatro técnicos, número insuficiente para a demanda.

Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registradas seis mortes pela mesma causa, houve um aumento de óbitos. Manuel Silvestre Miguel destacou que, para melhorar o serviço, seriam necessários pelo menos 12 profissionais.

Além da cárie, a secção enfrenta desafios no atendimento de casos complexos, como tumores malignos e fracturas faciais, que exigem transferência para Luanda devido à falta de um especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

Fonte: Angop

Endereço

Belas

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Foco Saúde Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Foco Saúde Angola:

Compartilhar