OTIS Cuidar e Educar

OTIS Cuidar e Educar Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de OTIS Cuidar e Educar, Serviço de saúde mental, Luanda.

Para a Quinta feira podemos começar com a letra (A), para trabalhar a letra (A) com o seu filho, seu pequeno, dependendo...
23/02/2023

Para a Quinta feira podemos começar com a letra (A), para trabalhar a letra (A) com o seu filho, seu pequeno, dependendo do nivel de dificuldade que ele(a) apresenta podes repetir no minimo três vezes para ele(a) de forma descontraída, mostre o desenho so lado da letra e tenha cuidado para não o deixar aborrecido(a) de preferences escolha um momento em que ele esteja disposto(a) para se concentrar em ti e acima de tudo mostre que quer estar mais próximo dele(a). Pode repetir o processo Durante 3 Dias em poucos minutos para começar e ver como ele(a) reage.

Manual de alfabetização 1 - Acha que é importante mostrar desenhos al ensinar o seu filho?Porquê? Partilhe connosco e ob...
23/02/2023

Manual de alfabetização 1
- Acha que é importante mostrar desenhos al ensinar o seu filho?
Porquê? Partilhe connosco e obtenha mais dicas sobre alfabetização para Crianças especiais. E se o seu filho, sobrinho, filho de alguém próximo não diz nem Uma palavra? O que fazer?..

Crianças com autismoNão conseguem muito bem planejar, ou seja, existe um déficit na função cognitiva superior conhecida ...
23/02/2023

Crianças com autismo

Não conseguem muito bem planejar, ou seja, existe um déficit na função cognitiva superior conhecida como Função Executiva e por isso eles têm dificuldades em planejar. Lembrem que para ler nós precisamos ser capaz de seguir passos. Usar as letras certas que representam um som (ou mais de um) em uma ordem determinada com um ritmo correto.

Tem dificuldade de comunicação e junto a isso um déficit no desenvolvimento da linguagem - mesmo quando a fala está presente o uso adequado da linguagem para estabelecer um canal competente de comunicação é falho - e também tem um comportamento muitas vezes que privilegia a repetição e a rotina, os movimentos previsíveis (as mudanças não são o seu forte) e tudo isso afeta diretamente a aprendizagem acadêmica tão abstrata e muitas vezes incoerente.

O que uma criança típica aprende e desenvolve naturalmente, a criança com Autismo precisa ser orientada com persistência para fazer. Por isso é preciso pensar em desenvolver tudo o que está imaturo, portanto uma avaliação seria perfeita, mesmo sendo um profissional Quanto a alfabetização e que tenha tecnocas para lidar com a criança e comquistar a sua confiança. Já conhece um local/pessoa que pode lidar com Uma criança que tem essas caracteristicas, seja seu filho ou de alguém próximo?
- Partilhe o que faz para lidar com crianças especiais e ganhe mais dicas ainda.

23/02/2023

Falando de crianças com dificuldades em leitura ou nos aspectos que caracterizam Uma criança normal

É comum que as crianças com Autismo em graus diferentes, tenham comprometimentos em todas as competências que antecedem à aprendizagem da leitura e da escrita.

A pessoa com Autismo tem uma forma muito peculiar de ver o mundo, olham de forma diferente para objetos e pessoas, perdem com isso a absorção de mensagens que desenvolvem conceitos sociais e por isso tem dificuldade de interagir. Não sabem o que fazer, como ou porque devem se portar de tal maneira. Boas maneiras não signif**am nada, são códigos sem sentido que não são fortes o suficiente para segurar o sua ação impulsiva.

23/02/2023

Além de aprender sobre o mundo, há muitas outras competências que são desenvolvidas. Para ler a criança tem que ter ritmo, saber que uma palavra se compõe de letras transformadas em som e que um som vem antes do outro. Tem que saber sequenciar e dominar outros tantos conhecimentos, é o que chamamos de pré-requisitos da leitura. Para escrever é preciso desenvolvimento motor, tônus muscular adequado, coordenação e para ambos é necessário saber imitar e se apropriar de forma adequada daquilo que se imita, mas é preciso também ter consciência corporal, definir lateralidade, entre outros. E de a criança to er dificuldade em alguns dos aspectos acima? O que fazer?

23/02/2023

Bem cedo a criança já simboliza. Sim, palavras dão nome a coisas que estão lá na nossa cabeça, lá no mundo imaginário. Quando o bebê é capaz de pensar a imagem da mãe que está distante já começou a simbolizar, aquela imagem mental representa um ser que está distante, que está fora do seu campo de visão. Ao chorar, exigindo a presença física da mãe, começa a desenvolver linguagem.

Palavras representam objetos, isso é símbolo e antes de simbolizar foi preciso observar, direcionar o interesse, vivenciar, guardar na memória, agrupar categorias, depois selecionar pra expressar de forma adequada o que se pensa... De forma que uma criança angolana de seis anos sabe muito bem o que é um gelado e vai lidar bem com o que lhe diz respeito, mas não sabe nada sobre esqui talvez. A possibilidade dela se dar bem aprendendo sobre a grafia e a decodif**ação do conjunto de símbolos que expressam gelado é muito maior do que aprender a palavra ESQUI. E o que dizer de crianças com dificuldades até mesmo em pronunciar palavras? Conhece alguém, Amiga, amigo que tem o seu filho, irmão nesta situação?

23/02/2023

Falando sobre criança, é de conhecimento geral que até chegar ao ponto de ler a criança já incorporou um mundo de signif**ados, já tem nome pra tudo, seu repertório de palavras é incrível e ela tem respostas e conceitos que adquiriu e elaborou vivendo intensamente os primeiros anos de vida, olhando, mexendo, planejando seus movimentos e principalmente brincando.
- E quando esse processo acima não acontece? O que vai acontecer as outras fases que ela terá de passar? Pode ser ajudada? O que achas?

23/02/2023

a alfabetização está longe de ser um processo simples, este complicado processo requer muito mais que estratégias especif**as; todos sabemos que ele começa a acontecer lá dentro da cabecinha do aluno desde que ele é um bebê, é um conhecimento tão intrincado, envolve tantas coisas, mas acabamos simplif**ando e acreditando mesmo que é entre os seis e os oito anos que a criança aprende a ler. E se depois deste tempo ela tiver dificuldades? O que fazer?
- Nos acompanhe para saber mais.

17/01/2023

Quanto de atenção tem dado para o seu filho?

Quando a criança estabelece vínculo através do amor e afeto com aqueles a sua volta, aumenta sua capacidade de processar estímulos e aprender.

Estar vinculado signif**a estar atento, se dispor a entender o que a criança necessita e prover o cuidado adequado com carinho e atenção, e não de forma impessoal ou mecânica. Ao receber essa atenção qualif**ada, essa relação se desenvolve plenamente.

“Primeiramente família/cuidadores devem saber que essa atitude de atenção e afeto são muito importantes. Depois, devem aproveitar todos os momentos de contato com a criança para conversar, estimulá-la a participar do banho, da alimentação, do preparo para dormir e do brincar. No dia a dia a criança vai se apercebendo que é amada e seu processo de desenvolvimento integral f**a mais assegurado.”

- Tem conseguido ajudar o seu filho Quanto a isso? Como Acha que poderia melhorar? Quem cuida de seu filho? Ajuda demonstrando amor pelas ações?Partilhe connosco nos comentários.

17/01/2023

Cuidados na primeira infância garantem desenvolvimento integral da criança.

Os primeiros anos de vida da criança, chamados de primeira infância, correspondem ao período que vai desde a concepção do bebê e gestação, até os seis anos de idade. É nessa etapa da vida que se desenvolvem as habilidades emocionais, físicas e cognitivas, principalmente nos três primeiros anos de vida quando áreas fundamentais do cérebro são desenvolvidas.

Também é nesse período que a criança aprende com mais intensidade a fazer, a compreender, a se relacionar e, inclusive, a desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
- Tem conseguido ou permite que a suq criança se relacione conforme mencionamos acima? Partilhe connosco nos comentários.

05/01/2023

- Alguns sinais para f**ar em alerta para saber se o seu filho é uma criança especial🌻

1.O bebê não troca ou fixa o olhar ao ser amamentado;

2.Não reage aos sons;

3.Não sorri;

4.Até os 4 meses de idade, não reage com sorrisos ou movimentos corporais ao manhês;

5.Não balbucia ou emite sons;

6.Até os 6 meses de idade, o bebê chora initerruptamente ou não chora nem tenta se comunicar de alguma maneira;

7.Interessa-se mais por objetos que pela face humana;

8.Dificuldades na aceitação da alimentação variada;

9.Alterações de sono;

10.Por volta dos 8 meses de idade, não estranha e vai no colo de qualquer um;

11.Não responde ao ser chamado;

12.Apresenta movimento repetitivos de tronco, mãos ou cabeça;

12.Irritabilidade excessiva, sem causa aparente

13.Aos 2 anos, não forma pequenas frases;

14.Apenas repete frases ouvidas anteriormente;

15.Não se interessa por outras crianças;

16.Sensibilidade a ruídos ou toques ;

17.Agressividade;

18.Resistencia a mudanças de rotina;

19.Exposição excessiva a perigos.

- Encontrou algum sinal que observa ou semelhante no seu filho ou em alguém próximo de si? Partilhe connosco.

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando OTIS Cuidar e Educar publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar