21/06/2023
Gases intestinais, como se formam::
Alguns sintomas comuns como gases, dor abdominal, diarreia, intestino desregulado, cólica intestinal, prisão de ventre e constipação são associados ao mal funcionamento do intestino e sistema digestivo. Normalmente, desconforto, sensação de inchaço e dor abdominal podem ser sintomas causados pelo excesso de gases intestinais que, apesar de não oferecem risco à saúde, na maioria das vezes, impactam negativamente na qualidade de vida de uma pessoa. Continue a leitura e saiba quando os gases podem ser preocupantes, por que eles se formam e o que é possível fazer para evitá-los.
Por que e como os gases intestinais se formam?
Os gases intestinais, na maioria das vezes, são formados devido a um processo do corpo chamado fermentação, que acontece durante a digestão dos alimentos. Outro meio com que os gases chegam ao intestino grosso é a ingestão de ar, que acontece naturalmente durante o dia enquanto falamos, nos alimentamos, ingerimos bebidas gasosas e – em alguns casos, ao fumar, mascar chicletes.
Parte do ar que não sai naturalmente da boca logo após entrar se acumula no estômago e pode ser eliminado por meio da eructação (popularmente chamada de arroto). Outra parte segue até o intestino delgado, onde são parcialmente absorvidos. Já o restante é direcionado ao intestino grosso, sendo eliminado em forma de flatos ou acumulado na região, podendo causar desconforto, dor e cólica abdominal.
O que pode provocar o excesso de gases intestinais?
A formação de gases intestinais é um processo fisiológico natural do organismo. No entanto, quando a pessoa passa a expelir mais de 25 gases ao dia, pode-se considerar um excesso. Alguns fatores contribuem para essa situação:
Alimentação – existem alguns alimentos que naturalmente são mais difíceis de serem digeridos pelo organismo ou podem provocar uma certa intolerância, como é o caso da lactose para algumas pessoas. Para que a digestão ocorra, é necessária a presença de mais bactérias, causa