Análises Clínicas - BioAnalísta José

Análises Clínicas - BioAnalísta José Está página tem como objetivos partilhar conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao ramo da saúde concretamente o curso de Análises Clínicas🧪🧫🔬💉

24/07/2024
05/07/2022

Reacção de Widal

A reacção de Widal, ou teste de Gruber-Widal, é um teste serológico presuntivo que permite detectar a infecção por bactérias do género Salmonella, em geral aplicado em indivíduos que apresentam sintomas de febre tifóide ou de brucelose. O teste consiste em verificar a aglutinação de anticorpos numa amostra de sangue após a adição de uma pequena quantidade dos antigénios O -somático e H - flagelar. Sendo apenas presuntiva e sujeita a frequentes falsos positivos, caiu em desuso na prática clínica, substituída por métodos de detecção directa em hemocultura e coprocultura e por te**es de diagnóstico rápido como o Dip-S-Ticks (IgG), TyphiDot (IgG, IgM) e TUBEX (IgM). O nome do teste resulta de ter sido inventado pelo médico francês Fernand Widal (1862-1929), com base no trabalho do higienista alemão Max von Gruber (1853-1927).

Tal como dissemos antes, a reacção Widal é um exame serológico que permite a detênção ou identificação da bactéria causadora da febre tifóide chamado Salmonela Tifi..
Os reagentes são antigeno O , e antigeno H.
Os métodos utilizados são:
Método quantitativo e o Método de titulação.
Outrossim, podem ser usado o Método de Coprocultura ou Hemocultura.
Procedimento para o teste de Widal:
Faz- se uma punção venosa, depositamos num tudo seco, e em seguida centrífugamos para obtermos o soro sanguineo;
Depois de obtermos o soro sanguineo, aplicamos o método qualitativo da seguinte forma:
Colocamos, uma gota de soro sanguineo em 2 poços de uma placa de vidro e em seguida colocamos os reagentes (O e o H), homogenizamos e se haver aglutinação é porque há presença da bactéria e se não haver é porque não há presença.
E se haver aglutinação ou reacção fizemos o método de titulação, sendo feito da seguinte maneira apartir da constante "80 dividimos por 2" queira dizer que no primeiro poço colocamos 80microlitos de soro sanguineo, no segundo 40, terceiro 20, quarto 10 e por último 5 e dessa feita colocand

02/07/2022

A anemia megaloblástica é um tipo de anemia que acontece devido à diminuição da quantidade de vitamina B2 circulante, o que pode fazer com que exista uma diminuição da quantidade de hemácias e aumento do seu tamanho, sendo observada no exame microscópico a presença de hemácias gigantes, além de também haver diminuição do tamanho dos glóbulos brancos e das plaquetas.

Como nesse tipo de anemia há diminuição dos níveis de vitamina B12, é comum que surjam alguns sintomas como dor na barriga, queda de cabelo e alterações do funcionamento intestinal, podendo haver períodos de prisão de ventre e de diarreia.

02/07/2022

Saudações colegas!

É só para relembrar que em breve abordaremos sobre a Anemia Megaloblástica

Endereço

Cacuaco
Luanda

Telefone

+244954390582

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Análises Clínicas - BioAnalísta José publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram