Enfermagem é vida

Enfermagem é vida Debater e ajudar-nos no curso de saúde

✏️📝A semiologia dermatológica é uma das etapas do exame clinico que envolve o reconhecimento das alterações e afecções q...
20/07/2023

✏️📝A semiologia dermatológica é uma das etapas do exame clinico que envolve o reconhecimento das alterações e afecções que acometem a pele.

PALIDEZ: É uma diminuição das hemácias circulantes nas microcirculações cutanea e subcutánea. Pode ser decorrente da redução real das hemácias circulantes, como nas anemias e perdas sanguineas, pois, a hemoglobina, é a responsável, em última instância, pela coloração rósea da pele.

CIANOSE é o termo que significa uma coloração azul esverdeada da pele e, ocorre quando a hemoglobina reduzida alcança no sangue valores superiores a 59% 9% (normal em torno de 2,6 g%). A cianose não é detectável até que a saturação de oxigênio no

sangue seja menor que 85%.

ICTERÍCIA é o termo que designa uma coloração amarelada da pele, mucosas e escleróticas resultantes do acúmulo de bilirrubina no sangue.

DEQUIMOSE é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido a ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Nem sempre a equimose será desta coloração. Devido à reabsorção do sangue pelos macrofagos orgânicos, antes de se tornarem manchas roxas no corpo, elas serão vermelhas-azuladas e após o roxeado, se tornarão amareladas, antes de finalmente sumirem.

ERITEMA (Eritrose ou Vermelhidão) Como a própria nomenclatura já sugere, significa um exagero da coloração rósea da pele, indicando, na maioria das vezes, um aumento da quantidade de sangue na rede vascular cutânea, quer seja por conta de uma vasodilatação ou, aumento de sangue propriamente dito.

COAGULOGRAMAO que é?Para que serve?  Como é feito? Valores normais?O coagulograma corresponde a um grupo de exames de sa...
19/07/2023

COAGULOGRAMA
O que é?
Para que serve?
Como é feito?
Valores normais?

O coagulograma corresponde a um grupo de exames de sangue solicitado pelo médico para avaliar o processo de coagulação do sangue. Esse exame é solicitado principalmente antes de cirurgias para que seja avaliado o risco do paciente sofrer hemorragias durante o procedimento.

Os exames que compõem o coagulograma são:
- Tempo de Sangramento (TS)
- Tempo de Coagulação (TC)
- Retração do coágulo
- Prova do laço
- Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
- Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
- Número de Plaquetas

OBS: Falaremos de cada um deles. F**a sempre ligado a página e compartilha👍😃

?
O coagulograma é indicado principalmente antes de cirurgias, mas também pode ser solicitado pelo médico para investigar a causa de doenças hematológicas e verificar o risco de trombose etc.
.
👈
O tempo de coagulação corresponde o tempo gasto para o sangue coagular, quando registrado no organismo. Fornece dados relativos ao sistema de coagulação do sangue.
?

TÉCNICA
1. Colher o sangue por punção venosa, atingindo diretamente a veia. Os fatores teciduais alteram o processo de coagulação e até invalidam a prova.
2. Marcar o tempo no cronômetro logo que o sangue aparecer na seringa.
3. Tomar dois tubos e colocar 1,0 mL de sangue em cada um deles.
4. Colocar os tubos em banho-maria a 37 ºC até completar cinco minutos.
5. Após os cinco minutos marcados verificar se houve a formação do coágulo inclinando o tubo numa angulação de 90o; se não houver coagulado, verificar a cada minuto até a sua formação.
6. Marcar o tempo da formação do coágulo como tempo de coagulação do sangue total.

: de 5 á 11 minutos.

🔴HIPERTENSÃO PORTAL:Hipertensão portal é uma condição médica caracterizada por pressão arterial acima do normal nas rami...
03/07/2023

🔴HIPERTENSÃO PORTAL:

Hipertensão portal é uma condição médica caracterizada por pressão arterial acima do normal nas ramificações da veia porta. A veia porta é uma grande veia que transporta sangue do intestino para o fígado. Embora a condição em si não cause sintomas, as complicações podem resultar em aumento de volume do abdómen, desconforto abdominal, confusão, sonolência e hemorragias no sistema digestivo.

A hipertensão portal pode ter várias causas. A causa mais comum em países ocidentais é cirrose do fígado. O diagnóstico tem por base os sintomas e um exame físico, podendo ser confirmado com ecografia, TAC, ressonância magnética ou biópsia hepática.

O tratamento consiste em tratar as causas subjacentes e medicamentos para diminuir a pressão arterial na veia porta. Nos casos com complicações graves e hemorragias internas pode ser necessário tratamento de emergência. Em alguns casos pode ser necessário realizar um transplante de fígado ou uma derivação portossistémica.

Manifestações Clinicas
A hipertensão portal é usualmente assintomática, sendo seus sinais e sintomas decorrentes das complicações da afecção. As três complicações primárias consistem em varizes gastroesofágicas que correspondem às colaterais portossistêmicas, ascite e hiperesplenismo.

Além disso, uma veia porta alargada (dilatada) conforme observada em uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode levantar a suspeita sobre hipertensão portal. Um valor de corte de 13 mm é amplamente utilizado a esse respeito, mas o diâmetro costuma ser maior do que em indivíduos normais também.

O tratamento consiste em tratar as causas subjacentes e medicamentos para diminuir a pressão arterial na veia porta. Nos casos com complicações graves e hemorragias internas pode ser necessário tratamento de emergência. Em alguns casos pode ser necessário realizar um transplante de fígado ou uma derivação portossistémica.

Tanto o tratamento farmacológico (β-bloqueadores não específico )

A competição é a lei da selva. A cooperação é uma habilidade que traz mais harmonia para a construção de um mundo melhor...
03/07/2023

A competição é a lei da selva.
A cooperação é uma habilidade que traz mais harmonia para a construção de um mundo melhor.

03/07/2023

Síndrome é o conjunto de sinais e sintomas de uma determinada doença 🩺🩺🩺

03/07/2023

O que é Leptospirose?

Sinônimos: síndrome de weil

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Quadro Clínico
Febre, cefaléia, dores musculares, vômito, náuseas, etc

Tratamento
Antibiótico

09/06/2023
09/06/2023
Sistema Nervoso Central e suas funções
09/06/2023

Sistema Nervoso Central e suas funções

Conheça melhor o nosso ouvido
09/06/2023

Conheça melhor o nosso ouvido

Centro do corpo humano🧠🧠
09/06/2023

Centro do corpo humano🧠🧠

06/06/2023

TERMOS TÉCNICOS
* SISTEMA URINÁRIO *
- Micção - ato de urinar.
- Poliúria - urina em grande quantidade.
- Oligúria - volume urinário diminuído (100 - 400ml diários/24h).
- Disúria - dor ou dificuldade para urinar, sensação de queimação durante a micção.
- Polaciúria - frequência aumentada da necessidade de urinar.
- Hematúria - presença de sangue na urina.
- Piúria - urina com pus.
- Glicosúria - presença de glicose na urina.
- Incontinência urinária - incapacidade de controlar voluntariamente a diurese.
- Nictúria - aumento da frequência urinária noturna.
* SISTEMA DIGESTÓRIO *
- Anorexia - falta de apetite.
- Ascite - acúmulo de líquido seroso na cavidade abdominal.
- Borborigmo - ruído produzido pelo movimento de gás no canal alimentar.
Constipação - dificuldade ou impossibilidade de evacuar.
- Diarréia - eliminação frequente de fezes líquidas.
- Disfagia - dificuldade de deglutir.
- Dispepsia - dificuldade na digestão dos alimentos.
- Eructação - arroto.
- Sialorréia - aumento da secreção salivar.
- Hematêmese - vômito com sangue.
- Melena - fezes com sangue.
- Fecaloma - fezes endurecidas.
- Língua saburrosa - esbranquiçada com pontos brancos.
* SISTEMA CARDIOCIRCULATÓRIO *
- Normocardia - frequência cardíaca normal.
- Bradicardia - frequência cardíaca diminuída.
- Taquicardia - frequência cardíaca aumentada.
- Anoxia - falta de oxigênio nos tecidos.
* SISTEMA NERVOSO *
- Convulsão - contrações involuntárias e súbitas da musculatura esquelética.
- Paralisia - perda da função da sensibilidade.
-Parestesia - diminuição da sensibilidade.
- Paraplegia - paralisia dos membros inferiores.
- Tetraplegia - paralisia dos quatro membros.
- Hemiplegia - paralisia do lado direito ou esquerdo do corpo.
- Insônia - dificuldade para dormir.
- Coma - profundo estade de sonolência, com perda da sensibilidade e de movimentos voluntários.
Enferm: Eduardo

⬛MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS✅👇🏿-A malformação de duplicação da boca, também conhecida como diprosopus ou duplicação craniofa...
03/06/2023

⬛MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS✅👇🏿
-
A malformação de duplicação da boca, também conhecida como diprosopus ou duplicação craniofacial, é um distúrbio congênito raro caracterizado pela duplicação de estruturas faciais, especificamente a boca. É uma condição complexa que afeta o desenvolvimento da face durante a embriogênese.

Em casos de malformação de duplicação da boca, uma boca adicional é formada, resultando em duas cavidades orais separadas. Essa duplicação pode variar em gravidade, desde uma boca parcialmente duplicada com lábios e dentes adicionais até uma duplicação completa de toda a cavidade oral, incluindo a língua e estruturas associadas.

A causa exata da malformação de duplicação da boca não é totalmente compreendida. Acredita-se que resulte de uma anormalidade nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, especificamente durante a formação das estruturas faciais. Interrupções nas vias de sinalização responsáveis pelo desenvolvimento facial podem levar à duplicação de características faciais, incluindo a boca.

Indivíduos com malformação de duplicação da boca geralmente enfrentam inúmeros desafios relacionados à alimentação, fala e problemas dentários. A boca duplicada pode causar dificuldades na deglutição e ingestão alimentar adequada, exigindo técnicas e intervenções especializadas de alimentação. O desenvolvimento da fala também pode ser afetado devido à presença de duas cavidades orais, levando a alterações ou atrasos na fala.

Vamos ajudar a fazer crescer a página
01/06/2023

Vamos ajudar a fazer crescer a página

🎯Você Sabe a Diferença Dos 5 Tipos De Soro⁉️👇◽A soroterapia é uma técnica que tem como objetivo suplementar vitaminas, m...
25/05/2023

🎯Você Sabe a Diferença Dos 5 Tipos De Soro⁉️👇

A soroterapia é uma técnica que tem como objetivo suplementar vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos por meio de aplicação direta na veia.

Os soros são indicados de acordo com as necessidades de cada paciente. Antes dessa prescrição, o paciente passa por uma bateria de exames para que o especialista entenda quais são as substâncias que precisam ser repostas em seu organismo.

🎯Os 5 tipos de soro são👇

🎯1✅Soro fisiológico👇

O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

É ultilizado em doentes que não são hipertenso, porque pode elevar nível da pressão arterial.

🎯2✅Ringer Lactato👇

A composição do Ringer Lactato é usada na reidratação e na reposição de sódio, potássio, cloreto e cálcio. O soro é usado, ainda, no tratamento de acidoses, principalmente as metabólicas, quando há acúmulo excessivo de ácido no corpo.

É utilizado em qualquer doente, tanto diabético como Hipertenso.

🎯3✅Solução glicosada👇

A solução glicosada é responsável por repor e adequar os níveis de glicose no sangue. O soro é comumente aplicado em casos de comas alcoólicos ou de desnutrição excessiva.

🎯4✅Soro Destrose👇

É utilizado em doentes que não são Diabéticos, porque pode elevar nível de Glicose(Açúcar) no Sangue.

🎯5✅Soro Gricofisiologico👇

É utilizado mais em crianças, e em pacientes que não são diabéticos e hipertensos.

Siga👉👆

O que significa "HPV"? É a sigla em inglês para papilomavírus humano, é um vírus que pode ser transmitido pela via sexua...
20/05/2023

O que significa "HPV"?
É a sigla em inglês para papilomavírus humano, é um vírus que pode ser transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele. A infeção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente. Nos casos nos quais a infeção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas em tempo podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na va**na, v***a, â**s, p***s, orofaringe e boca.

A infeção pelo HPV é muito frequente, estima-se que atinja mais de 80% da população ativa sexualmente!

06/05/2023

Já ouviu falar de ? Conhecida vulgarmente como sereia ou cabeça grande. Por favor leia para intender o assunto  e partilhe para que os outros possam saber também 

A é o acúmulo líquido dentro do cérebro, causada por uma produção excessiva de líquor ou obstrução do fluxo desse líquido, resultando em inchaço no cérebro e sintomas como cabeça maior que o normal, dor de cabeça ou sonolência.

Embora seja mais comum em crianças, devido a alterações no desenvolvimento do feto durante a gravidez, a hidrocefalia também pode se desenvolver em adultos como complicação de infecções que afetam o cérebro, como meningite, ou tumores cerebrais.

Na maioria dos casos a hidrocefalia não tem cura definitiva, no entanto, consegue ser controlada e tratada por meio de diferentes tipos de cirurgia, que devem ser orientados pelo pediatra ou neurologista e ser feitos o mais rapidamente possível, para evitar sequelas, como atraso no desenvolvimento físico e mental.



Os sintomas de hidrocefalia em variam de acordo com a idade, a quantidade de líquido acumulado e as lesões provocadas no cérebro:



-Cabeça maior que o normal;

-Moleira e veias da cabeça dilatadas;

-Crescimento rápido do crânio;

-Dificuldade em controlar a cabeça;

-Irritabilidade;

-Olhos que parecem olhar para baixo;

-Convulsões;

-Náuseas e vômitos;
-Sonolência

.

Já no caso da criança com mais de 1 anos, os sintomas podem ser um pouco diferentes, incluindo:

-Dor de cabeça;

-Dificuldade em caminhar;

-Espaçamento entre os olhos e estrabismo;

-Movimentos involuntários dos olhos;

-Visão embaçada ou dupla;

-Perda dos movimentos ou falta de coordenação motora;

-Irritabilidade ou mudanças de humor;

-Crescimento lento;

-Incontinência urinária;

-Sonolência ou lentidão;

-Náuseas ou vômitos;

-Problemas de aprendizagem, fala e memória
Ainda tem mais....

20/04/2023

- Tratamento da Malária Simples por Plasmódio falciparum
O tratamento da malária simples deve ser feito na base de ACTs. Embora a OMS tenha
aprovado até ao momento cinco combinações terapêuticas nomeadamente
o Arteméter+ Lumefantrina (AL),
o Artesunato + Amodiaquina (AS + AQ),
o Dihidroartemisinina + Piperaquina (DHA * PPQ),
o Artesunato+Sulfadoxina-Pirimetamina (AS+SP) e
o Artesunato+ Mefloquina,
em Angola apenas está orientado o uso das três primeiras.
2.1 Esquema de Tratamento Arteméter + Lumefantrina (AL)
Posologia:
 O tratamento com AL tem a duração de 3 dias e deve ser administrado de
acordo com o peso ou idade (ver tabela 2).
 O tratamento deve ser administrado em toma única imediatamente após o
diagnóstico (hora 0), repetida 8 horas depois. Continuar com duas tomas diárias
(12 em 12 horas) em cada um dos dois dias que se seguem.
 É importante que o doente complete os 3 dias (6 tomas) de tratamento.
Tabela 2: Esquema de tratamento com Arteméter + Lumefantrina (20/120mg).
Peso Idade Nº de
comp./dose1 Nº total de comp. 2
3 – 8 anos 2 comp. 12 comp.
24-34 kg >8-14 anos 3 comp. 18 comp.
> 35 kg >14 anos 4 comp. 24 comp.
1Nº de comprimidos por dose administrados 2 vezes por dia durante 3 dias
2Nº total de comprimidos administrados durante os 3 dias
Contraindicações
 1
o Trimestre da gravidez e lactação (amamentação)
 Hipersensibilidade conhecida aos componentes da combinação
 Malária grave
 Crianças com menos de 6 meses de idade ou menos de 5Kg de peso.
Efeitos adversos
No geral o AL é bem tolerado. Os efeitos adversos são raros, sendo os mais comuns
do tracto gastrointestinal e do sistema nervoso central.
 Dor abdominal, anorexia, náuseas, vómitos e diarreia
 Cefaleia, tonturas, distúrbios do sono e fadiga
Também foram notificados: alteração da marcha, artralgia, mialgia, palpitações,
nistagmo, etc

20/04/2023

Hematologia 4
3. FISIOLOGIA DOS ERITRÓCITOS E LEUCÓCITOS
3.1. Eritrócitos
São células pequenas, circulares, com forma aproximada de discos bicôncavos, com
7,5 μm de diâmetro e sem núcleo. São os mais numerosos tios celulares no sangue. Embora
seu número seja variável, um milímetro cúbico de sangue contém cerca de 4.5 a 6.1
milhões dessas células nos homens e cerca de 4.1 a 5.3 milhões nas mulheres. Essas células
circulam pelo sangue circulante durante o período de aproximadamente 120 dias antes que
sejam destruídas.

Eritrócitos

3.1.2. Hemoglobina
É uma substância pigmentada, formada por duas partes: (1) porção que
contém ferro denominada heme e (2) porção protéica, denominada globina.A globina
consiste de quatro cadeias polipeptídicas, cada uma das quais ligada a um grupo heme.
Cada grupo heme contém um átomo de ferro que se combina reversivelmente com uma
molécula de oxigênio. Dessa forma, cada molécula de hemoglobina pode potencialmente
associar-se com quatro moléculas de oxigênio. A principal função da hemoglobina e o
transporte de oxigênio e gás carbônico, permitindo as trocas gasosas necessárias ao
metabolismo orgânico.

03/01/2023

IRA
IRA
Tem dois significados meus técnicos👇👇
Um deles: insuficiência renal aguda.
Outra

03/01/2023

DOPC
O que é??? Vamos nessa técnicos de saúde
👇👇

Tranquilo💖
03/01/2023

Tranquilo💖

02/09/2022

Não te afobes, tudo chega a seu tempo 🧡🧡 Bom dia

27/08/2022
22/08/2022

MEDICINA GERAL
DISCIPLINAS...
1º Ano
1º Semestre
Anatomia I (anual)
Bioquímica I (anual)
Biologia Celular
História de Medicina
Introdução Saúde Pública
Inglês (anual)
2º Semestre
Anatomia I
Bioquímica I
Bioestatística/­­Informática
Metodologia/­­Investigação
Inglês
2º Ano
1º Semestre
Anatomia II (anual)
Bioquímica II (anual)
Fisiologia (anual)
Histologia/­­Embriologia (anual)
Higiene
Inglês (anual)
2º Semestre
Anatomia II
Bioquímica II
Fisiologia
Histologia/­­Embriologia
Genética
Inglês
3º Ano
1º Semestre
Iniciação à Clínica (anual)
Anatomia Patológica (anual)
Farmacologia (anual)
Fisiopatologia (anual)
Microbiologia e Parasitologia (anual)
Imunologia
Psicologia Médica
2º Semestre
Iniciação à Clínica
Anatomia Patológica
Farmacologia
Fisiopatologia
Microbiologia e Parasitologia
Epidemiologia Geral
4º Ano
1º Semestre
Cirurgia I (anual)
Medicina I (anual)
Ginecologia e Obstetrícia (anual)
Dermatologia
Patologia Especial (anual)
Deontologia, Biotética e Direito Médico
Medicina Laboratorial
Urologia
2º Semestre
Cirurgia I
Medicina I
Ginecologia e Obstetrícia
Medicina Legal
Patologia Especial
Medicina de Imagem I
Otorrinolaringologia­­
Administração em Saúde
5º Ano
1º Semestre
Cirurgia II (anual)
Medicina II (anual)
Pediatria (anual)
Terapêutica (anual)
Medicina de Imagem II
Neurologia
Oftamologia
Ortopedia e Traumatologia
2º Semestre
Cirurgia II
Medicina II
Pediatria
Terapêutica
Oncologia Clínica
Psiquiatria e Saúde Mental
6º Ano
1º Semestre
Estágio Curricular (Rotação)
Cirurgia
Medicina
Pediatria
Ginecologia
Saúde Pública
Trabalho de Fim de Curso
Total Geral do Curso: 6630 horas de aula.

22/08/2022

Episiotomia é o nome do corte feito na região da va**na para adiantar o parto. É um procedimento abusivo que visa adiantar o procedimento do parto para administrar o tempo dos profissionais obstetras.
“A Episiotomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma incisão na pele, gordura e músculo da gestante, bem na hora em que a cabeça do bebê está nascendo. A Episiotomia geralmente é feita em direção à coxa ou â**s da mulher. Utiliza-se um bisturi para fazer a incisão inicial, e depois aumenta-se essa incisão com uma tesoura cirúrgica.
Após feito o corte na va**na no momento do nascimento do bebê, é necessário reparar os danos à área. A Episiorrafia é a sutura da Episiotomia. É muito difícil estabelecer o tamanho normal de uma Episiorrafia, já que o tamanho da Episiotomia pode ser bastante variável. Já ouvi relatos de mulheres que levaram mais de 35 pontos na Episiorrafia, apesar da média em geral girar em torno de 10. Isso acontece porque, muitas vezes, os médicos introduzem as mãos na va**na da mulher, e aumentam a Episiotomia manualmente (pele é tecido, quando se faz um cortinho e estica, ela rasga!).
A Episiotomia é, muitas vezes, a parte mais traumatizante do parto. Todas as mulheres, sem excessão, temem passar por isso (algumas mulheres têm tanto medo que preferem optar por fazer uma cesariana só para escapar da Epísio). As que são submetidas ao procedimento muitas vezes relatam sensações extremamente desagradáveis, como a sensação de ter sido abusada ou mutilada. Efetivamente, por não haver indicação precisa e ser feita apenas por costume, a Episiotomia poderia ser considerada uma mutilação ge***al. Vale a pena precisar que muitas vezes a Episiotomia é feita sem o consentimento da mulher, e às vezes sem aviso prévio nem anestesia, o que faz com que seja um procedimento extremamente violento e doloroso, tanto física quanto psicologicamente.”
“A episiotomia tem sido indicada para facilitar a saída do bebê, prevenir a ruptura do períneo e o suposto afrouxamento va**nal provocado na passagem do feto pelos genitais no parto normal.
Na fala dos profissionais repete-se a crença de que, sem esse corte e essa sutura adicional que aperta a va**na, chamada "ponto do marido", o parceiro se desinteressaria sexualmente pela mulher ou, no mínimo, por sua va**na.
Se for considerado que, de acordo com evidências científicas, a episiotomia tem indicação de ser usada em cerca de 10% a 15% dos casos e ela é praticada em mais de 90% dos partos hospitalares na

Endereço

HGHbo
Huambo

Telefone

+244926733535

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Enfermagem é vida publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar