17/07/2022
Assunto: Amortização e Reintegração
- Método de Desgaste Funcional 👀👇
Bom dia Contabilistas, espero que esteja tudo bem convosco porque comigo everything’s fine🙂
De certeza que todos já devem ter ouvido falar sobre Amortizações… ou não?🤔
Amortizar um bem – consiste em registar a perda do valor de um activo imobilizado ou seja, repartir o custo de uma imobilização pelos exercícios abrangidos pela sua vida útil ou duração económica.
Para calcular a quota de amortização precisa-se do valor de aquisição (Vo); Valor Residual (R); Período de vida útil; e Critérios para a determinação das quotas anuais de amortização e é aí onde eu queria chegar.
Usualmente é Método das Quotas constantes que tenho feito mas para hoje elaborei pelo método de Desgaste Funcional… como funciona?
É feito pelo Metodo de Desgaste Funcional (Critério Elástico) quando a fixação das quotas de amortização se efectua no fim de cada período a que respeitem e em função de determinados acontecimentos (grau de utilização, preços de mercado, etc.).
Isto é Contabilidade amigos, e como sempre, é bom analisar com um exemplo: 👇
• A empresa JJ, Lda que se dedica a comercialização de diversos produtos, realizou dentre outras as seguintes operações:
1 – Factura – recibo nº 10. da CarLux, Lda., referente a aquisição de uma viatura para transporte de mercadorias no valor de KZ 900 000,00. Pagou de imediato ½ e o restante a 35 dias.
Foi-lhe definido um período de vida útil de 4 anos e um valor residual de KZ 20 000. Segundo a informação da gestão, estimou-se que o Imobizado manterá a sua qualidade até aos 1 000 000 kms.
A gestão da empresa deu as seguintes estimativas:
1⁰ ano: 150 000 Kms; 2º ano: 400 000 Kms; 3º ano: 300 000; 4º ano: 150 000 Kms.
Pretende-se:
a) Registo das operações de aquisição e amortização.
b) Elabore o Mapa De Amortizações pelo Método de Desgaste Funcional.