18/08/2018
O que faz um Técnico em Nutrição e Dietética? E um Nutricionista? Para esclarecer essa dúvida que tanto recebemos aqui, fizemos esse post para esclarecer!
O TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de posicionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e implanta sistemas de qualidade. Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar. O Técnico em Nutrição NÃO PODE fazer prescrição dietética. O curso dura em média 2 anos.
O profissional atua em unidades de alimentação inseridas em vários setores – de hospitais a indústrias –, executando atividades de supervisão e controle técnico-administrativo e garantindo a qualidade na produção de alimentos, maior produtividade e satisfação pessoal da equipe, minimizando custos e promovendo a saúde da população em que está inserido.
Pode também atuar em unidades de alimentação industriais e hospitalares, asilos, restaurantes comerciais, supermercados, escolas, creches, hotéis, empresa de eventos e indústrias de alimentos.
Como podemos ver, o técnico é mais voltado à área de UAN (unidade de alimentação e nutrição), se você não é chegado nessa área, melhor ir direto pra graduação.
O NUTRICIONISTA é um profissional capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.