Ndotolo Yetu

Ndotolo Yetu Ndotolo Yetu, nome na língua nacional, que significa, nosso médico!

06/11/2024

Fomos representar a CSE Namibe, falando do Cancro da Mama para as mulheres do Supermercado Shoprite 👌👌🙌👏

06/11/2024

Novembro Azul mês da conscientização sobre o cancro da próstata!

13/12/2023
Seguimos... Medlife 🩺🚑🏥🌡️🧪
11/10/2023

Seguimos... Medlife 🩺🚑🏥🌡️🧪

Utilidade pública 🖐️
06/07/2023

Utilidade pública 🖐️

Dra. Júlia MussumbaLicenciada em Medicina pela faculdade de medicina da universidade Agostinho.  Especialista em Medicin...
06/07/2023

Dra. Júlia Mussumba
Licenciada em Medicina pela faculdade de medicina da universidade Agostinho.
Especialista em Medicina Geral e Familiar, pela clínica Sagrada Esperança.

Vamos falar sobre tabagismo...Confira o post abaixo.. um resumo da OMS.Contacte o seu médico de família para mais inform...
07/03/2023

Vamos falar sobre tabagismo...
Confira o post abaixo.. um resumo da OMS.
Contacte o seu médico de família para mais informações. A Ndotolo Yetu está disponível para você!

Linda história
25/01/2023

Linda história

Depois de defender a minha dissertação de mestrado e obtendo 15 valores, eu sou mestre em Direito Fiscal, pela Universidade Católica Portuguesa | Escola de Lisboa.

Foi fácil? Não!... não não e não!...nuncaaa...

Aos 29 anos de idade resolvi retomar os meus estudos na 9.° classe, no âuge do sucesso e da fama, com as músicas Titiriti | Fim do mundo (Angola, Moçambique, São Tomé e Principe, Guiné-Bissau, nas noites africanas em Lisboa, etc. (2005-2006), deixando para trás todo algum privilégio que a fama acarretava.

Ainda assim fui produzindo musicas para o Bangão, Ary, Matias Damásio, Konde, Yola Semedo, com Philip Monteiro, Boy Ge Mendes, Grace Evora, Gabriela, e outros cantores.

Em 2010 concluí o ensino médio e entrei para a Universidade Metodista de Angola aos 33 anos.

Em 2015, aos 38 anos concluí a licenciatura e fui recebido pelos Drs. Luís Carrazedo (hoje meu sócio), e a Dra. Sophie Frazão (Advogada na Morais Leitão-MLGTS. PT), que foram responsáveis pelo meu estágio concluído em 2016 conquistando a cédula definitiva de Advogado com os meus 40 anos de idade.

Aos 43 anos, vim à Lisboa para 9 dias e acabei por permanecer por 3 anos porque me candidatei ao Mestrado.

Aos 46 anos, acabo de me tornar Mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica Portuguesa, com o apoio e orientação sublime da Professora Dra. Carla Castelo Trindade.

Deus é grande!...

👏👏🙌
25/01/2023

👏👏🙌

Jovens angolanos Daniel Gervásio e Rufino Sanunda terminam 4 licenciaturas em 4 anos

“Eu Daniel Chipikita Gervásio (24 anos de idade) e Rufino Simão Cambuta Sanunda (25 anos de idade), terminamos 4 licenciaturas em 4 anos, sendo uma na especialidade de gestão de empresas no instituto superior politécnico de Benguela (ISPB) e a outra em ciências políticas e relações internacionais no instituto superior politécnico católico de Benguela (ISPOCAB).

O desejo de nos tornarmos jovens independentes e autónomos, motivou-nos a correr atrás dos nossos sonhos, tendo como ponto de partida a busca pela formação acadêmica com vista a obter conhecimento para lidar com os desafios do mundo presente e futuro.

Esperamos que com esse desafio árduo levado a cabo consiga motivar os demais jovens Angolanos a não desistirem dos seus sonhos, colocando em primeiro lugar e no centro de tudo Deus, ser resilientes, proativos e entenderem que até as coisas que aparentam ser fácies exigem sacrifício e que tudo nessa vida gira em torno da vontade, é necessário termos vontade para alcançar os objetivos ou seja, com dedicação e determinação chegamos todos lá, tal como diz o ditado em latim “AUGUSTA PER ANGUSTA”.
O alcançar desta etapa não teria sido possível sem a colaboração por parte de várias pessoas ao longo de todo o percurso.

Por esta mesma razão, não queremos deixar passar esta oportunidade para agradecer finalmente a todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram para o nosso sucesso e a nossa chegada até aqui. Principalmente aos nossos Pais que sustentaram essa formação, aos nossos professores do ISPB e do ISPOCAB agradecemos com profunda admiração pelo vosso profissionalismo, aos nossos colegas por compartilharem conosco tantos momentos de descobertas e aprendizados, pelo companheirismo e pelas trocas de experiências que nos permitiram crescer não só como formando mas sim como pessoa, aos nossos familiares e amigos pela força e incentivo. O NOSSO MUITO OBRIGADO 👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓🍾🎉🙏🏾!

24/01/2023

NÃO GASTE O TEU PRIMEIRO SALÁRIO DO ANO SEM LER ISSO!

Segue abaixo o extracto de uma conversa de um aluno com o seu Mestre.

ALUNO - Gerir o salário ou o dinheiro que chega às nossas mãos, não costuma ser uma tarefa fácil, tanto para aqueles que ganham um salário mínimo, como para quem recebe um salário razoável. Chegar ao fim do mês com um saldo positivo no banco não é fácil.

Por que isso acontece, Mestre?

MESTRE: Essa é uma pergunta pertinente! Acredito que isso acontece porque os nossos desejos sempre vão crescer numa proporção maior do que os nossos salários. Por isso, devemos controlar os nossos desejos para gerirmos da melhor forma o nosso dinheiro.

Quem ganha um salário de 30.000 kz, sempre alega que não tem como poupar um pouco de dinheiro todos os meses, devido ao elevado preço dos produtos nos mercados, mas também já vi pessoas que ganham 500.000 kz por mês a reclamarem da mesma forma.

ALUNO: Então, como mudar esse cenário Mestre? Como fazer o salário chegar até o final do mês?

MESTRE: Preste a máxima atenção: Se a sua meta é evitar a angústia de não ter um Kwanza no bolso, essa é a solução mais inteligente a adoptar:

1. COMECE A PROGRAMAR & FAÇA UMA LISTA DE DESPESAS

Sair por aí comprando sem qualquer planeamento é cilada: você vai acabar em dívidas e passar um sufoco financeiro. Chama-se compras por impulso;

Não faça compras por impulso! Os gastos por impulso sãos os que mais destroem o nosso orçamento. Compras por impulso são as coisas que compramos que não haviam sido planeadas, coisas que você quer mas não necessita.

Na hora de programar seus gastos, estabeleça para onde deve ir o seu dinheiro. Faça uma relação das contas a pagar e dos itens necessários (supermercado, urgências e outros).

2. DETERMINE O MÁXIMO A GASTAR POR PERÍODO

Administrar bem o dinheiro reduz o risco de f**ar no zero antes do final do mês. Sendo assim, você deve calcular o quanto pode gastar por dia ou por semana.

3 - APRENDA A GASTAR MENOS DO QUE GANHA

Nem todo salário deve ser destinado ao consumo: Você não pode gastar tudo que você ganha, separe sempre uma parte de todo seu rendimento. Esta é uma simples atitude que pode mudar a sua vida financeira para sempre. Separe um valor de no mínimo 20% ou 10% de tudo o que você ganha. Se isso for muito para si, defina um valor que se ajuste ao seu orçamento, nem que for 10.000 Kz, 5.000 Kz ou 2.000 Kz para desenvolver o HÁBITO ou a cultura de poupança.

A SUPER DICA É:

4 - AUMENTE A TUA CAPACIDADE DE GANHAR

Uma maneira bem eficiente de chegar ao final do mês com dinheiro é aumentar os seus ganhos. Não seja como o nosso país (Angola) que dependia muito das receitas do petróleo. Não depende apenas do teu salário, ou de uma única fonte de rendimento (seu negócio ou sua empresa), se a crise bater a tua porta com um desemprego ou uma catástrofe acontecer que afecte o teu negócio, terás problemas. Aprenda a diversif**ar as suas fontes de receitas.

ALUNO: UAU!!! Muito obrigado Mestre, estarei determinado e no mês de Abril terei poupanças aplicando essa estratégia. Mais alguma dica importante, Mestre?

MESTRE: Ah! Busque adquirir INTELIGÊNCIA FINANCEIRA e liga URGENTE para a livraria LEENDO BOOK para adquirir o livro de Daniel Vunge "O Best-Seller - A DOENÇA DO DINHEIRO".

ALUNO: Farei isto já. O livro é interessante? Será que vai me ajudar, Mestre? Só preciso do contacto.

MESTRE: O Livro é um expoente da literacia financeira angolana. Mais de 10 mil exemplares foram vendidos. LIGA AGORA PARA LEENDO BOOK - 932 20 42 42 /990 20 42 42

Os bravos guerreiros Meditur 👏👏👏Mais de 100 cirurgias em 3 dias.São uns verdadeiros heróis. 👏👏👏
24/01/2023

Os bravos guerreiros Meditur 👏👏👏
Mais de 100 cirurgias em 3 dias.
São uns verdadeiros heróis. 👏👏👏

A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO DE FAMÍLIAA Medicina Geral e Familiar é o primeiro e essencial recurso na prestação de cuidados ...
17/01/2023

A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO DE FAMÍLIA

A Medicina Geral e Familiar é o primeiro e essencial recurso na prestação de cuidados de saúde.

O médico de família deve ser o primeiro contacto do doente com o sistema de saúde, quer seja público quer seja privado. O médico de família deve promover a comunicação com os diferentes níveis de cuidados tendo um papel importante na gestão das várias especialidades médicas que cada doente necessita. O acesso ao médico de família deve ser aberto e ilimitado a barreiras geográf**as, culturais, financeiras.

O médico de família é responsável por cuidados globais, continuados, orientados para as necessidades individuais de quem os procura,

O médico de família trata de todos os seres independentemente do s**o, idade, etnia, contexto socioeconómico, desde que nascem até à sua morte, aliás antes do seu nascimento pelos cuidados maternos e para além da sua morte pelos cuidados a quem f**a.

O médico de família atua nas várias fases da vida promovendo a saúde, prevenindo a doença, prestando cuidados curativos e paliativos, atua diretamente ou por forma a organizar e rentabilizar todos os recursos existentes para beneficiar o seu doente. Cada vez mais vivemos a promoção da saúde, fortif**ando estilos de vida saudáveis, e neste pilar o médico de família tem um papel fundamental, no contacto com grande percentagem da população.

Assim, o médico de família é o médico da pessoa, é um gestor da saúde do seu doente. A sua abordagem é centrada na pessoa, integrando-a na sua família e contexto social e na sua comunidade. Neste papel de gestor deve ter uma atitude protetora e crítica para que aos seus doentes sejam aplicados os exames complementares de diagnósticos, os rastreios e os tratamentos que realmente são ef**azes e necessários, sem prejuízo maior e sem hipermedicalização ou tratamentos desnecessários.

O médico de família é o médico que mais conhece da saúde de cada doente, com uma visão global desse ser.

A consulta do médico de família é um processo único que se constrói ao longo de uma vida, onde uma história vai sendo acrescentada a cada consulta, sem prazo de validade. Este momento tão próprio é possível através de uma boa comunicação, disponibilidade, tempo e dedicação.

Cada consulta pode ter vários motivos de consulta e com o envelhecimento da população cada vez mais as consultas são caracterizadas por pluripatologias.

As consultas devem ser periódicas, regulares e programadas.

No entanto, em situações agudas ou de urgência, também têm lugar consultas não programadas / do dia/ de urgência.

Relativamente ao universo dos problemas de saúde tratados pelo médico de família, têm uma abrangência nas várias esferas - psicológica, física, social, cultural e existencial. O médico de família começa a estudar e a dar os primeiros passos nas doenças dos seus doentes, pelo que muitas vezes as queixas iniciais são pouco específ**as. Assim é frequente encontrar situações clínicas mais graves e complexas a serem acompanhadas em meio hospitalar (após referenciação do médico de família) do que nos centros de saúde, que têm uma incidência mais baixa de doenças mais graves. Perante sinais e sintomas iniciais e inespecíficos o objetivo do médico de família é realizar diagnósticos precoces.

Ser médico continua a ser uma profissão prestigiante, mas hoje os doentes cada vez têm mais literacia e cada vez mais interrogam a ação do médico e não tomam tudo como verdade.

O grande desafio do médico de família é ter a capacidade de partilhar a responsabilidade com o seu doente, pelo cuidado e tomada de decisões proactivas para a sua saúde. É importante dar autonomia aos doentes com informações precisas, corretas, para que possam tomar boas decisões para a sua saúde.

Têm sido realizados vários estudos e inquéritos para perceber aos olhos da população como deve ser um bom médico. Têm-se identif**ado que os bons médicos além de serem competentes e com sapiência, devem ser bons comunicadores, serem claros nas suas explicações, terem disponibilidade, terem tempo, serem dedicados, serem interessados, serem empáticos, terem compaixão pelos seus doentes, respeitosos e verdadeiros seres humanos.

Somos seres humanos a tratar de seres humanos e não podemos fazermo-nos substituir pela tecnologia. O nosso grande foco como médicos de família é e continuará a ser o nosso doente e fazermos sempre o melhor para a sua qualidade de vida e saúde.

Autor:
Dra. Patrícia Maia - Coordenadora da Unidade de Medicina Geral e Familiar -Hospital Lusíadas Lisboa

Endereço

Avenida Pedro De Castro Van/nem Loy
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Telefone

+244956163754

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ndotolo Yetu publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Ndotolo Yetu:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram