05/07/2022
Reacção de Widal
A reacção de Widal, ou teste de Gruber-Widal, é um teste serológico presuntivo que permite detectar a infecção por bactérias do género Salmonella, em geral aplicado em indivíduos que apresentam sintomas de febre tifóide ou de brucelose. O teste consiste em verificar a aglutinação de anticorpos numa amostra de sangue após a adição de uma pequena quantidade dos antigénios O -somático e H - flagelar. Sendo apenas presuntiva e sujeita a frequentes falsos positivos, caiu em desuso na prática clínica, substituída por métodos de detecção directa em hemocultura e coprocultura e por te**es de diagnóstico rápido como o Dip-S-Ticks (IgG), TyphiDot (IgG, IgM) e TUBEX (IgM). O nome do teste resulta de ter sido inventado pelo médico francês Fernand Widal (1862-1929), com base no trabalho do higienista alemão Max von Gruber (1853-1927).
Tal como dissemos antes, a reacção Widal é um exame serológico que permite a detênção ou identificação da bactéria causadora da febre tifóide chamado Salmonela Tifi..
Os reagentes são antigeno O , e antigeno H.
Os métodos utilizados são:
Método quantitativo e o Método de titulação.
Outrossim, podem ser usado o Método de Coprocultura ou Hemocultura.
Procedimento para o teste de Widal:
Faz- se uma punção venosa, depositamos num tudo seco, e em seguida centrífugamos para obtermos o soro sanguineo;
Depois de obtermos o soro sanguineo, aplicamos o método qualitativo da seguinte forma:
Colocamos, uma gota de soro sanguineo em 2 poços de uma placa de vidro e em seguida colocamos os reagentes (O e o H), homogenizamos e se haver aglutinação é porque há presença da bactéria e se não haver é porque não há presença.
E se haver aglutinação ou reacção fizemos o método de titulação, sendo feito da seguinte maneira apartir da constante "80 dividimos por 2" queira dizer que no primeiro poço colocamos 80microlitos de soro sanguineo, no segundo 40, terceiro 20, quarto 10 e por último 5 e dessa feita colocand