24/06/2020
HIPOLABOR ENSINA: 7 CUIDADOS AO LIDAR COM RECÉM-NASCIDOS
Logo após o parto vários cuidados especiais devem ser tomados com o recém-nascido, de modo a garantir sua saúde e protegê-lo já de algumas doenças que ele pode entrar em contato. Esses momentos de separação geram muita ansiedade, tanto na mãe quanto no bebê, e o profissional da enfermagem, geralmente o responsável pelos cuidados, deve sempre tentar minimizá-los, estimulando ao máximo a criação de um vínculo entre o bebê e os pais.
Quer descobrir então quais são os cuidados necessários ao recém-nascido no pós-parto? Continue acompanhando o nosso post!
Avaliação inicial
Logo ao nascer, o bebê deve ser avaliado quanto aos seus principais sinais vitais e quanto ao seu estado geral. Avalia-se a frequência cardíaca, o esforço respiratório, o tônus muscular, a irritabilidade reflexa e a cor, ou seja, se há cianose ou se o bebê está todo róseo. Esses critérios são utilizados no cálculo do Apgar, que determina se é necessário assistência ventilatória ou medidas de reanimação cardiopulmonar. Caso o bebê esteja bem, todas os outros cuidados se seguirão sem qualquer preocupação.
Identificação de malformações
Durante a primeira avaliação do bebê e nos minutos que se seguem um dos principais objetivos é a identificação de quaisquer malformações que possam acarretar prejuízo imediato à saúde e que devam ser resolvidas rapidamente. Isso é feito por meio da verificação de suspeitas levantadas durante o pré-natal, como o de atresia esofágica, ou do simples exame físico do recém-nascido, como defeitos de fechamento da parede abdominal ou do tubo neural. Caso alguma malformação seja identificada, cuidados específicos devem ser tomados.
Manutenção da temperatura
Ao sair do útero, o bebê é exposto ao frio da sala de parto e deve ser aquecido para conseguir manter a temperatura corporal. A melhor maneira de aquecê-lo é estimulando o contato pele a pele com a mãe, contando com a ajuda de um cobertor.
PontoMeu Ponto de VistaMeu Ponto de Vista