
20/07/2023
✏️📝A semiologia dermatológica é uma das etapas do exame clinico que envolve o reconhecimento das alterações e afecções que acometem a pele.
PALIDEZ: É uma diminuição das hemácias circulantes nas microcirculações cutanea e subcutánea. Pode ser decorrente da redução real das hemácias circulantes, como nas anemias e perdas sanguineas, pois, a hemoglobina, é a responsável, em última instância, pela coloração rósea da pele.
CIANOSE é o termo que significa uma coloração azul esverdeada da pele e, ocorre quando a hemoglobina reduzida alcança no sangue valores superiores a 59% 9% (normal em torno de 2,6 g%). A cianose não é detectável até que a saturação de oxigênio no
sangue seja menor que 85%.
ICTERÍCIA é o termo que designa uma coloração amarelada da pele, mucosas e escleróticas resultantes do acúmulo de bilirrubina no sangue.
DEQUIMOSE é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido a ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Nem sempre a equimose será desta coloração. Devido à reabsorção do sangue pelos macrofagos orgânicos, antes de se tornarem manchas roxas no corpo, elas serão vermelhas-azuladas e após o roxeado, se tornarão amareladas, antes de finalmente sumirem.
ERITEMA (Eritrose ou Vermelhidão) Como a própria nomenclatura já sugere, significa um exagero da coloração rósea da pele, indicando, na maioria das vezes, um aumento da quantidade de sangue na rede vascular cutânea, quer seja por conta de uma vasodilatação ou, aumento de sangue propriamente dito.