21/03/2025
DOS MEDICAMENTOS MAIS USADOS DE FORMA ERRADA🤧
Desde a diluição em Lactato de Ringer até a junção com a gentamicina a CEFTRIAXONA é uma das medicações do dia a dia da enfermagem, mas sua administração ainda é rodeada de erros!
Hoje vamos rever como a ENFERMAGEM deve usar a CEFTRIAXONA:
A ceftriaxona é uma cefalosporina de terceira geração indicada para problemas urinários e ginecológico, respiratórios, digestivo.
O pessoal conhece mais a CEFTRIAXONA pois é amplamente utilizada no tratamento da febre tifóide, causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi. Ela é eficaz devido à sua ampla cobertura contra bactérias Gram-negativas, incluindo a Salmonella Typhi , e é particularmente útil em áreas onde a resistência às bactérias mais tradicionais, como cloranfenicol, ampicilina e trimetoprim-sulfametoxazol, é prevalente como é o caso de ANGOLA onde os antibióticos são usados de forma muito errada e prescritos por pessoas sem qualificação.
O médico deve indicar Ceftriaxona na Febre Tifoide para os seguintes casos:
- Casos graves ou complicados de febre tifoide, como aqueles com manifestações sistêmicas, de drenagem intestinal, ou de septicemia.
- Resistência a outros antibióticos : Quando cepas de Salmonella demonstram resistência a agentes como ciprofloxacino ou outras quinolonas.
- Pacientes pediátricos ou gestantes , para quem o uso de quinolonas pode ser contraindicado.
- Falta de adesão ao tratamento oral : A ceftriaxona pode ser preferida em casos onde a administração oral de medicamentos não é viável, como em pacientes com vômitos intensos ou má absorção.
Como deve ser ADMINISTRADA?
A ceftriaxona pode ser administrada por via intravenosa (IV) ou intramuscular (IM). A escolha da via depende da gravidade da doença, das condições clínicas do paciente e da disponibilidade de recursos.
1. Administração Intravenosa (IV):
Preparação:
Reconstituir o pó liofilizado com água para injeção ou solução salina a 0,9% e nunca, nunca, nunca com LACTATO DE RIN