30/07/2021
VOCÊ SABIA QUE NEM TODA TENTATIVA DE SUICÍDIO A "VÍTIMA" QUER CONSUMIR O ATO?
(PARTE 1) __________________________________________
Boa noite caro leitor, hoje trago para reflexão comportamentos pouco comum mas existente dentro do tema SUICÍDIO.
Este é TENTATIVA DE SUICÍDIO SEM IDEIAÇÃO SUICÍDA. Como isso funciona? É possível "se jogar a frente se um carro sem querer morrer?"
Aperte o cinto e vamos viajar hoje, boa leitura.
Antes de mais vamos definir aqui IDEIAÇÃO SUICÍDA, ideia de consumir o ato ou seja pensamentos ou plano de tirar a própria vida.
Dentro da psicologia, propriamente na temática do Suicídio, existe algo chamado COMPORTAMENTOS PARA-SUICIDAS, que é uma série de comportamentos que atenta a própria vida, sem que haja quaisquer ideia de consumir o ato, ou seja sem ideiação suicída.
Como: Cortar o próprio pulso mas sem ferimentos profundo que possa levar a morte, Ingerir uma quantidade de fármacos ao ponto de causar uma intoxicação mas sem pretenção final de morrer ou outras formas de auto-lesão "não tão grave que o leve a consumar o ato "
Como assim Jonathan?
Calma, deixa explicar:
Há duas formas de entendermos comportamentos para-suicidas:
A primeira: É motivado por transtornos de personalidade (terá um post a abordar sobre) como Boderline, Histriónico, Dependente e outros.
A segunda: De forma isolada, que de certa forma é o menos comum.
No próximo post, trarei a conclusão e assim entendermos de uma vez por todas as diferenças entre Auto lesão sem Ideiação e Auto lesão com ideiação suicída.