25/02/2023
⁉️
O que é Infertilidade?
O primeiro conceito que devemos ter é que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal apresenta uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês.
Assim, é comum haver algum tempo entre o início das tentativas de engravidar e a gestação, o que levanta a primeira questão: quando um casal deve pensar em infertilidade?
Define-se infertilidade conjugal como a ausência de gravidez após 12 meses de relações se***is regulares sem uso de método anticoncepcional. Este limite de tempo é importante pois, após 1 ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada.
Obviamente, existem situações nas quais este tempo deve ser menor. Por exemplo, quando a mulher tem 35 anos ou mais deve procurar ajuda após 6 meses de tentativa.
Outros exemplos são naqueles casais onde há uma suspeita de alteração inicial, como presença de , Policísticos, , prévia, gestação ectópica anterior, laqueadura tubárea ou vasectomia.
A infertilidade não é um problema raro e atinge cerca de que 15% dos casais.
👉CAUSAS
A etapas do processo reprodutivo precisam estar em perfeito funcionamento para ocorrer a gravidez. As principais fases são a ovulação, a captação do óvulo pela tuba, a fertilização deste pelo es***matozóide e, por fim, a implantação do embrião formado no útero.
PORTANTO, AS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFERTILIDADE SÃO:
:
•Problemas na ovulação (fator ovulatório);
•Alterações tubárias (fator tubário);
•Alterações no útero (fator uterino);
•Endometriose.
:
•Problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos es***matozóides, má qualidade de es***ma.
Ressalta-se que 10% dos casais não apresentam uma causa clara para explicar a infertilidade, mesmo após investigação completa (infertilidade sem causa aparente).
Por outro lado, cerca de 20% dos casais apresentará problemas tanto na mulher como no homem, o que explica a importância de sempre investigar ambos. A seguir, iremos detalhar cada um destes fatores.
Fatores femininos
A ovulação é o processo no qual o óvulo, armazenado dentro dos ovários, é liberado mensalmente. Mulheres que ovulam normalmente apresentam menstruações regulares, muitas vezes precedidas de sintomas pré-mentruais (conhecidos como tensão pré-menstrual ou TPM).
Por outro lado, aquelas que não ovulam adequadamente, apresentam menstruações irregulares, associadas, em alguns casos, ao aumento de pelos e acne. Esta última situação é tipicamente encontrada em mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos (falta de ovulação e ovários com múltiplos microcistos).
Outras doenças também podem estar envolvidas, como tumores produtores de prolactina, hipotireoidismo, tumores produtores de androgênios e deficiências enzimáticas raras.
Além disso, a redução da quantidade e da qualidade dos óvulos também é uma causa importante de dificuldade de engravidar.
Este processo está diretamente relacionado a idade, pois os óvulos, ao contrário dos es***matozóides, não se multiplicam e se esgotam. Nos dias atuais, quando a gravidez é cada vez mais postergada, este problema é extremamente importante.
Após a ovulação, o este é captado pela tuba uterina. É na tuba que ocorre a fertilização, ou seja, o encontro do es***matozóide com o óvulo. O embrião é formado e transportado até o útero.
Esta etapa depende do perfeito funcionamento das tubas, órgãos extremamente delicados. As alterações tubárias podem ser evidentes, como na obstrução bilateral, ou mais sutis, como nas aderências e nas distorções. Estas alterações são secundárias a processos inflamatórios/infecciosos ou a endometriose.
Por fim, a ENDOMETRIOSE é uma doença cada vez mais relevante, pois sua freqüência vem aumentando nas últimas décadas. É caracterizada pela presença de endométrio fora do útero.
O ENDOMÉTRIO é o revestimento interno do útero e local onde ocorre a implantação do embrião. Quando não há gravidez, o endométrio descama-se, ocorrendo a menstruação.
O problema ocorre quando o endométrio se desenvolve em outros locais. Os órgãos onde mais encontramos estes implantes são os ovários, as tubas e o peritônio (revestimento interno do abdome), mas também podem atingir o intestino, o ureter e a bexiga.
Os dois sintomas principais da endometriose são e . A dor geralmente ocorre na menstruação e/ou na relação sexual.
Fatores masculino:
A função do sistema reprodutor masculino é produzir e transportar os es***matozóides. Alterações deste sistema podem reduzir a quantidade, a movimentação, a forma e a capacidade de fertilização dos es***matozóides.
As PRINCIPAIS CAUSAS que encontramos para explicar estes problemas são:
•Varicocele;
•Processos infecciosos;
•Exposição a toxinas;
•Fatores genéticos;
•Alterações hormonais;
•Obstrução dos ductos de transporte.
A VARICOCELE: é a presença de varizes nas veias do testículo.
Muitos homens têm algum grau de varicocele, mas quando este grau é importante (veias visíveis no exame clínico), resulta em aumento da temperatura e acúmulo de substâncias tóxicas nesta região, prejudicando a produção de es***matozóides.
Outros sintomas são a sensação de peso e dor na região.
As infecções levam a um processo inflamatório, que pode prejudicar a produção de es***matozóides e/ou aumentar o estresse oxidativo a qual estão submetidos. Diversas toxinas podem levar ao comprometimento temporário ou definitivo da produção de es***matozóides.
Por fim, a principal causa de obstrução dos ductos transportadores é a vasectomia, ou ligadura os ductos deferentes para anticoncepção.
DIAGNÓSTICO
Apesar de parecer complicada, a investigação do casal deve ser objetiva e direcionada às principais causas que levam a infertilidade.
Além disso, vale ressaltar: a investigação é sempre do casal, nunca apenas da mulher ou do homem.
Tratamos está e outras patologias, temos, o tratamento é eficiente e ef**az!
ESTAMOS LOCALIZADOS NA VILA ALICE RUA ANTÓNIO BRUTO AO LADO DA TERCEIRA ESQUADRA POLICIAL_PAU DA COBRA.
👉 CONTACTOS:
-930660608;
-952007552;
Naturopata: Noé António 👨🏽⚕️