01/08/2022
                                            OSTEOMIELITE
A osteomielite é uma inflamação e destruição óssea causada por bactéria como a Staphylococcus aureus, micobactéria ou fungo.
Pode não ser detectável por um longo período, por não causar sintomas durante meses ou anos.
Os sintomas comuns são dor óssea localizada, infecções do tecido mole sobre o osso, saída constante de pus e alteração de sensibilidade com sintomas constitucionais.
O diagnóstico é feito por radiografia e exames laboratoriais.
Pode ocorrer devido (Etiologia):
- Propagação contagiosa do tecido infectado ou de prótese articular infectada;
- Organismos nascidos no sangue (osteomielite hematogênica);
- Ferimentos abertos (por fraturas expostas contaminadas ou cirurgia óssea).
FISIOPATOLOGIA
A infecção causada na osteomielite oclui vasos sanguíneos locais, causando necrose óssea uma vez que interrompe aporte nutricional e de oxigênio na região, levando ao espalhamento local da infecção.
O tratamento pode ser:
1- MEDICAMENTOSO;
2- CIRÚRGICO;
Att: Quando o uso de antibióticos e a limpeza cirúrgica não apresentam o efeito desejado, a amputação do membro, é um dos recursos terapêuticos utilizados para evitar que a infecção se espalhe por diversos tecidos do organismo.
3- FISIOTERAPIA
É de suma importância a atuação fisioterapêutica com o objetivo de minimizar as deformidades osteomioarticulares. Dentre as condutas, poderá ser utilizada a terapia manual (massoterapia e drenagem linfática), eletroterapia e cinesioterapia. A Fisioterapia promove a redução da dor, ganho de amplitude de movimento do membro acometido e melhora da funcionalidade.
A fisioterapia, é indispensável para esses pacientes, por promover independência, repercutindo ainda de forma satisfatória no aumento da confiança na realização das atividades e melhoria da qualidade de vida do paciente                                        
 
                                         
   
   
   
   
     
   
   
  